Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
31/10/2023 às 17h00min - Atualizada em 31/10/2023 às 17h00min

Moradores relatam quedas constantes de energia em vários bairros de Uberlândia

Consumidores ouvidos pelo Diário afirmaram que problema persiste há mais de um ano; período chuvoso costuma piorar os apagões

IGOR MARTINS I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
As quedas de energia têm sido um problema constante na vida de muitos moradores de Uberlândia. Consumidores ouvidos pelo Diário relatam que os apagões são registrados desde o início do ano e costumam piorar durante o período chuvoso. Dentre as principais queixas, estão a demora no reabastecimento e as perdas materiais causadas pelos cortes de eletricidade.
 
O pesquisador da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Caio Tonus, mora no bairro Vigilato Pereira desde 2009. Ele conta que a região costuma ter problemas pontuais relacionados à eletricidade. No entanto, as quedas de energia se acentuaram de um tempo para cá, principalmente quando há precipitação na cidade.
 
No início de setembro, o bairro sofreu uma queda de energia que resultou na queima do motor da piscina da casa de Caio pela segunda vez. A primeira aconteceu há cerca de dois anos pelo mesmo problema. O prejuízo total foi de pouco mais de R$ 4 mil. Ele tentou conversar com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e relatar o ocorrido, mas não conseguiu.
 
Na chuva do último domingo (29), que
provocou estragos e alagamentos em diversos pontos da cidade, a rua em que Caio mora ficou cerca de 14 horas sem energia, conforme relatado por ele. De acordo com o pesquisador, vários alimentos chegaram a descongelar, causando prejuízos financeiros e materiais.
 
“Aqui na região sempre foi meio instável. A gente tenta sempre ligar para a Cemig, mas o esclarecimento é que não são detectadas falhas no bairro e que não podem fazer nada. Mesmo com inúmeros protocolos de queda e instabilidade, eles falam que nada é detectado. O motor que queimou eles falaram que a rede estava normal”, disse.


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
 
PROBLEMAS NO REABASTECIMENTO
A estudante Gabriela Couto vive no 13º andar de um apartamento no bairro Martins, na região central de Uberlândia, desde 2019. De acordo com ela, as oscilações de energia não costumam acontecer com frequência, mas as chuvas sempre causam algum tipo de problema relacionado à eletricidade.
 
No início desta semana, a energia do apartamento caiu durante a forte chuva que atingiu Uberlândia. A principal queixa da uberlandense de 20 anos é com relação à demora no reabastecimento da eletricidade. Segundo Gabriela, a empresa responsável costuma demorar mais de seis horas para restabelecer a energia.
 
“Nesta semana a queda de energia me prejudicou muito, porque moro no último andar e tive que descer e subir as escadas. Toda vez que está sem energia eu preciso subir os 13 andares com mochila ou compras. Nunca cheguei a ter perda material, porque eu sempre tiro os principais aparelhos da tomada”, informou.
 
AÇÃO CIVIL
As denúncias de moradores de Uberlândia resultaram em uma ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Estadual (MPE) contra a Cemig na última semana. A medida tem como objetivo solucionar as constantes quedas de energia elétrica registradas em bairros como o Jardim Califórnia, Tubalina, Karaíba e Shopping Park.
 
Conforme consta na ação, um condomínio residencial no Tubalina registra oscilações de energia desde o mês de fevereiro. A síndica do local denunciou o fato ao MPE e relatou que o problema tem causado prejuízos significativos tanto aos moradores quanto às áreas comuns do condomínio, como queima de equipamentos e pane elétrica no elevador.
 
Um condomínio no Jardim Califórnia também acionou o MPE. A subsíndica do local informou que a instabilidade de energia acontece há meses e também já provocou diversos danos materiais. Devido à alta demanda de queixas, os moradores chegaram a procurar o Procon em julho deste ano para fazer uma reclamação sobre a situação.
 
Moradores dos bairros Karaíba e Shopping Park denunciaram problemas comuns: constantes apagões de energia. Em um dos relatos, uma moradora contou que a energia havia caído por volta de 18h e voltado apenas 22h. A queda acabou causando danos na geladeira dela.
 
A administração de um hospital particular também informou ao MPE os problemas enfrentados pelas oscilações de energia na região. Os apagões chegaram a danificar os contadores de máquinas de imagens, chegando a um prejuízo de R$ 4,5 mil. Além disso, a unidade hospitalar precisou usar geradores várias vezes, precisando investir R$ 3,6 mil para que a unidade continuasse em funcionamento.
 
As quedas de energia também afetaram o abastecimento de água em diversos bairros da cidade. O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) apresentou documentos ao Ministério Público que indicam que, desde o mês de janeiro, vários apagões foram registrados nas Estações de Tratamento de Água (ETAs) Sucupira e Bom Jardim.
 
RECLAMAÇÕES
O Diário entrou em contato com o promotor de Justiça Fernando Martins, que informou que vai instaurar um processo administrativo contra a Cemig para normalizar o abastecimento de energia elétrica nos bairros de Uberlândia.
 
A orientação do promotor é, primeiramente, entrar em contato com a empresa responsável pela eletricidade do município. Caso o problema não seja resolvido, Fernando Martins recomenda que o consumidor acione o MPE para relatar o caso.
“[O consumidor] pode procurar o MPE e fazer a reclamação. Eles podem indicar os prejuízos que tiveram com eletrodomésticos, com mídia, por não terem ido ao trabalho, problemas com o elevador, tudo isso”, relatou.
 
O QUE DIZ A CEMIG
Por meio de nota enviada ao Diário, a Cemig informou que as ocorrências relatadas são casos pontuais, remanescentes do temporal que atingiu Uberlândia e região na noite de domingo (29), e que causou danos à rede elétrica em alguns pontos da cidade. A cia destacou que as ocorrências no fornecimento de energia foram atendidas ainda no domingo e madrugada de segunda (30), restando casos pontuais que foram atendidos ao longo do dia.
 
A Cemig citou ainda que, na manhã desta segunda (30), um pássaro provocou curto-circuito no barramento de média tensão (13.800 Volts) da subestação Uberlândia 1, localizada próximo ao Anel Viário Oeste. Segundo a cia, a ocorrência resultou na interrupção de energia para parte da região Oeste de Uberlândia.
 
“As equipes da Cemig atuaram prontamente e normalizaram o fornecimento. Durante manobras para remanejar o atendimento podem ocorrer desligamentos de curta duração, os piques de energia. Embora os piques de energia possam causar incômodo, eles são necessários para evitar interrupções de maior duração”, destacou a Cemig.
 
A cia orienta, em caso de falta de energia, que os moradores registrem solicitação pelos canais de atendimento da companhia, como o WhatsApp 31 3506-1160. Durante tempestades e descargas atmosféricas, típicas desse período, a Cemig recomenda retirar os equipamentos das tomadas, desligar os fios de antenas dos aparelhos, não usar o telefone celular quando ele estiver carregando e manter distância de cabos partidos.


VEJA TAMBÉM:

 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90