Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
12/03/2022 às 08h00min - Atualizada em 12/03/2022 às 08h00min

Quem pensa enriquece

EDMAR PAZ JUNIOR
Foto: Reprodução/Internet
Existem muitos conhecimentos que estão disponíveis a todos. Na verdade, de certo modo, há muitos ensinamentos que sabemos ter que colocar em prática, mas na maioria das situações, ou não sabemos como fazer ou simplesmente não temos noção de que devemos agir. 

Napoleon Hill apresenta um desses conceitos que acabamos por deixar passar despercebidos, o qual gira em torno da nossa forma de pensar. Não propriamente no sentido de ser um pensamento bom ou ruim, porque isso tem relação direta com o dono de cada pensamento, ou seja, nós decidimos e sabemos se um pensamento é bom ou ruim. 

A ideia que ele expõe é a de como nós atraímos aquilo que pensamos, literalmente. Aqui especificamente, a grande maioria de suas lições guardam relações com a parte financeira das pessoas, e se prestarmos bem atenção, conseguiremos aproveitar em outras áreas de nossa vida também.

“Quem pensa enriquece” não é necessariamente um manual de como ficar rico, com regras rígidas demonstrando exatamente o caminho que devemos seguir para conquistar riquezas. Como dito, tem bem mais semelhanças com princípios de vida, do que com “novas” formas de ganhar dinheiro. Gosto de fazer um paralelo, de como a nossa mente é poderosíssima, com a passagem de Lucas 18: 42, em que Jesus cura um cego: “Vá, a sua Fé te curou”. Isso não significa que não precisamos de Cristo, mas que para conseguirmos a cura, é preciso acreditar, muito. 

É exatamente esse conceito que o autor explica e demonstra através de alguns exemplos de como é possível conquistar um bom dinheiro. Não são dicas como “venda isso” ou “compre determinado material e o transforme em algo inovador”, mas, quando escreve acerca de princípios, nos mostra exercícios que vão condicionar e preparar nossa mente para trabalhar no sentido de buscar soluções que se traduzirão em ganhos financeiros para nós. Pode parecer um tanto quanto folclórico, mas não se levarmos em consideração que ele entrevistou e conviveu com mais de 500 das mentes mais brilhantes e ricas de sua época, entre elas Henry Ford e Theodore Roosevelt. 

Dividido em 15 capítulos, o autor destila ideias por exemplo de como vencer os fantasmas do medo, utilizar a imaginação, fortalecer o subconsciente, o poder da persistência, a força do conhecimento especializado, entre outros.

Um bom exemplo que gosto no livro, o qual ele intitula de “A fórmula da Autoconfiança”, são cinco passos para estimular nosso subconsciente a tomar forma e entender que quando repetimos impulsos mentais positivos, faremos com que nosso subconsciente os internalize e os reproduza de forma autônoma:

“Primeiro: sei que possuo capacidade para alcançar meu propósito definido na vida. Assim, exijo de mim uma ação persistente e contínua para atingi-lo e prometo, aqui e agora, começar a agir imediatamente.
Segundo: Compreendo que os pensamentos dominantes da minha mente, a seu tempo, se manifestarão em forma de ação física, transformando-se gradualmente em realidade material. Assim, concentrarei meus pensamentos, por trinta minutos diariamente, na tarefa de pensar na pessoa que tenciono ser, criando uma clara imagem mental do resultado.

Terceiro: Sei que, pelo princípio da autossugestão, qualquer desejo que eu guardar com persistência em minha mente acabará por encontrar um meio prático de expressar-se, a fim de atingir o objetivo por ele apoiado. Assim, devotarei dez minutos do meu dia para exigir de mim o desenvolvimento da autoconfiança.

Quarto: Escrevi claramente uma descrição do meu alvo principal definido na vida e nunca deixarei de tentar alcançá-lo, até desenvolver autoconfiança suficiente para isso.

Quinto: Percebo com clareza que nenhum bem ou posição pode perdurar, a menos que seja construído sobre verdade e justiça. Assim, não participarei de transação que prejudique qualquer pessoa. Obterei êxito atraindo para mim as forças que quero usar e a cooperação de outras pessoas. Induzirei os outros a me servirem por meio de meu desejo de servi-los. Eliminarei hostilidade, inveja, ciúme, egoísmo e cinismo, desenvolvendo amor por toda a humanidade, porque sei que uma atitude negativa em relação aos outros jamais poderá trazer-me sucesso. Farei os outros acreditarem em mim, pois acreditarei neles e em mim.”

Mesmo que fosse apenas isso, isoladamente, já seria um grande ensinamento, e de certo modo, perceptível nas entrelinhas que são atitudes relativamente simples, mas que por algum motivo desconhecido não as colocamos em prática. Trocando em miúdos, Hill demonstra através de exemplos convincentes, que uma das grandes sacadas para ter bons ganhos financeiros e conquistar riquezas é estimular uma atitude mental positiva direcionada para o caminho certo, e também não somente pensar certo, mas pensar e agir da maneira correta.

Quem Pensa Enriquece, Napoleon Hill. 






Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90