Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
14/12/2021 às 08h00min - Atualizada em 14/12/2021 às 08h00min

Lançamento Ebook e Podcast

CHICO DE ASSIS

O “GRUQ’, Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Estudos em Histórias em Quadrinhos, formado por amantes e estudiosos dessa linguagem artísticas interessados nos aspectos técnicos estéticos de sua estrutura narrativa, em suas interconexões com outras linguagens, nos temas abordados em suas aventuras, em mudanças históricas nos mais diversos contextos, enfim embora nossas reflexões e produções não alcancem tudo o que desejamos, nosso interesse enquanto coletivo é o mais abrangente possível. Nos propomos a realizar ações de divulgação e discussões acerca das HQs, tais como encontros, publicações e exposições, seja no âmbito acadêmico, jornalístico ou qualquer outro que esteja aberto ao tema.

Entre nossas ações temos publicado desde 2019 aqui no jornal Diário de Uberlândia, a quem agradecemos pela abertura do espaço, uma coluna intitulada “Quadrinhos” onde abordamos os mais variados temas desde a produção local nessa linguagem, a recepção de personagens femininas nas HQs de super heróis por parte do público, as cores e a estrutura narrativa, questões ligadas a pandemia do coronavírus, momentos políticos da história brasileira, homenagens a vários artistas que infelizmente nos deixaram nesse período, o efeito estético no uso das retículas. Enfim, desde que o tema central seja as Histórias em Quadrinhos qualquer abordagem é possível em nossos escritos.

Estamos agora compilando os textos publicados nesta coluna, e alguns outros inéditos, em um livro no formato digital: “HQ Udi, Reflexões acerca das Histórias em Quadrinhos”, organização de: Aline Romani, Francisco de Assis e Luciano Ferreira. Acreditamos que a formatação dos textos em uma coletânea pode trazer um novo olhar sobre nossa produção, alongando seu alcance, chegando a novos leitores e tornando-a mais duradoura. Futuramente pretendemos organizar outras coletâneas com as novas colunas aqui publicadas e textos de outras origens, e quem sabe uma publicação mais volumosa no tradicional “formato papel”.

“Quem poderia dizer hoje que não há HQ(s) em Uberlândia, excelentes quadrinistas e também uma produção reflexiva, intelectual e assertiva sobre elas? Este livro prova que eles existem, estão aqui e disseminam, não apenas o seu prazer fruidor, mas também suas criações e o conhecimento crítico e analítico sobre elas. A leitura deste livro permitirá conhecer o trajeto das HQ(s) em seus múltiplos aspectos e, mais ainda, compreender que há dimensões políticas, sociais, estéticas e históricas que se ligam ao aprazível contato com essa linguagem!”, da apresentação do livro por: Regma Maria dos Santo, Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP.

Além do ebook, lançaremos também o podcast “Rádio Quadrinhos” com entrevistas com autores, estudiosos e jornalistas especializados em HQs, arquivos de áudio serão disponibilizados em várias plataformas gratuitas e juntamente com o ebook e demais produções do grupo estarão centralizadas em nossos espaços na internet que estamos reformulando e brevemente divulgaremos tanto o conteúdo como um evento  de lançamento on line. É importante ressaltar que, tanto o ebook como o programa de entrevistas, foram possibilitados por recursos da lei emergência Aldir Blanc, voltada para trabalhadores da área da cultura, e viabilizada em Uberlândia graças a um grande esforço e competência da Secretaria Municipal de Cultura e grande parte de seus funcionários bem como ao apoio do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Uberlândia.

Agradecemos a todos que nos apoiaram nessa caminhada até aqui. Seguimos esperando poder ampliar nossas ações. 

*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
























 
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90