Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
04/10/2022 às 11h50min - Atualizada em 04/10/2022 às 11h50min

Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba elegem 16 deputados em 2022

Oito candidatos (as) a federais e oito estaduais da região saíram vitoriosos nas Eleições; há representantes de Uberlândia, Araguari, Araxá, Ituiutaba, Iturama, Patos de Minas e Patrocínio

SÍLVIO AZEVEDO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Há representantes de Uberlândia, Araguari, Araxá, Ituiutaba, Iturama, Patos de minas e Patrocínio I Foto: ELAINE MENKE I CÂMARA DO DEPUTADOS
As regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba conseguiram eleger 16 representantes nas Eleições realizadas no último domingo (2). Ao todo, foram oito deputados federais e oito estaduais. Uberlândia tem quase a metade dos eleitos, sete. Araguari, Araxá, Ituiutaba, Iturama, Patos de Minas e Patrocínio também tiveram candidatos vitoriosos (confira a lista completa no fim da matéria).
 
Uberlândia ampliou sua representatividade em quase 50%. A cidade, que até então tinha apenas um representante na Câmara Federal e três na Assembleia Legislativa de Minas, agora terá três deputados federais e quatro estaduais. Todos os deputados com domicílio eleitoral na cidade que já tinham mandato foram reeleitos.
 
Em Brasília, além de Weliton Prado (Pros), reeleito com 126.214 votos, representarão Uberlândia a vereadora de Uberlândia Dandara (PT), que conquistou 86.034 votos, e Ana Paula Junqueira Leão (PP), preferida por 77.990 eleitores.
 
Ana Paula, que é esposa do atual prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, destacou que defenderá interesses da cidade e lutará pelo pacto federativo.

 
“É aqui que as pessoas vivem, é aqui que elas precisam de saúde, educação, de ações sociais, de infraestrutura. Então, vou lutar pelo novo pacto federativo, que dará mais autonomia para as nossas cidades. Como produtora rural, também vou trabalhar pelo agronegócio, que move a economia desse país. Podem ter certeza de que, já desde agora, vou continuar trabalhando em projetos que vão beneficiar a nossa gente. Não vou esperar até 1º de fevereiro. O povo tem pressa e eu também”.
 
A vereadora Dandara, que deixa a Câmara Municipal para assumir o novo desafio disse que seguirá na defesa de suas bandeiras.

 
“É muito importante que nossa candidatura tenha partido do Triângulo Mineiro e encontrado toda Minas Gerais. Isso fortalece o cenário de Uberlândia e região, mostra que existe sim uma esquerda sendo fortalecida no interior do Brasil. A eleição da primeira mulher negra deputada federal, tanto pelo triângulo, quanto pelo PT-MG, não é pouca coisa. Vamos defender o desenvolvimento social em Minas Gerais, o combate às desigualdades, fazer um mandato popular, coletivo, aberto e digital. Nossa tarefa urgente agora é eleger Lula presidente e assim, a partir de janeiro, derrubar os sigilos de Bolsonaro e começar a trabalhar pela dignidade do povo brasileiro.”
 
Ainda existe a possibilidade de Uberlândia ter mais um representante em Brasília. Nos bastidores, caso Lula (PT) vença a eleição para Presidente da República, o nome do eleito Reginaldo Lopes (PT) é cotado para assumir algum Ministério. Caso a possibilidade se confirme, o primeiro suplente ao cargo é Gilmar Machado (PT), que poderá ser alçado ao cargo na Câmara Federal. O ex-prefeito de Uberlândia teve 55.443 votos no total.
 
“Isso é uma possibilidade real de acontecer. Reginaldo é um nome muito influente e um dos coordenadores da campanha de Lula em Minas Gerais. Então é natural que ganhe um cargo no Executivo”, disse uma fonte de dentro do partido.
 
Já na Assembleia Legislativa, Uberlândia terá um novo representante. O atual vereador Cristiano Caporezzo (PL) foi eleito com 52.168 votos e levará o nome da cidade junto com os deputados estaduais reeleitos: Elismar Prado (Pros), escolhido por 83.344 eleitores, Leonídio Bouças (PSDB), com 69.355 votos, e Arnaldo Silva (UB), com 61.059 votos.
 
