Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
11/03/2018 às 05h12min - Atualizada em 11/03/2018 às 05h12min

Simplesmente hortelã

Benéfica à saúde, a erva é usada tanto na cozinha quanto em cosméticos e medicamentos

LETÍCIA NAÍSA | FOLHAPRESS

A hortelã tem cor, sabor e aroma marcantes e está bastante presente no cotidiano das pessoas, seja no preparo de pratos em casa, em doces comercializados ou na composição de medicamentos, cosméticos e produtos de higiene. As folhas da erva são ricas em vitamina A, que tem função antioxidante no corpo, em vitamina B, que ajuda no metabolismo, e também na C, que fortalece o sistema imunológico. A hortelã também tem ferro, cálcio e potássio. "Ela é utilizada para tratamento de incontáveis problemas de saúde e, por isso, faz parte da fórmula de muitos remédios. É encontrada, principalmente, em medicamentos expectorantes, porque minimiza os sintomas de gripes e resfriados", explica a nutricionista Camila Cardinelli.

A melhor maneira de consumir esse ingrediente, segundo a profissional, é na forma de folhas ou de extratos secos, além das cápsulas. Segundo o nutrólogo Mauro Albuquerque, a hortelã auxilia na digestão, no tratamento de cólicas e nas dores de estômago. Ela alivia o estresse, tem função diurética e possui propriedades que ajudam a combater vírus e bactérias. "É uma erva antioxidante que também reforça a conservação do colágeno da pele e do cabelo", afirma.

Segundo o especialista, a hortelã ainda suaviza hematomas e inflamações e fortalece o tecido muscular. Mas, apesar de seus inúmeros benefícios, é importante maneirar em seu consumo. "Em excesso, ela pode causar azia, dificuldade para digerir alimentos e congestão nasal", afirma Albuquerque. "Crianças com menos de cinco anos também não devem ingerir a planta, porque ela pode causar reações alérgicas graves", alerta a nutricionista Camila. Confira duas receitas com a hortelã, que confere refrescância a pratos.

BOLO DE HORTELÃ

Ingredientes

1 xíc. (chá) de hortelã ligeiramente picada
167 ml de leite
2 xíc. (chá) de açúcar cristal
4 col. (sopa) de óleo de soja
2 maçãs com a casca
3 ovos
Suco de um limão
4 xíc. (chá) de farinha de trigo
2 col. (sopa) de hortelã, para finalizar
1 col. (sopa) de fermento em pó
 
Modo de preparo

Ferva o leite com a xícara de hortelã. Desligue o fogo, deixe a receita apurar por cinco minutos, coe-a e a reserve. Bata no liquidificador esse leite com o açúcar, o óleo, as maçãs, o suco de limão e os ovos, por três minutos. Acrescente as duas colheres de folhas de hortelã e bata novamente, mas sem triturá-las muito. Despeje essa massa em uma tigela, junte a farinha de trigo e o fermento e misture. Asse em fôrma untada e em forno médio por 30 minutos.
 
TABULE DE QUINOA

Ingredientes

1 maço de hortelã
1 xíc. (chá) de mix de quinoa preta, vermelha e branca
1 tomate picado
1 cebola pequena
1 xíc. (chá) de salsinha picada
Suco de três limões
⅓ xíc. (chá) de azeite
Sal marinho a gosto
Pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo
 
Corte a hortelã e a cebola em pequenos pedaços. Cozinhe a quinoa na água e sal por 18 minutos em fogo baixo. Em uma tigela, misture o restante dos ingredientes. Adicione a quinoa. Mexa bem e sirva.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90