Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
07/01/2018 às 05h37min - Atualizada em 07/01/2018 às 05h37min

Com criatividade, panetone ganha mais formas e sabores

Agora mais barato, o ingrediente se transforma em novos pratos

LARA PIRES | FOLHAPRESS

Tradicional no período das festas de fim de ano, o panetone pode ser reaproveitado de inúmeras formas em outros momentos – ainda mais agora, que esse ingrediente está mais barato nos mercados.

As receitas são uma delícia, mas é preciso controlar o consumo, já que ele é um carboidrato com alta concentração de açúcar.

A confeiteira da Sweet Ideas, Bruna Comin, ressalta que o panetone é versátil e se adapta a muitos pratos. "Dá para fatiá-lo bem fininho, por exemplo, e levá-lo ao forno em temperatura baixa, para ficar uniformemente assado. Depois, basta salpicar açúcar e canela, para ficarem como biscoitos", diz.

É importante, entretanto, que ele tenha sido mantido em condições de higiene e temperatura adequadas. "Não pode deixá-lo exposto ao sol nem a calor acima de 25ºC. Mantenha-o sempre em local fresco. No plástico, ele fica abafado. Uma dica para que a massa respire, então, é fazer furinhos nesse saco", completa Bruna.

Lígia Alvarenga Inácio, professora de nutrição do Senac Aclimação, complementa com uma regra de conservação de alimentos: "O ideal é que, quando houver sobras, eles sejam armazenados em vasilhas com tampa e na geladeira".

A recomendação da nutricionista Elaine Cristina Rosa, entretanto, é que o consumo de uma fatia desse pão substitua algum outro carboidrato do dia, como, por exemplo, o pão do café da manhã ou o pedaço de bolo do lanche da tarde. "Se consumido em exagero, ele pode aumentar o índice glicêmico no organismo, o que causa acúmulo de gordura localizada", diz.

Veja como usar o panetone em receitas.

 

RECEITAS

Pudim de panetone

- Ingredientes

2 ovos

25 ml de leite integral

65 g de açúcar

25 ml de licor de laranja

10 ml de extrato de baunilha

100 g de chocotone

40 g de chocolate 70% cacau em pedaços pequenos

Açúcar de confeiteiro e cacau em pó (o quanto bastar)

*pote de cerâmica (9 cm de diâmetro)

- Modo de preparo

Preaqueça o forno a 180ºC. Em uma tigela, misture os ovos, o leite, o açúcar, o licor e a baunilha. Bata até misturar bem e reserve. Corte o chocotone em cubos pequenos de forma grosseira, com as mãos. Unte o pote de cerâmica com manteiga e coloque nele alguns dos cubos de panetone. Distribua o chocolate picado entre eles. Preencha com o restante do panetone. Despeje sobre a receita a mistura reservada e aperte-a suavemente com uma colher, certificando-se de que o líquido cobre os cubos de panetone. Leve ao forno por 25 minutos. Assado o pudim, polvilhe açúcar de confeiteiro e cacau em pó sobre ele. Sirva quente Crédito: Arcor (arcor.com.br)

 

Assado de panetone

- Ingredientes

500 g de panetone

½xíc. (chá) de leite integral

2 col. (sopa) vinho do Porto

(opcional)

1 ovo batido

¼xíc. (chá) de açúcar (é recomendado o demerara)

1 col. (café) de canela em pó

Manteiga sem sal (para untar)

* Assadeira redonda pequena (20 cm x 8 cm)

- Modo de preparo

Corte dez fatias de panetone, cada uma com cerca de 1,5 cm de espessura. Acomode metade delas no fundo da assadeira untada. Una o leite e o vinho e umedeça essas fatias com parte da mistura. Coloque mais uma camada de fatias de panetone e umedeça-a com o restante do leite com vinho, nivelando delicadamente. Cubra com o ovo batido e polvilhe o açúcar demerara e a canela em pó. Leve ao forno preaquecido a 180 °C até dourar. Sirva ainda quente ou em temperatura ambiente. Crédito: Cozinha Experimental União (ciauniao.com.br)

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90