Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
24/07/2023 às 16h12min - Atualizada em 24/07/2023 às 16h12min

Índice de crimes violentos apresenta queda de 30% em Uberlândia e região

Triângulo Mineiro teve 778 registros do tipo entre janeiro e junho de 2023

IGOR MARTINS I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Dados foram apresentados pela Polícia Militar nesta segunda-feira (24) I Foto: Igor Martins/Diário de Uberlândia

A Polícia Militar (PM) divulgou, nesta segunda-feira (24), o balanço de ocorrências registradas pela corporação durante o primeiro semestre de 2023. Os dados apresentados apontam uma diminuição da criminalidade no Triângulo Mineiro de uma forma geral, incluindo o recuo de aproximadamente 30% no índice de crimes violentos na área de abrangência da 9ª Região de Polícia Militar (RPM), que engloba Uberlândia e outros 18 municípios. 

De acordo com o balanço divulgado, a região teve 778 registros de crimes violentos entre janeiro e junho deste ano, contra pouco mais de 1,1 mil no mesmo período do ano passado. Tais ocorrências incluem infrações como homicídios, roubos, estupros, estupros de vulnerável, extorsão, extorsão mediante sequestro e sequestro e cárcere privado. A projeção feita pela corporação é de queda em comparação a todo o ano de 2022, quando o Triângulo Mineiro teve 2.160 notificações do tipo. Levando em consideração o aumento populacional, o coronel Fernando Marcos dos Reis, responsável pelo comando da 9ª RPM, acredita em um cenário positivo, mas também de desafio.

A série histórica da PM mostra diminuições consecutivas na taxa de crimes violentos com o passar dos anos, mesmo com o crescimento de pessoas vivendo na região. Em 2017, por exemplo, foram 7.736 ocorrências policiais desse tipo registradas, contra 5.792 em 2018 e 4.260 em 2019. Desde 2020, as cidades atendidas pela 9ª RPM não registram mais do que 2,5 mil casos do tipo. Em 2021 foram 2.026 e em 2022, 2.160. Caso repita o padrão do primeiro semestre, Uberlândia e região chegariam ao fim de 2023 com 1.556 crimes violentos registrados, o que significaria uma redução de praticamente 28% em relação a todo o ano passado.

Um dos principais crimes é o de homicídio. Dentre os consumados, Uberlândia e região registraram 35 no primeiro semestre de 2023, 5,41% a menos do que os seis primeiros meses de 2022, quando foram computados 37. A projeção também é de queda com relação a todo o ano passado, quando a cidade teve 76 ocorrências do tipo, entre janeiro e dezembro. O número de mortes violentas tem caído consecutivamente desde 2017, ano em que o Triângulo Mineiro teve 185 homicídios consumados. Desde então, os números apresentados foram de 123 (em 2018), 106 (em 2019), 81 (em 2020), 71 (em 2021) e 76 (em 2022). Se o padrão se mantiver, a 9ª RPM terá registrado 70 ocorrências do tipo até o fim de dezembro.

Segundo um levantamento realizado pela Polícia Militar, a taxa de homicídios por cada 100 mil habitantes registrada no ano de 2022, em Uberlândia, é menor do que a registrada na 9ª RPM, em Minas Gerais. O índice também cinco vezes menor do que o computado em todo o Brasil. Confira abaixo:

TAXA DE HOMICÍDIOS EM 2022 (POR 100 MIL HABITANTES)
• Uberlândia: 4,25
• 9ª RPM: 6,89
• Minas Gerais: 12,6
• Brasil: 23,4

REINCIDÊNCIA DE FURTOS
Um dos tipos de crime que mais preocupam as autoridades de segurança é o furto. A projeção feita pela corporação para 2023 é de queda em relação a 2022, mas o número segue alto. Só no primeiro semestre deste ano, foram registradas 8.658 ocorrências desse tipo nas cidades da região, sendo que a reincidência é bastante comum nessa circunstância. Segundo o coronel Fernando Marcos dos Reis, a falta de penalização das leis brasileiras mantém a maioria dos autores longe das prisões, o que faz com que muitos deles voltem a cometer o crime posteriormente.

 

"Nós temos uma legislação que é branda em relação à responsabilização desses autores. Uma parte dessas pessoas estão cometendo o crime pela sétima, oitava vez. Já foram abordadas pela Polícia Militar e continuam em liberdade. Nós vamos iniciar a construção de um plano conjunto de enfrentamento. A gente quer fortalecer as estratégias que já estão dando certo e funcionando bem. Pensamos em buscar o meio acadêmico para estar conosco neste trabalho, para diagnosticar e estudar de forma científica e voltar para a gente em forma de estratégias. Vamos buscar apoio das autoridades e da Prefeitura, que tem sido uma grande parceira. [Estamos fazendo] um aumento de instalação de câmeras no município e pretendemos ampliar o número de câmeras naqueles locais onde existe uma concentração de furtos. O foco está nas residências", disse.


ESTUPRO
No primeiro semestre, a Polícia Militar registrou 23 estupros em Uberlândia e região. Também desde 2017, a projeção no Triângulo Mineiro para este tipo de crime é de queda, uma vez que, ano após ano, os índices têm apresentado recuo. Em 2017, foram 101 ocorrências do tipo contra 96 em 2018. Em 2019, foram computadas 55 registros de estupro, 51 em 2020, 48 em 2021 e 46 em 2022. A tendência é que o número se aproxime dos últimos anos no fim de dezembro, quando a 9ª RPM fecha o balanço do ano todo.

