Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
28/08/2017 às 15h36min - Atualizada em 28/08/2017 às 15h36min

Emissoras desrespeitam a lei e não legendam suas programações

FLÁVIO RICCO* | COLUNISTA

É curioso como de tempos em tempos se faz necessário voltar a certos assuntos pelo absoluto descaso de algumas emissoras com determinadas questões. Quantas vezes, daqui e de outros tantos lugares, partiram reclamações para se atender convenientemente os deficientes auditivos?

Excluindo Globo e Band, é total e absoluta a desconsideração com essas pessoas, como se elas não fossem telespectadores como quaisquer outros e não contassem pontos para as suas audiências. Será que SBT, Record, Rede TV! e outras tantas poderiam explicar qual é a grande dificuldade operacional em atender de maneira conveniente também este público com o uso do closed caption?

É preciso esclarecer que para algumas situações nem mesmo a linguagem de sinais acaba resolvendo. O Ministério das Comunicações, através da Norma Complementar nº 01/2006, determinou que o uso desta ferramenta fosse total e absoluto a partir deste 2017.

Por tudo que se vê por aí, de todas que existem, só Globo e Band resolveram levar a sério.

 

TV TUDO

PLANILHA

Pessoal do Fábio Porchat, que trabalha na sua produção, tem compromisso com a Eyeworks, parceira da Record, até 15 de dezembro. Isso vale do diretor ao estagiário. Todos poderão ser recontratados ou não em março, quando o programa voltar das férias.

 

NUNCA VI

Eyeworks e provavelmente a Record, não por acaso, querem com isso economizar o pagamento dos salários de todos durante dois meses e meio. Tem coisa mais indecente? Evidente que a maioria, desde já, está à procura de outra coisa para fazer na vida.

 

INDEFINIÇÃO

A presença ou não da Band na Copa da Rússia já é uma novela, com a promessa de muitos capítulos pela frente. Além de um atrasado, que existe com a Globo, a transmissão só será possível se houver a possibilidade de comprar os direitos em suaves prestações mensais.

 

DEPOIS RECLAMAM

Vez por outra, quando daqui partem críticas ao comportamento dos religiosos na televisão, a reação é sempre furiosa. Todas as maldições caem sobre essa santa, mas sempre protegida coluna. Mas vamos combinar que eles nunca deixam de dar motivo.

 

DISCUTINDO A RELAÇÃO

Na madrugada de sexta-feira, um pastor da igreja Plenitude, no uso dos seus poderes, conversou muito sério com o demônio. Um trabalho ao vivo, como ele mesmo fez questão de destacar, para ajudar uma mulher que estava “possuída”. Foi como um talk show, o pastor no estúdio e o demo, no corpo da mulher, ao telefone, levando o maior papo. Uma intimidade que chamou atenção. A apoteose, claro, foi a coisa ruim saindo daquele corpo. Glória a Deus.

 

NÃO PODE BRINCAR

Esse negócio de igreja, com a força que a televisão tem, coloca em risco a vida de muita gente. Um território livre, com o cometimento das maiores barbaridades. Aproveitando-se, inclusive, das deficiências na saúde pública, são muitos os irresponsáveis prometendo a cura das piores doenças.

 

ENTREGANDO PONTOS

A partir desta segunda-feira, o dia da Rede TV! passa a ter dez horas e meia. As outras treze e meia estão com as igrejas, outros compradores de horários e, agora também, o “Medalhão Persa” antecedendo o “Rede TV News”. Triste.

 

PROCURA-SE

A Globo vai abrir testes nos próximos dias para encontrar um ator na faixa dos 18, 19 anos para o papel de  Maicon em “Malhação -  Viva a Diferença”. É o filho de Roney, Lúcio Mauro Filho, fruto de uma aventura do seu passado de sucesso como cantor romântico.

 

TORCIDA É ESSA

A expectativa na Record é que a audiência do reality “A Casa”, nas duas próximas noites de terça, possa subir um pouquinho mais a partir de agora. Não por qualidade, ou para o caso a falta dela, mas porque já está na reta final e o vilão “Masterchef” já não vai mais incomodar.

 

BOBAGEM DA GLOBO

Marcio Canuto vai refazer para os telejornais de São Paulo, entre os dias 4 e 7 próximos, todo o caminho de D. Pedro I até chegar ao bairro do Ipiranga e proclamar a Independência, há 195 anos. Por que série local se o assunto e interesse são nacionais?

 

TEM DATA

A Globo marcou para 26 de setembro, uma terça, a estreia da série “Cidade Proibida”, com Vladimir Brichta, Regiane Alves, José Loreto e Ailton Graça. Regiane vive Marli, uma garota de programa “com muito orgulho”, perdidamente apaixonada pelo detetive Zózimo (Brichta) nesta produção ambientada nos anos 1950.

 

BATE-REBATE

- O “Operação de Risco”, que deixará de ser exibido na Rede TV! a partir de hoje, era até a semana passada a sua segunda audiência diária.

- Otávio Martins, Eduardo Semerjian e Marat Descartes também fecharam com o SBT para o elenco de “Poliana”... Dalton Vigh vai formar com Otávio Martins a dupla de vilões da novela.

- Programas esportivos do SporTV, especialmente o “Troca de Passes”, passaram a contar com uma participação muito maior do pessoal da Globo... Casagrande, Caio e Mauro Naves são só alguns dos que já estiveram lá.

- Fábio Assunção será o convidado do Tony Ramos no “A Arte do Encontro”, da TV Brasil, nesta quarta, 21h30.

- “A Fórmula”, que o Fábio Assunção participou com a Drica Moraes e Luísa Arraes, fechou suas exibições na quinta-feira... Na Grande São Paulo, a média de audiência de toda a temporada foi de 15 pontos com 29% de share ... No Rio de Janeiro, 16 pontos com 32% de participação.

- Regina Volpato, que está lançando o livro “Mudar faz Bem”, é uma das convidadas do “Todo Seu”, do Ronnie Von, nesta segunda, na TV Gazeta.

 

C'EST FINI

Para todos os fins e efeitos, apenas os responsáveis por esta coluna, aqui mencionados, estão autorizados a falar por ela com quem quer que seja. Fica o aviso para evitar aborrecimentos e para que ninguém se deixe enganar.

 

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

(*) Colaboração: José Carlos Nery

Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90