Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
04/09/2017 às 17h38min - Atualizada em 04/09/2017 às 17h38min

Leis que existem para não serem cumpridas

FLÁVIO RICCO* | COLUNISTA

Desde a Assembleia Nacional Constituinte, em 1988, todos os ministros das Comunicações que passaram pela pasta simplesmente ignoraram as leis estabelecidas. As emissoras de TV são concessões a título precário, ou seja, podem até ser cassadas se algo de muito errado fizerem.

E também por isso não podem ser consideradas bem pessoal de ninguém e nem dadas à alienação para garantir empréstimos ou quaisquer tipos de dívidas, como parte de um conjunto de normas que também proíbem o subarrendamento.

Uma coisa é você ter parceria com produtoras na elaboração de conteúdos artísticos, mas outra, totalmente diferente, é alocar horários para igrejas divulgarem os fins e atividades que conhecemos. Isto vai contra a lei da concessão.

E todos os ministros das comunicações foram distraídos ou omissos em relação ao problema. De duas, uma: ou se muda o estabelecido e o Congresso legaliza a bagunça já estabelecida ou se proíbe esta venda desenfreada, que em muitos casos são de 80% dos horários das emissoras.

 

TV TUDO

BOM ACRESCENTAR

Quando aqui se fala em venda de horários, importante esclarecer que, embora o das igrejas aconteça em maior monta, é um procedimento que se estende a outros setores. À vendedores de joias, tapetes, joguinhos de descobrir palavras ou figuras, em muito menor escala, mas também.

 

CUIDADO COM ISSO

A TV Gazeta, há muito tempo, tenta se impor como rede. Tem todo direito. Mais recentemente, depois de muita briga, e das mais justas, conseguiu se colocar no cabo. Ótimo também. Só que agora os seus programas, especialmente o jornalismo, não podem mais só falar para São Paulo, cidade. É preciso considerar a existência de telespectadores em outros lugares.

 

TRABALHO ENCERRADO

Terminaram as gravações da boa “Belaventura”, novela da Record. Agora é só pós-produção e tocar a exibição até março, para depois ser substituída por um trabalho da Cristianne Fridman.

 

SINAL DOS TEMPOS

Cabelo branco, hoje, na televisão, passou a representar um grande perigo. Basta aparecer os primeiros fiozinhos, para qualquer alguém entrar na linha de tiro e correr risco de entrar na lista. Por isso é que tem muita gente que pinta. Dá-lhe Jassa.

 

ENTÃO É ASSIM

Muita coisa ainda deve mudar na escalação da nova novela do João Emanuel Carneiro, na fila das 21h da Globo. Mas já é possível confirmar os nomes de Adriana Esteves, Giovanna Antonelli, Deborah Secco, Otávio Augusto, Chay Suede, Arlete Salles, Nanda Costa, Camila Morgado, Caco Ciocler, Fabíola Nascimento, Danilo Mesquita, Roberto Bonfim, André Frateschi e Luísa Arraes.

 

PILOTANDO

Porque o local agora é outro e o espaço também é diferente, a Record está sendo obrigada a gravar pilotos de “A Fazenda” que vai estrear no dia 12. E assim será até a véspera da estreia.

 

CINEMA

Letícia Spiller vai de cinema após concluir seu trabalho como Monique em “Os Dias Eram Assim”. Está confirmada a sua presença em “Dano Moral”, um filme de suspense do casal de diretores Daniela Braga e Marcos Pimenta, todo rodado no Rio de Janeiro. Será uma delegada, Dora.   

 

FIM DE JOGO

Depois de 40 anos, a Jovem Pan vai acabar com o “Jornal de Esportes” e colocar no seu lugar o “Camisa 10”, novo programa de esportes da emissora com estreia no dia 7, com apresentação das 12h às 12h30. Comando de Márcio Spimpolo e Fausto Favara e participação de narradores e comentaristas da casa. 

 

SONINHA

Sonia Abrão, depois de filmar a comédia “Chocante”, com Bruno Mazzeo, sobre uma boyband dos anos 1980, agora gravou participação em um clipe da Rita Cadilac: “É Bom Para o Moral”. Ainda não foi decidido qual programa exibirá com exclusividade.

 

NUNCA É TARDE

Nas últimas semanas, Aguinaldo Silva foi visto em outras emissoras falando sobre seus 40 anos de carreira e o espetáculo “Lili Carabina”. Rede TV!, Cultura e Gazeta, entre outros. E só agora o pessoal da Globo se tocou da importância da “pauta” e vai incluir o Aguinaldo em alguns programas, como “Conversa com Bial”,  “Vídeo Show”, “Mais Você”, “Fantástico”...   

 

JOGADA

Em “A Força do Querer”, Carla Diaz, a Carine, se envolve com Rubinho (Emílio Dantas), após promessa dele de bancar a colocação de próteses de silicone. Vai patrocinar a menina.

 

BATE-REBATE

- Tetê Espíndola, que foi a rainha dos agudos, será uma das convidadas do “Todo Seu”, do Ronnie Von, nesta terça, na Gazeta.

- Isis Valverde é a estrela do clipe “Beautiful Lie”, da banda República... A música faz parte do novo álbum do grupo, “Brutal & Beautiful”... Que já tem o seu lançamento mundial confirmado para o dia 22, praticamente às vésperas da apresentação da banda no palco Sunset, do “Rock in Rio 2017”

- Lilia Cabral será a convidada do Tony Ramos no “A Arte do Encontro”, quarta, 21h30, no Canal Brasil.

- Desde o último dia 31, a TV Alphaville, que funciona como operadora de toda aquela região de Barueri, na Grande São Paulo, deixou de distribuir os canais Fox... Por aí se entenda Fox, Fox Sports 1 e 2, FX, Fox Life, National Geographic e Fox Premium... A quebra do acordo se deu, conforme nota da operadora, pelos altos valores cobrados para a distribuição dos sinais.

- Mais alguns dias e a Globo deve concluir a escalação de “Deus Salve o Rei”, novela do Daniel Adjafre, fila das 7 da noite... O diretor Fabrício Mamberti está quase que totalmente envolvido com isso.

 

C'EST FINI

Rosi Campos gravou uma participação especial em “Tempo de Amar”, a substituta de “Novo Mundo” na Globo. Faz a Dona Urânia, uma vidente que tenta ajudar Lucinda, personagem de Andreia Horta, a resgatar o namorado que “deu um pé” na jovem.

 

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

(*) Colaboração: José Carlos Nery

Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90