Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
28/04/2023 às 07h50min - Atualizada em 28/04/2023 às 07h50min

Gaeco deflagra operação para coibir entrada de celulares em presídios de Uberlândia

"Operação Celular Zero" investiga organização criminosa envolvida em corrupção, lavagem de capitais e facilitação de acesso a aparelhos em prisões

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA

O Grupo de Atuação Especial ao Crime Organizado (Gaeco) cumpre, na manhã desta sexta-feira (28), 11 mandados de busca e apreensão e procedimentos de fiscalização em celas de três unidades prisionais em Uberlândia e Uberaba. A ação faz parte da "Operação Celular Zero", deflagrada em conjunto com o Ministério Público Estadual (MPE).

A operação tem como objetivo a apuração e repressão qualificada contra uma organização criminosa envolvida com tráfico de drogas, corrupção, lavagem de capitais e o ingresso de aparelhos celulares dentro de unidades prisionais na cidade de Uberlândia. Ao todo, 75 agentes de segurança pública participam da ação policial, incluindo agentes da Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC) e Polícia Penal de Minas Gerais. As ações envolvem a atuação de quatro Promotores de Justiça, cinco delegados de Polícia Civil, 15 policiais civis, 40 policiais militares e dois policiais penais, bem como servidores do Ministério Público.

A investigação concluiu pela existência de uma associação de pessoas devidamente organizadas e hierarquicamente estruturadas voltada a práticas criminosas na cidade de Uberlândia e região, envolvendo, inclusive, presos, servidores públicos e pessoas em liberdade, restando, portanto, patente o cometimento de pelo menos as seguintes infrações penais: integrar organização criminosa, corrupção ativa e passiva, tráfico e associação para o tráfico ilícito de entorpecentes, bem como favorecimento real, introdução de aparelho celular e lavagem de capitais.

Dentre os investigados envolvidos se encontram servidores públicos vinculados ao sistema prisional, bem como presos integrantes da maior organização criminosa do país, a qual conta com ramificações internacionais.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram


VEJA TAMBÉM:

Três pessoas são presas após furto de 10 pacotes de picanha, em Araguari

 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90