Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
19/12/2023 às 13h15min - Atualizada em 19/12/2023 às 13h15min

CPI que vai apurar problemas envolvendo a Cemig é instaurada em Uberlândia; veja quem são os membros da comissão

Liza Prado foi eleita a presidente da CPI, enquanto relatoria ficará por conta do vereador Leandro Neves

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA

A Câmara Municipal de Uberlândia instaurou, na manhã desta terça-feira (19), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai investigar, junto à Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), as constantes quedas de energia elétrica que vem sendo registradas nos últimos meses de Uberlândia. Após uma reunião envolvendo os membros da comissão, ficou decidido que a vereadora Liza Prado (PRD) será a presidente da CPI, enquanto o vereador Leandro Neves (PSDB) foi indicado como relator.

Além deles, fazem parte da Comissão Parlamentar de Inquérito outros três vereadores: são eles Antônio Augusto Queijinho (Cidadania), Dudu (Solidariedade) e Odair José (Avante). Os cinco membros têm 90 dias para a conclusão dos trabalhos.


  Liza Prado, Leandro Neves, Queijinho, Odair José e Dudu compõem a CPI I Fotos: ALINE REZENDE/CMU


A definição da presidência e da relatoria aconteceu nesta manhã, durante reunião entre os vereadores que integram a CPI no Legislativo de Uberlândia. Se apresentaram como candidatos à presidência a vereadora Liza Prado e o vereador Dudu, que afirmou se candidatar por temer interferência política nos trabalhos da comissão, por serem três membros da CPI parte da base partidária do Poder Executivo Estadual.

Em votação nominal e aberta foi eleita presidente a vereadora Liza Prado com três votos favoráveis, sendo que o vereador Luiz Eduardo recebeu dois votos. Eleita presidente da comissão, Liza indicou o nome do vereador Leandro Neves para assumir a relatoria, sendo aprovado por unanimidade.

Ao Diário, Liza Prado confirmou que a próxima reunião dos integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito acontecerá no dia 10 de janeiro. Até lá, os vereadores vão produzir documentos relacionados aos apagões constantes de energia elétrica, que serão encaminhados à Cemig.

 

"Nós vamos produzir documentos pra serem encaminhados à Cemig. Os vereadores vão indicar listas de quem a gente quer que seja chamado para serem ouvidos. A CPI foi criada para defender consumidores e entender a causa real das constantes quedas de energia", disse a vereadora.


PROBLEMA RECORRENTE
As quedas de energia têm sido um problema constante na cidade. Em outubro, 
o Diário trouxe uma matéria mostrando relatos de consumidores que afirmam que os apagões têm sido registrados desde o início do ano. As queixas incluem ainda a demora no reabastecimento e as perdas materiais causadas pelos cortes de eletricidade.
 
O problema também ocorreu no início de dezembro. 
Moradores de diversos bairros de Uberlândia ficaram sem energia após um apagão nas regiões do Mansour, Roosevelt, Luizote de Freitas, Tocantins, Jardim Patrícia, Tubalina, Martins e Osvaldo Resende.
 
As denúncias resultaram em uma ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Estadual (MPE) contra a Cemig. A medida tem como objetivo solucionar as constantes quedas de energia elétrica registradas em bairros como o Jardim Califórnia, Tubalina, Karaíba e Shopping Park.
 
Conforme consta na ação, um condomínio residencial no Tubalina registra oscilações de energia desde o mês de fevereiro. A síndica do local denunciou o fato ao MPE e relatou que o problema tem causado prejuízos significativos tanto aos moradores quanto às áreas comuns do condomínio, como queima de equipamentos e pane elétrica no elevador.
 
Um condomínio no Jardim Califórnia também acionou o MPE. A subsíndica do local informou que a instabilidade de energia acontece há meses e também já provocou diversos danos materiais. Devido à alta demanda de queixas, os moradores chegaram a procurar o Procon em julho deste ano para fazer uma reclamação sobre a situação.
 
Moradores dos bairros Karaíba e Shopping Park também denunciaram problemas comuns: constantes apagões de energia. Em um dos relatos, uma moradora contou que a energia havia caído por volta de 18h e voltado apenas 22h. A queda acabou causando danos na geladeira dela.



Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram


VEJA TAMBÉM:

​• CPI vai investigar apagões e falhas no fornecimento de energia elétrica em Uberlândia

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90