Caporezzo comentou sobre sua vitória neste domingo. “No meu primeiro discurso como deputado estadual eleito, fiz questão de agradecer primeiramente a Deus pela oportunidade e a minha família pelo apoio e compreensão nesses dias intensos de campanha. Agradeço aqui, em especial, o meu compadre e padrinho político, Junio Amaral. Agora nosso objetivo e reeleger o nosso presidente Bolsonaro no segundo turno. A guerra ainda não acabou”, disse.
 
O deputado Arnaldo também destacou o resultado nas urnas.

 
“Quero trabalhar muito para poder honrar os votos recebidos em Uberlândia. Registro meu agradecimento ao prefeito Odelmo Leão, pela confiança. Caminhar ao lado do prefeito Odelmo sempre foi motivo de muita honra pra mim. Minha alegria se estende pela eleição da Ana Paula. Com certeza teremos um excelente trabalho em conjunto”, disse Arnaldo Silva.
 
O deputado também reeleito, Leonídio Bouças, também se posicionou após a vitória.

 
“Agradeço cada voto recebido nas urnas, um número expressivo, que certifica o quanto o nosso trabalho tem reconhecimento por todo o Estado de Minas Gerais. No mandato em curso, reforçamos nosso trabalho em defesa da saúde e da educação e, em especial conquistamos recursos para a execução de significativas obras de infraestrutura que melhoram a vida nas cidades e das pessoas. No próximo mandato que se inicia em 2023, permanecerei focado em trabalhar cada vez mais para melhorar a qualidade de vida dos mineiros”, afirmou.
 
O Diário procurou os deputados Weliton Prado e Elismar Prado para se pronunciarem sobre o resultado obtido nas urnas, mas até o fechamento da edição não retornaram às mensagens e ligações.


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
 
TRIÂNGULO E ALTO PARANAÍBA
Natural de Ituiutaba, André Janones (Avante) foi segundo deputado federal mais votado de Minas Gerais, reeleito com 238.967 votos. Também mantém mandato, em Brasília, Zé Vitor (PL), de Araguari, com 110.436 votos, Greyce Elias (Avante), de Patrocínio, com 86.042 votos, e Zé Silva (SD), de Iturama, com a preferência de 83.396 eleitores.  A cidade ituramense também conseguiu eleger ainda outro representante: Maurício do Vôlei (PL), com 152.748 votos.
 
Maurício já esteve no centro de polêmica na época das Olimpíadas de Tóquio, após emitir uma opinião considerada homofóbica contra o colega de Seleção Brasileira de Vôlei, Douglas, perdendo, inclusive, o contrato que tinha com o Minas Tênis, de Belo Horizonte.
 
Já para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais, além dos quatro representantes de Uberlândia, a região contará com Bosco (Cidadania), de Araxá, que se reelegeu com mais de 70.807 votos, além dos novatos Raúl Belém (Cidadania), de Araguari, Lud Falcão, de Patos de Minas, e Maria Clara Marra (DC), de Patrocínio, que alcançaram 76.329, 59.381 e 42.415 votos respectivamente.
 
MUDANÇAS NA CÂMARA
Com a definição dos eleitos, dois suplentes devem tomar posse em janeiro de 2023 na Câmara Municipal de Uberlândia. No lugar de Caporezzo, assume Gilberto Rezende Sobrinho, que nas eleições de 2020 conquistou 1.468 votos. Já na cadeira atualmente ocupada por Dandara, assume Dr. Igino Guerra, que não conseguiu se eleger como deputado estadual nas eleições deste ano. No pleito municipal, em 2020, ele obteve 2.853 votos.
 
Afastado para se dedicar à eleição, onde concorreu ao cargo de deputado federal, Leandro Neves (PSDB), volta de licença na próxima segunda (10). Quem ocupa a vaga, desde 1º de setembro, é o suplente Luís Paulo Ferreira Rocha, que deixa o cargo.
 
Outro vereador que também se afastou foi Anderson Lima (DC), que enviou o pedido para a Câmara Municipal na última semana. Quem assume é a suplente Simone Braga, que atuava como chefe de gabinete do vereador. O período de afastamento segue até 4 de novembro. Lima alegou questões particulares como justificativa para o afastamento.





Arte: ALEXANDRE BARBOSA




VEJA TAMBÉM:

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90