Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
23/06/2019 às 13h28min - Atualizada em 23/06/2019 às 13h28min

Um ótimo bocado!

Figurinha típica, mas nem tão fácil de encontrar em algumas festas juninas, bombocado é pá-pum de fazer

JULIANA VENTURA | (A) VENTURA NA COZINHA
Foto: Divulgação
Contagiada pelo ritmo de festa junina, mas sem querer fazer mais uma canjica (ou arroz doce, paçoca, pé de moleque e pipoca), resgatei uma receita proporcionalmente saborosa e simples. Trata-se de um bombocado de fubá, figurinha menos fácil, mas ainda típica, nas festividades do mês.

A graça é o preparo, feito basicamente em três passos: bater no liquidificador, colocar na forma e assar. Mais pá-pum é impossível.
Como tantos dos nossos doces, acredita-se que o bombocado seja uma derivação de iguarias da confeitaria portuguesa. A receita evoluiu, como é normal acontecer. Grande parte das preparações de hoje (como a minha!) leva leite condensado e não açúcar e muitas gemas, como costumava ser. Mas isso é menos importante, já que o que deixa o bombocado a que estamos acostumados bem característico é o leite de coco e o fubá, ingredientes muito conhecidos em tantas receitas típicas da culinária brasileira.

O charme do bombocado é sua consistência, macia, quase gelatinosa, que o coloca em um lugar entre o bolo e o pudim. O sabor é suave, misturando coco e milho, e convidando para um café ou chá. Ou, para o caso de uma festa junina, um quentão. O preparo desta receita é muito, mas muito fácil. Leia-se: bata tudo no liquidificador e asse, como falei antes. Porém, há um ingrediente opcional, que incluiria um quarto passo à nossa preparação. Resolvi falar dele aqui, porque, de fato, não se sente sua falta, mas funciona como bom adendo.

Se quiser, depois de bater os ingredientes no liquidificador, é possível adicionar uma xícara de coco fresco à massa e misturar com uma colher ou espátula antes de verter a mistura na forma untada e enfarinhada. O coco dá textura ao doce, e o resultado é muito bom. Para um bombocado lisinho como o da foto, use apenas o leite de coco. Vamos para a cozinha? Até a próxima!
 
RECEITA
 
Bombocado de fubá
 
Ingredientes
1 lata de leite condensado
A mesma medida de leite integral
200 ml de leite de coco
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de fubá
1 colher (sopa) de fermento em pó
4 ovos
1/2 colher (café) de extrato de baunilha
 
Rendimento: 15 porções
Dificuldade: Fácil
 
MODO DE FAZER
1 - Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata por três minutos
2 - Unte uma forma com manteiga e fubá e despeje a massa
3 - Asse em forno médio por cerca de 40 minutos, até que a superfície esteja dourada e a massa ainda bem macia
Tags »
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90