Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
14/04/2019 às 06h30min - Atualizada em 14/04/2019 às 06h30min

Um bride à renovação

DENISE AFONSO E ÉRIKA MESQUITA
Foto: Denise Afonso
No próximo domingo as famílias estarão reunidas para as comemorações da Páscoa e, como acontece na maioria dos lares, estarão em volta da mesa durante o almoço. Então, como é um tema afetivo para todos os lares em todos os anos, resolvi escrever essa coluna com algumas dicas para você fazer as melhores escolhas para um dia tão importante de comunhão em família.

Vamos começar pensando no mais tradicional ingrediente do próximo domingo, o bacalhau. É um peixe bastante versátil porque pode ser feito de várias maneiras e por isso aceita vários tipos de vinhos sem grandes mistérios.

Para as receitas mais secas, aquelas que levam menos molho e azeite, os vinhos mais indicados são os brancos e os verdes. Para quem não está muito acostumado com os vinhos verdes, é bom lembrar que são produzidos numa região demarcada no noroeste de Portugal e tem uma característica peculiar que são as “agulhas”, uma efervescência que causa uma sensação na língua semelhante a pequenas “agulhadas”, agradável e muito refrescante.

No mercado, em geral, aqui de Uberlândia existem boas opções em lojas especializadas e supermercados, mas fique atento para a safra do vinho, porque os verdes são feitos para consumo imediato, no máximo em 2 anos. Se for escolher outro vinho branco a regra é a mesma: prefira os mais jovens.

Já para as receitas que levam mais azeite, com mais molhos e condimentos, é possível harmonizarmos o bacalhau com tintos leves, com menos taninos e mais frescos, preferencialmente com pouca ou nenhuma passagem por madeira. Um tinto mais pesado, com muitos taninos, poderá ficar estranho com o peixe, dando uma sensação metálica no paladar. Então, opte por um tinto jovem de regiões como o Dão ou do Alentejo, por exemplo.
Mas o melhor fica para o final, porque a sobremesa deste dia normalmente é chocolate, que pode ser harmonizado com muita facilidade com um cálice de Porto, um vinho fortificado porque são elaborados com a adição de aguardente vínica para interromper a fermentação iniciada com as uvas recém colhidas. Essa adição faz com que o teor alcoólico seja mais alto (algo em torno dos 19%) e o teor de açúcar também. Harmonização perfeita.
Os preços de vinhos do Porto variam bastante, mas os mais simples são encontrados nos supermercados e lojas de Uberlândia com alguma facilidade. Os estilos escritos no rótulo indicam seu tipo de envelhecimento. Os que trazem a indicação Ruby são mais jovens, de coloração mais escura e podem não passar por madeira. São mais simples que os Tawny, que são envelhecidos necessariamente em madeira.

É importante seguir uma dica dos portugueses para servir o vinho do Porto: a temperatura ideal é em torno dos 15 graus para que você possa aproveitar melhor os aromas e sabores. Não sirva o vinho gelado, como vejo muito por aí. Feliz Páscoa a todos!

Bacalhau à moda portuguesa

Ingredientes
  • 1 kg de bacalhau dessalgado e em pedaços médios
  • 500 gramas de batatas laminadas
  • 3 unidades de cebolas médias
  • 3 unidades de pimentão (um de cada cor)
  • 5 unidades de tomates sem pele cortados em fatias
  • 2 cabeças de alho inteiro
  • 100 gramas de azeitonas pretas grandes
  • 4 unidades de ovo cozidos e cortados ao meio
  • a gosto de cheiro-verde picado
  • 1 ramo de tomilho
  • a gosto de azeite de oliva extravirgem
Modo de preparo
Em uma tigela refratária, disponha as batatas como escamas, fazendo camadas de bacalhau, pimentões, tomates e cebolas, aleatoriamente, até acabarem os ingredientes. Finalize a montagem colocando os pimentões e as azeitonas. Regue com azeite extravirgem e coloque para assar por 30 minutos em fogo alto. Depois de assado, salpique cheiro-verde e componha a montagem com os ovos. Sirva acompanhado de arroz branco.
 
Nota da colunista
Na semana que se passou, Ireni, nossa ajudante há 16 anos, fez aniversário. Aproveitamos a oportunidade para fazer uma linda mesa, o seu prato preferido, e quase nunca consumido: Bacalhau e um bolo para comemorar seus 50 anos.
Tags »
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90