20/12/2022 às 13h00min - Atualizada em 20/12/2022 às 13h00min
Deputados e deputadas de Uberlândia são diplomados pelo TRE
Cidade contará com sete representantes a partir de 2023, sendo três na esfera federal e quatro na Assembleia Legislativa
DA REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Cerimônia promoveu a diplomação dos 77 deputados estaduais e 50 deputados federais I Foto: DIVULGAÇÃO/TRE-MG O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) promoveu, nesta segunda (19), a cerimônia de diplomação dos deputados estaduais e federais eleitos em Minas Gerais. Sete representantes de Uberlândia foram oficializados para assumir a partir de 2023, sendo três deputados federais e quatro estaduais. • Compartilhe esta notícia no WhatsApp • Compartilhe esta notícia no Telegram A lista dos eleitos pela cidade é composta por: Weliton Prado (Pros), que permanece representando Uberlândia em Brasília, além de Elismar Prado (Pros), Leonídio Bouças (PSDB) e Arnaldo (UB), que seguem em Belo Horizonte. Também assumem uma posição na Câmara dos Deputados a ex-vereadora Dandara (PT) e Ana Paula Leão (PP), esposa do prefeito Odelmo Leão. Também foi diplomado o ex-vereador Cristiano Caporezzo (PL), que agora representará a cidade na Assembleia Legislativa de Minas.
A cerimônia promoveu a diplomação dos 77 deputados estaduais e 50 deputados federais. Também foram oficializados o governador Romeu Zema e o vice-governador Mateus Simões, além do senador Cleitinho Azevedo e seus dois suplentes.
A sessão solene foi conduzida pelo desembargador Maurício Soares, presidente do TRE-MG. Também compuseram a mesa de honra o governador Romeu Zema; os integrantes titulares da Corte Eleitoral; representantes da Assembleia Legislativa, Ministério Público, Poder Judiciário, Defensoria Pública e Ordem dos Advogados do Brasil; e a diretora-geral do TRE.
Os primeiros a serem diplomados foram o governador Romeu Zema e o vice-governador, Mateus Simões. Em seguida, o senador Cleitinho Azevedo e seus dois suplentes, Alex Diniz e Wander de Souza. Logo após, as deputadas e deputados federais, chamados por ordem alfabética (considerando o nome de urna). Por último, as deputadas e deputados estaduais, também por ordem alfabética. Os diplomas foram entregues pelos desembargadores Maurício Soares e Octavio Boccalini, presidente e vice-presidente do TRE; e pelos demais integrantes titulares da Corte Eleitoral.
Eleitos em Minas recebem diplomas
Bancada Mineira
Eleitos em Minas recebem diplomas
Deputado Federal Weliton Prado
Deputado Federal Weliton Prado
Deputado Estadual Leonídio Bouças
Deputado Estadual Leonídio Bouças
Governador Romeu Zema
Deputado Estadual Elismar Prado
Deputado Estadual Elismar Prado
Deputado Estadual Cristiano Caporezzo
Deputado Estadual Cristiano Caporezzo
Deputada Federal Dandara
Senador Cleitinho
Deputado Estadual Arnaldo
Deputado Estadual Arnaldo
Deputada Federal Ana Paula Leão
Deputada Federal Ana Paula Leão
Previous Next O presidente do TRE destacou que os diplomas conferidos nesta segunda (19) “constituem a expressão da vontade popular que foi democraticamente manifestada com absoluta segurança e lisura”. E finalizou dizendo que “O Brasil, em regime de normalidade institucional, escolheu os seus representantes por meio de sufrágio direto e igualitário. É de inegável relevo que os eleitos mantenham o respeito absoluto pela supremacia da Constituição, que deverá ser o norte do mandato de vossas excelências”, disse o desembargador Maurício Soares.
Estiveram presentes cerca de 200 autoridades, incluindo os integrantes substitutos da Corte Eleitoral; representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do Estado. De acordo com o TRE, apenas quatro deputados federais e três deputados estaduais não participaram da solenidade. Eles poderão retirar o diploma na sede do TRE a partir de 20 de dezembro, das 13h às 17h.
A diplomação marca o encerramento do processo eleitoral e oficializa a escolha dos representantes eleitos por meio do voto. Ao receberem os diplomas, estes estão aptos a tomar posse e exercer seus mandatos.
VEJA TAMBÉM: