Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
18/11/2018 às 07h50min - Atualizada em 18/11/2018 às 07h50min

Naturais, rústicas, versáteis e originais

ÉRIKA MESQUITA E DENISE AFONSO
Foto: João Paulo Garcia de Melo
Flores e folhas secas deixaram de ser tendência para se tornarem uma prática cada vez mais comum. Além de durarem muito mais, elas possuem um custo benefício interessante e surgem como uma opção mais sustentável. A ordem é reaproveitar espécies, agora secas, ter uma atitude ecologicamente mais correta e imprimir uma prova de personalidade.

Essa atitude tem tudo haver com o conceito Wabi-Sabi, uma filosofia do zen-budismo que ensina a ver a beleza nas coisas imperfeitas e incompletas. Para quem adora um toque víntage elas formam detalhes que transformam por completo o ambiente, deixando cheio de originalidade e transmitindo uma sensação de acolhimento.

Para os amantes das flores frescas uma boa dica é mesclar os dois tipos (secas e frescas) e compor uma decoração bem autêntica, harmônica, cheia de combinações exuberantes. É uma ideia ecologicamente correta que dá um toque pessoal e rústico sem perder a sensação de aconchego. Decorar ambientes com natureza morta também tem seu charme.

Uma maneira diferente de trazer plantas para o décor é investir em quadros com folhas secas emolduradas e pôsteres botânicos. Os herbários estão em alta, que nada mais é que uma de espécies que podem ser expostas de muitas maneiras. Desde um arranjo de mesa até um quadro, essa tendência é charmosa e terrena.

Algumas flores são mais fáceis de secar do que outras. As tonalidades também podem mudar. São paletas de cores mais terrosas, verdes mais fechados e vermelho amarronzado. A flor também pode ser tingida, criando tons mais vivos. Nesse caso estamos falando da técnica de “flores preservadas”.

Faça você mesmo
As formas mais usadas de secar são ao ar e prensada (em livros). Aqui vai um manual de desidratação da flor pelo ar.
 1. Retire a folhagem do caule
 2. Pendure as pétalas de cabeça para baixo em um espaço seco com sombra e boa circulação do ar
3. Após 2 ou 3 semanas, verifique se já secaram. É muito importante que a folhagem, o caule e as pétalas estejam completamente sem água. Assim não haverá risco de desenvolver fungos e mofos
4. Passe laquê de cabelo nas pétalas para garantir durabilidade.

Bom, que tal colocar flores secas no seu dia-a-dia? Nós adoramos! Cores e flores ainda são as melhores formas de trazer vida e um pouco de diversão para a decoração da sua casa.

Receita
Criamos uma  saladinha repleta  de bons nutrientes  para você se inspirar e servir em uma mesa linda decorada com flores secas.

SALADA DE GRÃOS COM FRANGO
Serve até 8 pessoas
Ingredientes:
•       4 filés de peito de frango bem limpos para cozinhar e desfiar
•       2 maçãs pequenas sem casca e sem sementes, picadas. As maçãs verdes ficam mais saborosas.
•       2 talos de alho poró fatiados* (apenas a parte branca e a verde clarinha)
•       cebola pequena picada
•       2 dentes de alho amassados
•       1 punhado de uvas passas pretas
•       1/2 xícara (chá) de vinho branco seco
•       1/2 xícara (chá) de couscous já hidratado em caldo ou água
•       1 xícara (chá) de lentilhas cozidas em água e sal e escorridas
•       1/4 de xícara (chá) de quinua cozida al dente em água e sal e escorrida (pode ser a negra, a vermelha, a branca ou a tricolor)
•       1 cenoura grande ralada
•       pimenta e sal a gosto
•       Ervas picadas a gosto
•       1/2 limão espremido*
•       Azeite de boa qualidade
•       Castanhas diversas: amêndoas, caju, e sementes: girassol, gergelim, abóbora

Modo de Preparo: Tempere os filés de frango com sal e pimenta. Coloque o azeite numa panela e frite com cebola até dourarem. Tampe a panela e deixe cozinhar, colocando água se necessário até conseguir desfiar. Deixe esfriar.

Junte as maçãs picadas  e deixe dourar junto com o frango (nesse caso usamos alho poró). Num bowl misture o couscous já hidratado, a quinua cozida, a lentilha já cozida e escorrida, a cenoura ralada, e o frango desfiado e todos os outros ingredientes. Misture tudo delicadamente e regue com azeite a gosto, limão espremido, ervas picadas, pimenta e ajuste o sal se achar necessário. Toste as sementes e castanhas na frigideira para garantir que fiquem crocantes e deixe elas para acrescentar por último.

Algumas dicas de substituições e preparo:
1) Quem não curte maçã pode substituir por damascos, abacaxi ou figos picados
2) A dica para os vegetarianos é substituir o frango por cogumelos
3) Para deixar tudo ainda mais saboroso você pode hidratar o couscous em um bom caldo de legumes ou frango (caseiro de preferência que é sempre mais gostoso)
4) Cozinhe a quinua sempre na proporção de 1 para 2, ou seja, 1 medida de quinua para 2 de água. Junte uma pitada de sal e cozinhe até que esteja al dente.

Misture sempre vários  grãos que estiverem disponíveis na sua dispensa.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90