Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
15/12/2023 às 16h09min - Atualizada em 15/12/2023 às 16h09min

CPI vai investigar apagões e falhas no fornecimento de energia elétrica em Uberlândia

Cinco vereadores vão integrar a Comissão Parlamentar de Inquérito, que terá 90 dias para concluir os trabalhos

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Portaria que oficializa a CPI foi publicada nesta sexta-feira (15) I Foto: Mateus Zerbini

A Câmara Municipal de Uberlândia publicou, nesta sexta (15), a portaria que institui, de forma oficial, uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que irá investigar, junto à Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), as constantes quedas de energia elétrica que vem sendo registradas nos últimos meses em Uberlândia.
 
De acordo com o comunicado, publicado no jornal ‘O Legislativo’, está marcada para a próxima semana uma reunião para definir quem comandará a CPI, assim como os demais membros. O primeiro encontro que marca a instauração da comissão ocorrerá na próxima terça (19), às 9h no plenário da Câmara.
 
Farão parte da comissão os vereadores Antônio Augusto Queijinho (Cidadania), Liza Prado (PRD), Dudu (Solidariedade), Odair José (Avante) e Leandro Neves (PSDB). Com a publicação, os cinco membros têm 90 dias para conclusão dos trabalhos.
 
 
PROBLEMA RECORRENTE
As quedas de energia têm sido um problema constante na cidade. Em outubro,
o Diário trouxe uma matéria mostrando relatos de consumidores que afirmam que os apagões têm sido registrados desde o início do ano. As queixas incluem ainda a demora no reabastecimento e as perdas materiais causadas pelos cortes de eletricidade.
 
O problema também ocorreu no início de dezembro.
Moradores de diversos bairros de Uberlândia ficaram sem energia após um apagão nas regiões do Mansour, Roosevelt, Luizote de Freitas, Tocantins, Jardim Patrícia, Tubalina, Martins e Osvaldo Resende.
 
As denúncias resultaram em uma ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Estadual (MPE) contra a Cemig. A medida tem como objetivo solucionar as constantes quedas de energia elétrica registradas em bairros como o Jardim Califórnia, Tubalina, Karaíba e Shopping Park.
 
Conforme consta na ação, um condomínio residencial no Tubalina registra oscilações de energia desde o mês de fevereiro. A síndica do local denunciou o fato ao MPE e relatou que o problema tem causado prejuízos significativos tanto aos moradores quanto às áreas comuns do condomínio, como queima de equipamentos e pane elétrica no elevador.
 
Um condomínio no Jardim Califórnia também acionou o MPE. A subsíndica do local informou que a instabilidade de energia acontece há meses e também já provocou diversos danos materiais. Devido à alta demanda de queixas, os moradores chegaram a procurar o Procon em julho deste ano para fazer uma reclamação sobre a situação.
 
Moradores dos bairros Karaíba e Shopping Park também denunciaram problemas comuns: constantes apagões de energia. Em um dos relatos, uma moradora contou que a energia havia caído por volta de 18h e voltado apenas 22h. A queda acabou causando danos na geladeira dela.
 
O Diário de Uberlândia entrou em contato com a Cemig para obter um posicionamento sobre o tema e aguarda retorno.


Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram


VEJA TAMBÉM:

 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90