Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
08/09/2017 às 16h22min - Atualizada em 08/09/2017 às 16h22min

Culinária é prato indispensável na televisão dos tempos de agora

FLÁVIO RICCO* | COLUNISTA

Estimular a competição, usando de todos os mecanismos para colocar um contra o outro, veio a se transformar num dos ingredientes indispensáveis da televisão dos tempos atuais. O que antes estava restrito apenas aos campos esportivos, em suas mais diferentes vertentes e formas de disputa, hoje se dispersou para outros tantos setores, sob o nome de reality show.

Primeiro vieram os de confinamento, que dentre os vários, só restou o “BBB” como exemplo a se destacar, passando para os musicais, também com a sobra de poucos, até chegar à culinária, mas aí com a diferença dela ter se espalhado por quase todas as emissoras. Entre canais abertos e fechados. Uma verdadeira febre, que no sentido inverso dos demais gêneros, parece dispor de melhores condições para atender uma maior diversificação de formatos.

Claro que o “Masterchef”, por ser o primeiro, acaba sendo o principal e também aquele que chama mais atenção; no entanto, todos os outros, guardadas proporções, têm conseguido ocupar espaços próprios e alcançar desempenhos muito bons. No SBT, por exemplo, o “Bake Off Brasil” e “BBQ Brasil”, são dois casos, assim como as diferentes disputas frequentemente promovidas pelo “Mais Você”, da Ana Maria Braga. Entre outros.

O fato é que, mais que uma tendência, a culinária, também para a TV, passou a se mostrar indispensável.

 

TV TUDO

ASSIM FICA DIFÍCIL

A tesoura funcionou, e funcionou firme, em toda edição de “A Casa” na Record. Ordem da direção. Cenas que envolveram sexo, brigas e palavrões não puderam ser levadas ao ar. Foram cortadas na edição. No fim, virou quase uma ação entre amigos. Sem graça, do começo ao fim.

 

PIOR É ISSO

“A Casa”, mal de audiência e sujeita ao que recomenda a igreja da Record, com seu formato descaracterizado, fica sem chances de alcançar resultados melhores. A anunciada segunda edição, com toda certeza, irá repetir a mesma água com açúcar e a audiência baixa da primeira. Não tem como.

 

FENÔMENO

Está sentado? Então olha: números fechados do Ibope – Grande SP, na terça-feira, indicaram o “A Tarde é Sua”, da Sonia Abrão, como maior audiência do dia da Rede TV!:  1,5 ponto de média. Até aí, normal. Só que a segunda, pasmem, foi a propaganda eleitoral gratuita, naquela noite do partido do Levy Fidelix (PRTB), 1,3. Não é o fim?

 

DEPOIS FALAM...

Quando daqui partem críticas a esta indiscriminada venda de horários na televisão, alguns entendem como exagero. Os resultados aí estão. Se alguém ainda não percebeu, é bom se tocar que as igrejas têm um projeto de poder, há muito tempo em andamento na política e com vistas à dominação da mídia. As perspectivas, do jeito que vai indo, são as mais sombrias.

 

GRAVANDO

Buddy Valastro, nesses próximos 20 dias, estará inteiramente à disposição da Record, preparando a próxima temporada da “Batalha dos Confeiteiros”. No ar em janeiro, dois meses de exibição e final ao vivo.

 

SEM CHANCE

Até chegou a ser cogitada a exibição da minissérie catástrofe “13 Dias Longe do Sol”, com Selton Melo, Carolina Dieckmann e Paulo Vilhena, entre outros, ainda este ano.  Só que não. A Globo, oficialmente, diz que só será em janeiro do ano que vem.

 

A TRAMA

“13 Dias” é inspirada em acidentes nacionais, principalmente os ocorridos com o Palace II e o Edifício Liberdade, no Rio de Janeiro, repetindo na série, muito do que efetivamente aconteceu. Um centro médico, de última geração, foi construído pelo  engenheiro Saulo Garcez, papel do Selton, valendo-se de materiais de qualidade duvidosa e mão de obra não especializada. Resultado: o prédio desaba. Saulo e mais oito pessoas sobrevivem nos escombros e, debaixo da terra, terão que lutar por suas vidas.

 

PLANO DE AÇÃO

Já existe um projeto na Record que visa destinar toda uma área nas suas instalações na Barra Funda para a construção do novo prédio do departamento de jornalismo. Um estudo dos mais modernos, que objetiva reunir num mesmo espaço a redação, estúdios e todo setor digital. Algo para muito breve ser colocado em prática.

 

ÚLTIMO DIA

Foram marcadas para este sábado as últimas gravações da supersérie “Os Dias Eram Assim” nos Estúdios Globo, movimentando os personagens de Sophie Charlotte, Renato Góes, Maria Casadevall, Gabriel Leone e as crianças. Daniel de Oliveira, Vitor, encerrou sua participação nas gravações de ontem, quinta. No ar, fica até o dia 18.

 

DUPLA DE FRENTE

Angélica recebe Zezé Polessa e Gaby Amarantos no “Estrelas do Brasil” deste sábado na Globo. Programa gravado em Belém do Pará.

 

BATE-REBATE

- O “Melhores do Ano”, do “Domingão”, já tem data para acontecer: dia 10 de dezembro.

- O diretor Carlos Araújo, após “Os Dias Eram Assim”, entra em férias na Globo... Mas já tem como próximo trabalho a novela “Arroz de Palma”, escrita por Edmara Barbosa, na fila das 18h.

- Rede TV! está presente no Fórum CEO Brasil, representada por Amilcare Dallevo Neto e Celso Zucatelli. Vai até domingo.

- Pessoal da Simba está animado com a possibilidade de fechar com a Net na próxima semana... Nos bastidores, o comentário é que as bases serão semelhantes as do acerto com a Sky.

- Setores responsáveis no SBT, Record e até na Rede TV! continuam considerando uma briga ruim, este entrave criado com as operadoras... O prejuízo comercial causado, todo esse tempo fora do cabo, jamais será pago a base de R$ 1 por assinante.

- Lucélia Santos será a convidada da Daniela Albuquerque, neste domingo, no “Sensacional” da Rede TV!.

- William Waack reassume na segunda-feira a apresentação do “Jornal da Globo”.

- Mylla Cristie acabou acertando com o SBT e está confirmada no elenco de “As Aventuras de Poliana”.

 

C'EST FINI

A crise também bateu forte em quase todas as produtoras de conteúdo. Muitos dos projetos que estavam previstos ainda para este ano, inclusive em sistema de parcerias com TVs, tiveram seus contratos cancelados. Algumas estão perto de fechar suas portas.

 

Então é isso. Mas segunda-feira tem mais. Tchau!

(*) Colaboração: José Carlos Nery

Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90