21/12/2018 às 09h58min - Atualizada em 21/12/2018 às 09h58min

Deixe de lado os sonhos vazios

DENISE AFONSO E ÉRIKA MESQUITA
É chegada a hora da penúltima coluna Fatias de Afeto do ano de 2018. Mais uma vez um ano novo se aproxima e com ele uma combinação de sentimentos nos envolvem, nos últimos dias de um período de muitas lutas e dificuldades, e a expectativa de um recomeço com novas possibilidades e propósitos. Para muitos o encerramento de um ano é como se fosse uma mágica que ocorre periodicamente, quando fazemos promessas e traçamos uma retrospectiva da vida, ou melhor do ano que passamos. Essa hora chega como um convidado à porta ou um cliente inesperado, e nos faz pensar o futuro que queremos e desejamos, pesar pontos negativos e positivos, reconhecer que as coisas boas que aconteceram foram frutos de muito trabalho e dedicação e que as coisas ruins, que nesse ano não foram poucas, foram do ciclo normal da vida ou mesmo, do atropelo que acontece quando tentamos abraçar o mundo.

Diante de todas essas expectativas que criamos, sinto que precisamos deixar de sermos reféns de nossos sonhos vazios, e através de atitude e coragem criarmos possiblidades para que as pessoas possam praticar o “bem” sempre, promover o respeito como moeda vital e relevante nas relações humanas, a fim de que princípios morais sejam nossas práticas rotineiras para um bem coletivo e não apenas individual.

Dedico esse ano à Dona Otília, minha avó, uma mulher forte, iluminada e especial que nos ensinou coisas sábias da vida através de seu exemplo, dedicação e caráter. E hoje, com lágrimas nos olhos, me lembro que neste natal não a teremos em nossa mesa de corpo presente, mas será com sua presença espiritual que colocarei os melhores desejos para o encerramento e o início de um novo ciclo.

BOLO DE CHOCOLATE
Ingredientes
  • 500 g de chocolate meio amargo picado (55% a 60% cacau)
  • 200 g de manteiga em temperatura ambiente
  • 6 ovos
  • Manteiga para untar a fôrma e papel manteiga
  • Cacau em pó a gosto para polvilhar
  • Morangos para servir 

MODO DE PREPARO
  • Pré-aqueça o forno a 200 ºC (temperatura média).
  • Unte com manteiga uma fôrma quadrada de 20 cm. Corte dois retângulos de papel manteiga com cerca de 30 cm x 20 cm. Cubra o fundo e laterais da fôrma, dispondo um pedaço de papel manteiga sobre o outro em cruz. Unte novamente com manteiga sobre o papel – assim fica mais fácil de desenformar.
  • Leve uma panela pequena com um pouco de água ao fogo médio – ela será a base para o banho-maria.
  • Coloque o chocolate numa tigela de vidro refratário (ou inox) e encaixe sobre a panela com água fervente. A tigela não deve encostar no fundo da panela, o vapor é suficiente para derreter o chocolate. Junte a manteiga em pedaços e deixe derreter, mexendo de vez em quando com uma espátula. Retire do banho-maria e deixe amornar.
  • Numa tigela pequena quebre um ovo de cada vez e transfira para uma tigela de vidro (ou inox) – assim, se um estiver estragado você não perde a receita.
  • Encaixe a tigela com os ovos  sobre a panela do banho-maria e mexa com o batedor de arame até que formem uma espuma, mas sem cozinhar. Os ovos aquecidos aumentam mais de volume quando são batidos.
  • Transfira os ovos para a tigela da batedeira e comece a bater em velocidade baixa. Vá aumentando gradualmente. Deixe bater em velocidade alta até que tripliquem de volume, formando uma espuma densa, marcada pelo batedor.
  • Junte ⅓ dos ovos batidos ao chocolate derretido e mexa bem com a espátula para incorporar. Acrescente o restante, misturando delicadamente, de baixo para cima. Transfira a massa do bolo para a fôrma.
  • Coloque a fôrma do bolo numa assadeira e preencha o fundo com água fervente. Leve ao forno para assar em banho-maria por cerca de 20 minutos – a superfície do bolo deve estar opaca e firme, mas o interior ainda mole.
  • Deixar esfriar em temperatura ambiente antes de levar para a geladeira para firmar por pelo menos 2 horas – como esse bolo é muito cremoso, esse tempo na geladeira é essencial para você conseguir cortar e servir. Se preferir, prepare o bolo no dia anterior.
  • Retire o bolo da geladeira e desenforme ainda gelado: passe uma espátula na lateral, entre o papel manteiga e a fôrma. Usando o papel como suporte, transfira o bolo para um prato. Para a consistência ideal, o bolo deve ficar em temperatura ambiente ao menos 15 minutos antes de ser servido. (Mas atenção: esse tempo pode variar se estiver mais ou menos calor em sua cozinha.)
  • Polvilhe o bolo com cacau em pó e sirva os pedaços com morangos ou a fruta de sua preferência.
VERSÃO REDONDA

Se preferir asse o bolo numa fôrma redonda de fundo removível com 22 cm de diâmetro.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »