Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
09/11/2023 às 08h00min - Atualizada em 09/11/2023 às 08h00min

Brabo

IVONE ASSIS
Diariamente, pessoas pagam pequenas fortunas em treinamentos em busca de se profissionalizar um pouco mais, conforme a demanda de mercado. E, hoje, com as novas tendências, entre as áreas mais concorridas está a necessidade de comunicação e de liderança. Aquele que não sabe se comunicar, automaticamente não tem liderança, e sem a arte de liderar, o sujeito está designado ao insucesso. Não se trata apenas de sucesso como gestor de empresas, ou como grandes empresários ou afins; trata-se do sucesso na vida, independentemente do cargo que ocupa. Para Welson Barbosa, autor de “Brabo: a essência da liderança genuína” (2023, p. 31): “Ainda que seja um especialista em gestão de empresas, processos, hierarquias, treinamentos [...] se não for líder genuíno, estará fadado ao fracasso”.

Pensando nessa necessidade de formação, Welson Barbosa trouxe sua vasta experiência, de forma prática e objetiva, em formato livro, a fim de que qualquer pessoa, especialmente aqueles que ocupam cargos de chefia ou que aspiram tê-lo, tenham acesso ao bom conhecimento e, assim, passem a melhor desempenhar suas funções, sob a égide da liderança genuína. Segundo o autor “É um livro para empresários e intraempreendedores, aqueles que querem ascensão em sua carreira profissional” (Barbosa, 2023, p. 31).

Welson Barbosa, ao longo de seus 25 anos de atuação na maior rede de fast-food da história, soma em seu currículo a formação de mais de seis mil líderes de negócios de sucesso, os quais se encontram atuando no mercado, cada qual em seu nicho. Para Barbosa: “Os líderes genuínos preparam seus sucessores para que atinjam um sucesso ainda maior na geração seguinte”. Quem não gostaria de aprender com um mentor desses?

Nesta sua obra “Brabo: a essência da liderança genuína, Welson Barbosa (2023, p. 31) apresenta a “caixa-preta” de bom negócio, e declara: “É preciso saber ouvir, a harmonização humana é essencial, pois somos seres emocionais, só existe empresa se existirem pessoas”.

Uma obra como esta não poderia deixar de visitar a velha e fundamental SWOT / FOFA, discorrendo sobre os pontos fortes e os pontos fracos, sobre as oportunidades e as ameaças, mas, Welson vai além, e apresenta uma estratégia própria com foco no Marketing Digital.

Como está em sua sinopse, escrita por Fernando Santos Silveira, “Brabo” “é um livro que dá a leveza e o esclarecimento que somente os verdadeiros líderes têm. Trata da realidade, com dicas e exercícios que todos podemos praticar, adaptando para nossas vidas e negócios”. Afinal, ninguém nasce líder, mas qualquer um pode se formar e se transformar em um líder genuíno, a chave de transformação está no querer, no planejamento e no cumprimento de metas de cada um.

Sobre as metas, Renato Alceu Emrich, ex-diretor nacional de operação do sistema McDonald’s no Brasil, escreveu: “Determinação, inteligência e aplicação, Welson sabe trabalhar por metas e objetivos, além de se preocupar muito em se autodesenvolver e desenvolver sua equipe...”.

Sobre formação e determinação, ao falar sobre o seu sucesso em negócios, Bruno Almeida Camargo, sócio proprietário da Subway, escreveu: “Se hoje possuo meu próprio negócio, foi muito pelos ensinamentos passados a mim por meio da mentoria que recebi de Welson Barbosa”.
E o próprio Welson Barbosa (2023, p. 62) enfatiza: “Tudo depende da criatividade, da execução e do aprofundamento em conhecimento de cada um”.

Que bonito ler uma obra assim. Uma obra que transcende a literatura até alcançar a essência humana. O mercado está sedento de menos chefes e mais líderes; assim como a sociedade está sedenta por menos ignorância e mais criatividade. Como muito bem nos ensina Guimarães Rosa, na voz de Teobaldo: Rosa (1994, p. 448), “O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem”.

Então, o segredo está, dentre outras coisas, ser corajoso, ser Brabo.



*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90