Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
26/01/2020 às 08h55min - Atualizada em 26/01/2020 às 08h55min

Para comer brincando

ALICE GUSSONI E ÉRIKA MESQUITA
Amo fazer comida para crianças. Existe uma combinação de fatores que me fazem adorar especialmente esse tema. Sou mãe de gêmeos, artista plástica e grande fã de uma alimentação saudável e bonita. Não sei bem se por sorte ou merecimento, meus filhos costumavam comer de chuchu a sushi sem fazer careta. A pizza preferida deles até hoje é a de brócolis. Mas ultimamente o paladar dos “gênios” anda mudando e tudo está ficando diferente.

Mas uma coisa que acontece com frequência é receber pedidos de ajuda de pais desesperados que querem melhorar e diversificar a alimentação dos filhotes. Me empolguei bastante em inventar pratos que despertem interesse nos pequenos. Mas existem aspectos importantes a serem considerados: seus filhos vão comer o que você come, no geral, eles são reflexos das nossas ações. Então não adianta colocar arroz, feijão e bife no seu prato e uma farta salada colorida no dele.

Todo mundo já sabe, mas faça disso uma lei na alimentação da sua família: refeições com a maior quantidade de cores que você conseguir! Uma variedade grande de alimentos proporciona uma grande e rica variedade nutricional. A falta de tempo é um mal que afeta a todos. Mas as escolhas podem ser saudáveis mesmo assim. No restaurante, por exemplo, incentive sucos naturais dando nomes divertidos: você quer tomar “suco de dente de borboleta” ou de “sorriso de galinha”?

Se a criança for pequena, dar nome de personagens aos pratos também ajuda muito. Quando os meninos eram pequenos, eu fazia um arroz com creme de espinafre e dizia que era o “Risoto do Hulk”. Era a moda da casa, eles amavam! Já hoje eles são crianças grandes. E o sucesso do momento é fazer almôndegas. No meio da carne tem cenoura, abobrinha, cebola e uma grande quantidade de saúde disfarçada que passa despercebida. E eles mesmos podem ajudar fazendo as bolinhas. Nuggets é a mesma coisa, coloco no processador junto com o frango, uma grande variedade de verduras, castanhas, linhaça e tudo mais que sua criatividade mandar. Esses dias fizemos frango com beterraba e as almôndegas ficaram rosa choque. Comida de unicórnio. 

Então hoje separei algumas dicas para se comer brincando. São ideias que podem ser sempre feitas por eles. Estimulá-los a descobrir que cozinhar pode ser divertido, e ensiná-los que comer bem é um lindo ato de autocuidado. 

RECEITAS



O Gordo Jogo da Velha: feito com tirinhas de queijo, tomate cereja e rodelinhas de azeitona. Faça vasilhinhas com suas comidinhas preferidas. Vale pedacinhos de cenoura, arvorezinhas de brócolis, etc. Vale também prêmio de chocolate para o vencedor!




Corrida Frutífera de Carrinhos: fatias de maçãs vermelhas e verdes ou peras, com rodinhas feitas de passas, damasco e pitangas, presas com palitos (por isso é importante comê-los em companhia de um adulto).



Coelhim

Ingredientes
– 1 fatia de pão de forma integral
– 1 colher de sopa de cream cheese
– 1 ovo
– 1 fatia de muçarela
– 2 azeitonas pretas (azapa)
– 1 fatia de cenoura

Preparo
Cozinhe o ovo por aproximadamente 8 minutos, reserve. Se não tiver cortadores redondos de 8 cm e 2 cm, use o fundo de uma caneca como guia, e corte um círculo na fatia de pão, e duas menores da muçarela para fazer os olhos. Corte duas pontas de azeitonas. Passe o cream cheese no pão, cole os olhos e por cima coloque os dois pequenos círculos de azeitona. Faça um triângulo com a cenoura para fazer o nariz. Descasque e corte o ovo em quatro, no sentido vertical. Use duas partes para as orelhas. E pronto!



Ratim

Ingredientes

– 1 fatia de pão de forma integral
– 2 ervilhas
– Uma fatia de queijo fresco (de aproximadamente 1,5 cm de grossura)
– 1 azeitona pretas (azapa)
– 2 fatias de cenoura


Preparo
Corte um triângulo de queijo e um círculo de pão de forma. Use duas rodelas de cenoura para formar as orelhas. Corte a ponta da azeitona formando um círculo, corte-o no meio para formar as pálpebras. Use as ervilhas como olhos, e use o restante da azeitona para fazer um pequeno triângulo no nariz.



Ovelhinhas 
Ingredientes

– Sobras de bolo
– Leite condensado
– Amêndoas em lascas
– Amêndoas inteiras sem casca
– Coco ralado
– Canetinha de confeitaria para marcar os olhos, ou um palito de dente e Nutella

Preparo
Esfarele sobras de bolo, vá acrescentando, aos poucos, colheradas de leite condensado até formar uma massinha moldável. Faça bolinhas e passe-as no coco ralado. Cole com o leite condensado a amêndoa inteira, fazendo o rosto, e outras duas lâminas, para as orelhas. Desenhe o rostinho e está feito!




*O conteúdo desta coluna é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.









 
Tags »
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90