Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
11/02/2018 às 05h23min - Atualizada em 11/02/2018 às 05h23min

Tempero que marca e ajuda a manter pratos saudáveis

Manjericão é versátil e possui potássio, fibras, ferro e antioxidantes

LETÍCIA NAÍSA | FOLHAPRESS

Famoso por integrar receitas de molho pesto, o manjericão é versátil e muito utilizado na cozinha para dar frescor aos pratos. Ele também marca presença na tradicional pizza marguerita e em alguns drinques. Além de saboroso, possui nutrientes que fazem bem ao organismo.

"Quando utilizado como tempero, o manjericão pode estimular o aparelho digestivo a combater gases, cólicas e gastrites", afirma a nutricionista Jane Carvalho. Outras vantagens: ele é fonte de cálcio, de vitamina A, que faz bem para a pele e para o cabelo, e de vitamina C, que fortalece o sistema imunológico.

Bastante rico em óleos essenciais e antioxidantes, que impedem o envelhecimento precoce, o manjericão possui, ainda, potássio, fibras e ferro.

Além de compor receitas salgadas e saladas, esse ingrediente também é usado em chás, para fins medicinais. Thiago Giaconi, nutrólogo e médico do esporte, aconselha o consumo em forma de chá e a mastigação das folhas. "Muita gente utiliza há décadas o manjericão como tratamento alternativo para a ansiedade e para o combate a algumas doenças físicas", afirma.

O consumo em pequenas quantidades, diz Giaconi, ajuda a frear a produção excessiva de cortisol, que é o hormônio do estresse, e a aumentar a liberação de endorfina, substância que causa sensação de bem-estar.

Segundo os especialistas, o manjericão também ajuda a potencializar a saúde respiratória, devido às suas características antibacterianas e anti-inflamatórias, que melhoram as vias aéreas. Os rins, ainda, ficam mais protegidos graças à ação antioxidante das folhas, reduzindo o risco de cálculos renais.

Confira duas receitas saborosas com esse tempero!

RECEITAS 

Parmegiana de manjericão

Ingredientes
- Filé
500 g de filé de carne cortado em tiras (é recomendado o miolo de alcatra)
2 ovos batidos
1 xíc. (chá) de farinha de trigo
2 xíc. (chá) de farinha de rosca
1 maço de manjericão
2 col. (sopa) de azeite
Sal e pimenta a gosto
- Molho
1 lata de tomate pelado picado
1 cebola pequena picada
Sal e pimenta a gosto
- Montagem
Salsa picada (o quanto bastar)
200 g de mozzarella fatiada
 
Modo de preparo
Filé: Reserve um ramo do maço de manjericão para decorar o prato. No liquidificador, bata o azeite e as demais folhas de manjericão, sem os talos, até virar um creme. Tempere as tiras de filé com o creme, o sal e a pimenta. Coloque as tiras temperadas direto na farinha de trigo, passe-as nos ovos e finalize empanando na farinha de rosca-assim, ficará mais sequinho e crocante. Frite em óleo bem quente (200 ºC).
Molho: Refogue a cebola e o tomate com sal e pimenta por cinco minutos.
Montagem: Em uma travessa funda, jogue o molho por cima das tiras fritas, cubra com a mozzarella. Leve a receita ao forno micro-ondas por um minuto e meio, para derreter o queijo. Acrescente salsa picada e sirva como petisco.
 
 
Canapés de manjericão com maçã

Ingredientes
- Pasta
½xíc. (chá) de margarina light
200 g de ricota
25 g de manjericão
5 nozes descascadas
1 dente de alho
½xíc. (chá) de queijo parmesão ralado
30 ml de suco de limão
Sal a gosto
- Canapés
Dez fatias de pão de fôrma integral
1 maçã verde com casca
30 ml de suco de limão
½ litro de água
 
Modo de preparo
Pasta: Junte todos os ingredientes da pasta e bata em um processador até obter uma mistura homogênea e com pedacinhos pequenos de manjericão. Se necessário, ajuste o sal.
Canapés: Corte os pães na diagonal, fazendo quatro triângulos de cada um. Espalhe a pasta sobre eles e asse em forno preaquecido a 180 ºC por cinco minutos, sem deixar a pasta derreter por completo. Enquanto isso, coloque o suco de limão em uma vasilha com meio litro de água. Corte a maçã em quatro pedaços, retire deles as sementes, pique-os em cubinhos muito pequenos e deixe-os na água com limão. Assim que o pão estiver pronto, retire-o do forno e cubra com os cubinhos de maçã. Sirva em seguida.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90