Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
11/01/2020 às 14h00min - Atualizada em 11/01/2020 às 14h00min

Balançar no balanço

ALICE GUSSONI
Pipoca caramelada com chocolate é a receita da semana | Foto: Marcel Gussoni/Divulgação

Acredito que existem dois tipos de pessoas: aquelas cujo ano começa totalmente produtivo, cheio de energia e determinação. Outras, como eu, são como um panda que dormiu demais e só consegue descer dando cambalhotas. Subir jamais! Mesmo que as condições não sejam favoráveis e as férias precisam ser adiadas, meu corpo segue trabalhando, meu espírito segue procurando borboletas. E essas duas partes não conversam. Parte de mim quer atualizar o plano de negócios. A outra parte assiste vídeos de gatos fazendo coisas engraçadas. Enquanto isso as pessoas produtivas se matriculam na academia, no inglês. Quando as vejo, me pergunto se o dia delas também tem 24 horas. De onde vem? Do que se alimentam?  Nada as tira do prumo. São como motores eficazes que sabem o próximo passo. Já pessoas como eu, para reinicializar o sistema, precisam pôr em movimento uma locomotiva de muitas toneladas. Mas somos todos ótimos, assim, do nosso jeitinho.

Atire a primeira pedra quem não começa o ano em espírito de regime. Pelo menos o espírito. É bom tentar equalizar as coisas.
Para mim nunca foi fácil fazer regime, admito que comer é uma das minhas maiores alegrias. E nas férias acontece algo de rebelde dentro de mim, mesmo que esteja trabalhando, tem que existir um toque de liberdade. Poder ir no cinema terça-feira à tarde. Levar as crianças para o trabalho e sujar todo o chão de tinta. Inventar dezenas de novas receitas de pipoca. Eu poderia escrever um livro sobre diferentes sabores de pipoca.     

É importante regar nossas memórias afetivas. Janeiro é um terreno fértil para isso. Tem as tardes chuvosas que convidam a ver um filme, as crianças estão em casa a maior parte do tempo. Ir tomar banho de cachoeira. Falar com alguém que há tempos você não vê ou ouve. Nos permitimos ficar um dia inteiro sem responder mensagens, se perder nas horas, até mesmo nos dias. Que dia é hoje mesmo?

Férias é tempo de balanço geral. Mas aquele balanço de parquinho. Curtir o balançar da vida, sentindo o vento no rosto, ouvindo os passarinhos. É levar filhos e sobrinhos para fazer um piquenique no parque. Esse “respiro” é um ganho para o corpo e a mente. É nos permitir brincar, dar espaço para novas ideias. Muitos artigos falam sobre o quanto ganhamos quando valorizamos a qualidade do nosso tempo livre. Por exemplo: o brilhante texto do cientista e sociólogo italiano Domenico De Masi, o “Ócio Criativo”.

O livro aborda temas extremamente importantes, como por exemplo o modelo de sociedade pós-industrial, a idolatria do trabalho, e como nos tornamos cada vez mais cansados e infelizes no que diz respeito à nossa qualidade de vida. Valores pautados em aparência, idade, sexismo, competitividade acabaram por transformar em uma batalha algo que poderia ser o ato de pôr em serviço suas melhores habilidades. O trabalho é onde passamos a maior parte do nosso tempo, portanto, que a gente consiga fazer com que sejam horas bem vividas. Domenico propõe novos modelos, onde a qualidade do trabalho e sua criatividade são aprimoradas pela qualidade das suas horas livres, seu lazer, estudos, relacionamentos, etc.

Como diz minha mãe, “Tempo é o novo luxo”. Então, para celebrar o abençoado tempo de brincar, segue uma receita de pipoca de férias.
  
RECEITA
Pipoca Caramelada com Chocolate

 
Rende o suficiente para todas as crianças da vizinhança
 
Ingredientes
– 200g de milho para pipoca
– 100g de açúcar (estou bem econômica com os doces aqui em casa, mas se você quiser uma pipoca bem grudadinha, use 300g)
– 80g de chocolate
– 80g de confetes coloridos de chocolate
 
Preparo
Faça a pipoca como estiver acostumado, se preferir, pode até ser a de micro-ondas, só não pode ter sal. Derreta o açúcar em uma panela, e assim que começar a escurecer, despeje a mistura sobre a pipoca. Adicione o chocolate e os confetes. E pronto!!!!

*O conteúdo desta coluna é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.









 

Tags »
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90