Um número que chama a atenção das autoridades de segurança é o de estupro de vulnerável. Entre janeiro e junho deste ano, foram registrados 19 casos do tipo, contra 30 em todo o ano de 2022. Na visão do coronel Fernando, a incidência deve ser ainda maior, já que é um dos crimes com o maior número de subnotificação. Para isso, a corporação afirmou que tem capacitado os militares para atuar nestes tipos de ocorrência e aumentar a atuação policial através da prevenção.

 

"É um assunto extremamente complexo. É preciso que a gente adote uma série de medidas. Esse crime tem algumas peculiaridades que dificultam o trabalho da Polícia Militar, porque acontece dentro de casa, dentro das relações familiares. Temos buscado parcerias com segmentos da sociedade para falar sobre esse problema, que precisa ser denunciado. Nossos militares têm que ter um olhar diferenciado, uma sensibilidade diferenciada para isso. Temos percebido essa dificuldade da Polícia Militar de atuar preventivamente em relação aos estupros de vulnerável. Existe uma subnotificação muito grande, muitos falam que ela é até acima de 80%. Isso significa que só 10% dos casos chegam ao conhecimento das autoridades. A gente precisa que as pessoas denunciem e procurem as autoridades", detalhou.


Além de Uberlândia, fazem parte da 9ª Região de Polícia Militar (RPM) as cidades de: Araguari, Indianópolis, Tupaciguara, Araporã, Ituiutaba, Santa Vitória, Monte Alegre de Minas, Prata, Capinópolis, Gurinhatã, Ipiaçu, Canápolis, Centralina, Cachoeira Dourada, Estrela do Sul, Cascalho Rico e Grupiara, além dos distritos de Patrimônio do Rio do Peixe, Amanhece, Chaveslândia, Perdilândia, Martinésia, Cruzeiro dos Peixotos e Tapuirama.

INTEGRAÇÃO
O delegado-chefe da Polícia Civil (PC), Marcos Tadeu de Brito Brandão explicou que o número de ocorrências registradas pela Polícia Militar tem contribuição das operações desencadeadas na integração das forças de segurança nas cidades, como o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), o Ministério Público Estadual (MPE) e a Prefeitura Municipal, através do Procon.

Uma delas é a "Operação Disque Bebida", desencadeada após um
tiroteio registrado em uma festa clandestina, que vitimou duas pessoas e deixou outras sete feridas, no início do ano. Desde então, os estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas têm sido fiscalizados pela Polícia Militar. No primeiro semestre, foram 34 operações realizadas, com 65 locais fiscalizados, sendo que 22 deles foram autuados por irregularidades. A ação já prendeu sete pessoas e apreendeu bebidas com validade vencida, bebidas artesanais sem procedência, além de cigarros e várias drogas.

Em maio, a 9ª RPM lançou uma força-tarefa composta pela Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Prefeitura de Uberlândia para
combater o furto de fios na região. Conforme divulgado, a "Operação Fio Seguro" vistoriou, no primeiro semestre, 31 estabelecimentos, sendo que quatro foram notificados. Doze autos de infração foram lavrados e 3 mil quilos de cabos e fios foram apreendidos.

Além disso, ocorreram sete operações do Gaeco, incluindo a
"Operação Lavanderia dos Sonhos", contra o jogo do bicho e lavagem de dinheiro, "Operação Celular Zero", com o foco em uma organização criminosa envolvida com tráfico de drogas, corrupção, lavagem de capitais e ingresso de aparelhos celulares nos presídios de Uberlândia e a "Operação Ouro Branco", com foco em corrupção e lavagem de dinheiro. A mais recente foi a "Operação Erínias", que prendeu integrantes de um esquema que planejava um atentado contra autoridades policiais e do Ministério Público Estadual.

 

"Aqui nós estamos conseguindo controlar e em diversos casos reduzir. Hoje a curva é descendente, ou seja, os índices criminais graças a uma ação conjunta dos órgãos de segurança pública estão unidos num único destino. O combate sistêmico que temos feito às diversas organizações criminosas e associações têm propiciado a manutenção desses índices de criminalidade lá embaixo. As operações trazem resultados positivos não só aqui para o Triângulo Mineiro mas também para outras unidades da federação. As operações continuam", disse o delegado.


BALANÇO OPERACIONAL - 1° SEMESTRE DE 2023
• Ocorrências policiais: 50.912
• Operações policiais realizadas: 29.533

• Armas de fogo apreendidas: 312
• Munições de uso permitido apreendidas: 4.407
• Munições de uso restrito apreendidas: 2.456
• Prisões de infratores: 6.996
• Prisões de infratores por mandado judicial: 1.476
• Prisões de autores de roubo: 216
• Egressos do sistema prisional fiscalizados: 5.754
• Ocorrências de tráfico de drogas: 1.119
• Blitz de trânsito realizadas: 4.645
• Acidentes de trânsito: 6.167
• Veículos recuperados: 599
• REDs de perturbação de sossego: 587
• Autores de furto presos/apreendidos: 689
• Reuniões comunitárias realizadas: 1.768



Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram


VEJA TAMBÉM:

Homem tenta fugir da PM, provoca acidentes e termina preso em Uberlândia

 

 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90