Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
06/10/2022 às 12h45min - Atualizada em 06/10/2022 às 12h45min

Câmara de Uberlândia deve eleger nova Mesa Diretora em novembro

Dois vereadores despontam como candidatos à Presidência do Legislativo

SÍLVIO AZEVEDO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Eleição deverá ocorrer na última sessão do ano, em novembro I Foto: ALINE REZENDE/CMU
Passado o período de eleições para os cargos na Assembleia Legislativa e Câmara Federal, as atenções dos parlamentares da Câmara Municipal de Uberlândia se voltam agora para a escolha da nova Mesa Diretora, que deverá ocorrer em 16 de novembro, última sessão ordinária do ano. O mandato será de dois anos.
 
Atualmente, dois nomes despontam como os candidatos, sendo eles: Sargento Ednaldo e Zezinho Mendonça, dois vereadores da base do governo e do mesmo partido do prefeito Odelmo Leão (PP). Nos bastidores, uma terceira via poderá surgir, mas o nome ainda é mantido em sigilo.
 
A reportagem entrou em contato com os dois pré-candidatos para saber como estão as conversas para busca de apoio dos demais parlamentares. O vereador Sargento Ednaldo afirmou que o processo ainda está em fase inicial, mas que acredita que a chapa deverá ser anunciada para a disputa do pleito.


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
 
“O processo ainda está em construção. A aceitação está boa com os demais parlamentares. A Câmara precisa de alguém que viva, participa. Chego às 7h e tem dia que vou embora às 19h. Não tenho outra atividade que me prenda”, disse.
 
Sobre conversas para uma única chapa, Ednaldo disse que até houve uma primeira conversa, mas que ele segue firme na sua decisão. “Nós tivemos uma primeira conversa. Sigo firme como candidato e estou conversando com outros vereadores sobre possíveis composições”.
 
Já Zezinho Mendonça reforçou que a chapa já está montada. “A chapa está pronta. Candidatura está firmada. Existe uma quantidade considerável de vereadores apoiando. Na verdade, o início da composição foi com a Câmara, mas alinhado com parlamentares da base dos deputados do prefeito Odelmo”, informou.
 
Mendonça disse que ainda não conversou com o prefeito, mas que em breve deverá fazer alinhamentos com o chefe do Executivo. A respeito da união das chapas, Zezinho adiantou que chegou a fazer uma proposta de composição com Ednaldo, mas a ideia não foi aceita.
 
OPOSIÇÃO
A ala de oposição da Câmara também adiantou a possibilidade de montar uma chapa. O vereador Fabão (Pros) disse que já houve uma conversa entre os parlamentares, mas não tem nada “rascunhado”. Amanda Gondim (PDT) confirmou que os parlamentares já estão dialogando. “Não tem nada definido ainda, mas é importante pra Câmara que tenhamos espaço para trabalhar e que a Casa funcione de forma republicana”.
 
Segundo o Regimento Interno da Câmara, a eleição deverá acontecer às 10h da última sessão ordinária de novembro. A inscrição de chapas para a disputa da Mesa Diretora deverá ser feita no dia do pleito, com prazo até cinco minutos antes do início da votação.
 
ELEIÇÃO PRESIDENCIAL
Depois do governador reeleito Romeu Zema (Novo) anunciar apoio ao atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), no segundo turno das eleições, o prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, também mostrou estar ao lado do atual mandatário.
 
Em um post nas redes sociais, Odelmo destacou as dificuldades financeiras enfrentadas pelo país por causa da pandemia e citou a guerra na Ucrânia e a crise do petróleo. “Quando eu olho hoje, os números da economia, o Brasil está em melhor posição do que muitos países, como os Estados Unidos e nações da Europa. Então nós começamos a vencer este momento. Então vamos manter esse rumo, porque esse é o rumo que o Brasil precisa e o povo brasileiro precisa. Por isso eu peço o seu voto e seu apoio ao Presidente Bolsonaro”, disse.

VEJA TAMBÉM:

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90