18/08/2017 às 13h58min - Atualizada em 18/08/2017 às 13h58min

Globo recupera o fôlego na audiência das novelas

FLÁVIO RICCO | COLUNISTA

Uma demonstração do acerto que passou a existir nas novelas da Globo é o bom resultado das suas produções em cartaz.

Entre “Malhação” e “Os Dias Eram Assim”, incluindo no meio disso as séries “Sob Pressão” e “A Fórmula”, apenas “Pega Pega” não caiu inteiramente na graça do público e é aquela que, de forma bem merecida, tem recebido as maiores críticas.

No mais é difícil encontrar uma outra fase tão auspiciosa, mesmo quando se recorre aos tempos da divisão do departamento em núcleos, todos trabalhando sob a direção geral de Daniel Filho.

Esta uniformidade de resultados é fruto de um trabalho cuidadosamente planejado por Silvio de Abreu, o atual responsável, tanto no que se refere ao que já está no ar mas da atenção ao que ainda virá pela frente.

A fila montada em quase cinco anos, em se tratando das próximas atrações, tem permitido aos autores e diretores trabalharem com tempo mais que suficiente, reduzindo a índices insignificantes as possibilidades de erro.

 

TV TUDO

EM CIMA DISSO

A segunda temporada de “Sob Pressão”, marcada também pelo excelente desempenho do seu elenco, acaba de ser confirmada pela Globo para o ano que vem. Gravações de outros 12 episódios, a partir dos primeiros dias de janeiro.

 

SILÊNCIO

Na Band, pouco se fala sobre a transmissão da Copa do Mundo, por ser um assunto restrito a sua mais alta cúpula e também porque ainda não existe nenhuma decisão sobre nada. Por enquanto, o que há é apenas o desejo de fazer.

 

APERTANDO O CINTO

Sob sério risco de não fechar a conta no final do ano, o SBT começa a colocar em prática um novo plano para enxugar despesas possíveis. E com um desenho que, pelas linhas traçadas, terá reflexos imediatos na produção dos seus programas. Acabar com o “Máquina da Fama” foi apenas uma dessas medidas.

 

MAS TEM MAIS

Nesses últimos anos, mesmo com as férias coletivas da produção, todos foram obrigados a deixar programas inéditos para o período. Agora, para evitar gastos, já existe a decisão de colocar reprises em janeiro e fevereiro.

 

NÃO TEM SENTIDO

As operadoras de TV têm que ser mais cuidadosas em algumas das suas decisões operacionais. Desde o último dia 10, com a mudança dos números de canais, os assinantes de Maricá, em vez de receber os telejornais do Rio, passaram a ser obrigados à assistir os da Inter TV, com noticiário do litoral fluminense, que nada têm a ver com eles. Erro feio.

 

FUTURO

Sobre o Jô Soares, a informação é que ele continua em férias sabáticas na Globo, após renovação de contrato no fim de 2016. Se vai voltar ao ar em 2018, ainda é uma incógnita. Porém, chama atenção o fato de a emissora ter solicitado, mês passado, renovação sobre o domínio da marca “O Programa do Jô”.

 

GRANDEZA 1

De acordo com levantamento da Kantar Ibope Media, entre janeiro e julho deste ano, 47 programas diferentes de realities shows culinários foram transmitidos nas TVs aberta e paga no Brasil. Quase 39 milhões de pessoas dedicaram ao menos 1 minuto a este conteúdo nas 15 regiões metropolitanas onde a audiência de televisão é aferida regularmente. Essas praças correspondem a 56% da população que possui TV no domicílio.

 

GRANDEZA 2

Ainda sobre este estudo do Ibope, o mesmo levantamento apontou que os realities culinários são mais consumidos por mulheres e classe A/B. Quanto a faixa etária, a população de 25 a 49 anos foi a que mais assistiu à esse tipo de conteúdo.

 

FRANCESINHA

“Tempo de Amar”, próxima das 18 horas da Globo, já tem todo o seu elenco participando das gravações. Trabalhos bem acelerados. Sabrina Petraglia, de volta às novelas, é Olímpia, que acaba de voltar ao Brasil depois de uma temporada em Paris.

 

BATE-REBATE

- Agora sim os trabalhos de “Poliana”, próxima novela do SBT, vão ganhar embalo... Com as contratações de Mel Lisboa, Dalton Vigh, Igor Rickli e Guilherme Boury, o elenco adulto também começa a ser fechado.

- Evaristo Costa, mesmo fora da televisão, continua dos mais assíduos e atuantes nas redes sociais.

- Nova novela do João Emanuel Carneiro, de acordo com a sinopse aprovada, deve seguir linha semelhante dos seus antigos trabalhos... História distribuída em poucos núcleos, movimentando apenas elenco indispensável... Aliás, o diretor Dennis Carvalho já está completamente envolvido na escolha desses nomes.

- Lair Rennó, do “Encontro com Fátima Bernardes”, participa nesta sexta do programa “No Ar Com Otaviano”, 9h30, na rádio Globo.

- Mais de meio milhão de pessoas assistiram ao “Saia Justa - Especial BH” exibido no último dia 9... O programa que deixou o GNT em quarto lugar no ranking da TV paga entre o público feminino com mais de 35 anos durante sua exibição... A última edição do projeto "Saia Justa por Aí" este ano será em Campinas, em outubro.

- Uma tristeza a notícia da morte do Paulo Silvino. Um alguém muito do bem, que dedicou décadas da sua vida ao bom humorismo.

 

C'EST FINI

Valdir Bonomi, editor chefe do “Noticidade”, de Ribeirão Preto, a respeito de nota aqui publicada, sobre a postura do jornal em nem saber abrir espaço para o outro lado, informa que de acordo com “os princípios básicos do jornalismo, o Noticidade sempre abre espaço para ouvir todas as pessoas citadas. O que acontece muitas vezes é que nem ao menos recebemos um e-mail como resposta por parte de alguns assessores. Em outras ocasiões, as respostas chegam tardiamente. Mesmo nestes casos não deixamos de divulgar a informação em edição posterior”.  Assim seja.

 

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Relacionadas »
Comentários »