Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
23/09/2018 às 05h00min - Atualizada em 23/09/2018 às 05h00min

A vida é melhor com chás

DENISE AFONSO E ÉRIKA MESQUITA
Depois da água, o chá é a bebida mais consumida no mundo! Ele é fonte de inúmeras curiosidades que vale a pena conhecer. Os países considerados os maiores consumidores de chá do mundo são a Índia, China, Reino Unido, Irlanda e EUA. No Brasil, apesar do consumo crescer a cada dia, nosso país ainda está longe de estar entre os maiores consumidores.

Os chás possuem vários benefícios e vastos poderes medicinais. Se não consegue dormir? Faça um chá. Preocupado? Ponha a água no fogo. Quer perder peso? Escolha o verde. Aliás, o chá verde, com todos os seus antioxidantes, pode ser usado como tonificante de pele. Depois de esfriá-lo, espalhe na pele e você sentirá a diferença. Sabia que o termo “colher de chá” ou “Teaspoon” tem tudo a ver? O tamanho da colher era perfeito para medir o chá solto. Os melhores chás são os de folhas ou cascas soltas, orgânicas e naturais. No mercado você encontra saquinhos de chá baratos que podem ser apenas pó de chá. Fique de olho!

A temperatura, o tempo de infusão, e a qualidade da água também fazem diferença no resultado. Procure sempre se informar com um especialista das particularidades de cada um. Evite recipientes de ferro ou alumínio. Opte por vidro, porcelana, barro ou esmaltados. Consuma seu chá em 24 horas. Após esse tempo ele começa a fermentar ainda na geladeira Uma dica importante: o chá que passou seu prazo de validade pode ser utilizado para fertilizar as plantas. E você já parou para pensar que o prazer em tomá-lo se torna maior ainda, quando você mesmo cultiva as ervas ou sementes em casa. Faça essa experiência ! Cultive suas próprias ervas!

Dizem que quem bebe chá é mais criativo, aprecia um ritmo mais lento, adora dias de chuva, gosta de ler, meditar. E você? Aprecia um chá?! Aqui optamos em oferecer uma receita de chá de Hibisco que é um dos nossos queridinhos. Ele é digestivo, diurético, ajuda na queima de gorduras e controla o colesterol. Esse chá é preparado com o cálice do botão seco da flor “Hibiscus Sabdariffa”. Ele tem um gosto intenso e por isso sugerimos adicionar alguns ingredientes no preparo, para deixar o sabor ainda mais agradável. Você pode misturar morango com hortelã, canela, gengibre, limão. Esta receita vai Hibisco com gengibre e limão.

Ingredientes:
1 colher de hibisco / 1 pedaço de gengibre / ½ limão
Modo de preparo:
Ferva o gengibre ralado durante 6 minutos em 250ml de água. Após esse tempo desligue o fogo e acrescente a flor de hibisco. Deixe tampado durante 5 minutos em infusão e coe. Na hora de tomar, acrescente o suco do limão.

 
A energia da Castanha brasileira
A castanha-do-pará é saborosa, combina com receitas doces e salgadas e faz bem à saúde quando consumida de forma correta. Uma de suas propriedades mais importantes é o selênio. É um mineral antioxidante e muito estudado no combate aos radicais livres. Pesquisas com a castanha têm sido feitas em pacientes em hemodiálise, com obesidade, mal de Alzheimer e outras doenças afetadas pela ação dos radicais livres. Além disso, é muito nutritivo, com boas quantidades de carboidratos e proteínas, rico em gordura insaturada, conhecida como gordura boa, pois previne doenças cardiovasculares, diminui o colesterol ruim (LDL) e aumenta o colesterol bom (HDL). Porém, mesmo com gorduras saudáveis, é preciso ficar atento à quantidade diária de castanha ingerida. O ideal é não passar das duas unidades.

Bolo de castanha com frutas sem açúcar
Ingredientes

3 ovos
5 bananas nanicas bem maduras
2 xícaras de aveia
1 xícara de damasco picado
1/2 xícara de castanha-do-pará picada
1/2 xícara de uva-passa
1/2 xícara de ameixa preta picada
1 colher (sopa) de fermento em pó
Modo de preparo:
No liquidificador, coloque os ovos, as bananas e bata ligeiramente. Depois, junte em um recipiente o damasco, as nozes, as uvas-passas e as ameixas. Em seguida, adicione o creme de ovos com banana, misture bem e acrescente a aveia e o fermento. Unte uma forma de 30 centímetros, redonda com um furo no meio. Coloque a massa na forma e asse em forno pré-aquecido por aproximadamente 30 minutos. Faça o teste do palito para saber quando está pronto.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90