Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
20/04/2021 às 13h17min - Atualizada em 20/04/2021 às 13h17min

Quadrinhos em suplementos semanais dos jornais

LUCIANO FERREIRA
Enquanto origem das atuais revistas em quadrinhos, as tiras de jornal têm características que sobrevivem e influenciam aspectos estéticos, gráficos e temáticos. Um desses aspectos foi estabelecer que os quadrinhos seriam publicações diárias, acompanhando a periodicidade dos jornais. Porém, a fim de atender uma demanda do público, passaram a publicar aos domingos tiras e que recebiam um tratamento gráfico diferente, como ocupar um espaço maior no jornais, não só no tamanho, mas também enquanto destaque, ocupando um suplemento especial do fim de semana.

Artistas com temáticas e estilos diferentes, como Frank King e Hal Foster, tinham nesse suplemento dominical um espaço privilegiado nessas publicações, podendo caprichar ainda mais na feitura de seus quadrinhos, criando o equivalente de um grande painel nas páginas de jornais, um deslumbre expansivo em vários casos.

Algumas dessas histórias eram publicadas apenas aos domingos e essas tinham a característica semelhante a séries de TV que assistimos hoje. Era preciso obedecer a uma continuidade para se ter noção sobre o andamento da trama e acompanhar a história.

E, nesse ponto, um fator curioso é que isso influenciou a criação das revistas em quadrinhos, pois tendo em vista que é usual jogar os jornais fora depois de lidos, muitas dessas histórias acabavam se perdendo, não só o impresso, mas também a continuidade narrativa, o desenvolvimento de uma história. Somando a isso, havia também diversas sobras e quadrinhos considerados de qualidade inferior. Por isso e pela possibilidade de aumentar os ganhos financeiros, editoras de quadrinhos começaram a juntar esse material para produzir revistas. Até mesmo o formato das revistas está relacionado ao modo que as tiras e quadrinhos eram produzidos nos jornais, do qual utilizaram uma fração proporcional do que seria publicado nos jornais, para definir as dimensões das revistas de quadrinhos.

Pelas páginas dos suplementos de quadrinhos passaram diversos autores e personagens consagrados: A Turma da Mônica, personagens da Marvel, Fantasma, Flash Gordon, entre muitos outros. Com isso, toda uma estrutura comercial e fidelização artística foi criada, pois eram quadrinhos de fácil acesso, muitas vezes compartilhados ao acaso pelas pessoas que compravam ou assinavam o jornal por conta dos outros conteúdos. 

Falta muita coisa a ser relembrada e analisada sobre a relação dos quadrinhos nos jornais, mas cabe aqui uma saudação a todos que puderam desfrutar da oferta e dessa vivência. Afinal de contas, ter a grata surpresa de encontrar uma publicação caprichada de quadrinhos te esperando no sofá da sala é algo que alegra a vida dos quadrinheiros.
 

Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90