Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
08/02/2019 às 11h26min - Atualizada em 08/02/2019 às 11h26min

O lugar do artesanal na nossa vida

DENISE AFONSO
Em cada peça, uma surpresa diferente. Um trabalho demorado, detalhista, caprichado e feito à mão. Nos últimos anos, designers e artistas em todo o mundo tem se dedicado a resgatar técnicas artesanais, ressignificando objetos do cotidiano e trazendo um sopro de ar fresco ao universo do design. Mas o que explicaria esse retorno do trabalho manual? Os motivos podem ser vários - vocação, vontade de desacelerar, desejo de criar, mas o objetivo é um só: priorizar o toque humano e uma produção mais consciente ao invés da industrialização desenfreada. Sim, a causa é nobre. Vamos levantar a bandeira do slow design e do trabalho autoral.

Hoje, em tempos do digital e instantâneo, o artesanal vem nos lembrar o valor do que é único, exclusivo e pessoal. Louças de cerâmicas produzidas artesanalmente têm atraído a atenção e se tornando o desejo de consumo de chefs profissionais e de quem gosta de se aventurar na cozinha de casa. Seguindo a tendência na busca pelos pequenos fornecedores, restaurantes e bares investem em cerâmicas exclusivas.

Pequenos ateliês e ceramistas de Uberlândia já sentem esse aumento na procura por peças utilitárias. São pratos, bowls, xícaras, copos, jarras, saleiros e manteigueiras, todas essas peças valorizam as preparações culinárias. Que "comemos com os olhos" não é nenhuma novidade. Por isso, uma louça bonita e uma mesa bem-posta podem transformar uma refeição em uma experiência além dos sabores.

Algumas dicas importantes para você observar na hora da escolha:
Atente-se se as peças são empilháveis, resistentes e se as cores se harmonizam entre si e com a comida, pois é necessário a sintonia entre a louça e o que será servido. O prato funciona como uma tela. Cozinhar e poder coordenar com o prato que está no louceiro é como escolher uma roupa! O prato esconde ou valoriza o trabalho e tem um apelo visual que é importante quando você começa a comer. Exemplos: um prato azul para servir frutos do mar ou um prato oval para servir um ovo e assim você vai exercitando sua criatividade.

Uma peça artesanal é também uma herança para a vida toda e leva o seu tempo para ser gerada. São em média 20 dias entre os primeiros passos da manipulação da argila até o acabamento final. A cada queima uma surpresa, porque o processo muda a textura e a cor aplicada sobre a peça. Acaba sendo um ótimo exercício para trabalhar a ansiedade.

A cerâmica é uma das artes mais antigas do mundo. Esse material é reconhecido historicamente por sua resistência, e na atualidade, seu uso está muito associado a utensílios de cozinha e objetos decorativos. Vale lembrar que existem inúmeros tipos de cerâmicas devido à nossa riqueza cultural de nosso povo e também do nosso solo, já que a argila, a principal matéria prima utilizada na produção de cerâmica, é encontrada abundantemente em todo território nacional, dos mais variados aspectos, que são usados tanto na fabricação de utensílios como para fins medicinais e estéticos.

Importante lembrar também que a cerâmica e a porcelana são materiais diferentes. A porcelana é envolta por uma camada de esmalte transparente, é vitrificada e não possui porosidade. Já a cerâmica é mais pesada, granulada e opaca com uma aparência mais rústica.

Argila, água, tinta, pedra... materiais simples que viram poesia nas mãos de quem sabe se expressar por meio deles. Elas trazem mais poesia a rotina e também aos momentos de encontro. Afinal, quem não gostaria de receber a família e os amigos com uma linda coleção de louças artesanais, cheias de peculiaridades e produzidas com todo carinho?
 
BOLO LOW CARB DE CACAU COM MAÇÃ DESIDRATADA
(Criação: Chef Rudolph Parreira)
COBERTURA:
Unte uma forma média de bolo com azeite de oliva
Salpique cubos de maçã desidratada, quinoa vermelha e linhaça marrom no fundo da forma já untada. Dá o efeito de cobertura no bolo quando você desenformar

INGREDIENTES SECOS:
 Xylitol= 20g (48kcal)
Sal = 0,03g de sódio (0kcal)
Farelo de aveia = 100g (246kcal)
Aveia em flocos = 50g (165kcal)
Cacau em pó = 10g (10kcal)
Farinha linhaça marrom = 50g (265kcal)
Canela em pó = 0,05g (1kcal)
Alecrim em pó = 0,05g (1,3kcal)
Hortelã em flocos = 0,05 (0,04kcal)
Fermento químico = 1 colher de sopa cheia
 
INGREDIENTES "ÚMIDOS":
Ovos = 04 (280kcal)
Maçã desidratada cubos = 30g (96kcal)
Iogurte light sem lactose = 140g (383,6kcal)

MODO DE PREPARO:
Aqueça o forno a 180 graus
Em uma bacia média, misture os ingredientes secos
Em outro recipiente, misture os ingredientes "úmidos"
Despeje a mistura de ingredientes "úmidos" na bacia que estiver com os ingredientes secos
Misture bem, com uma colher (gosto de usar a de madeira)
Despeje na forma média de bolo
Deixe assar entre 40 e 45 minutos (vai depender da potência de seu forno).
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90