Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
04/05/2018 às 11h01min - Atualizada em 04/05/2018 às 11h01min

Profissionais da Globo são desafiados a fazer uma TV sempre melhor

FLÁVIO RICCO* | COLUNISTA
 
A diferença da Globo em relação às demais é que, desde que ela existe, o dono se colocou na posição de dono. Roberto Marinho realizou, como todos os outros, o seu desejo de ter uma televisão, mas deu a ela uma direção profissional, via Walter Clark e Boni. A Excelsior quase chegou a ser a mesma coisa, porém se perdeu rapidamente em meio a tantos problemas.

A Tupi, depois do Chateaubriand, inventou um condomínio que foi a sua desgraça. E quanto às demais, as que existiram antes e as de agora, todas sempre tiveram ou ainda têm os seus donos com senhores da situação. Silvio Santos, além de proprietário e apresentador, também sempre se apoderou de outras funções, assim como acontece na Band, Rede TV! e Record, esta com outros, diferentes e piores agravantes. Há a insistência em transformar pastores da sua igreja em especialistas em televisão.

Como resultado de tudo, a Globo desde quase sempre em primeiro lugar. Uma liderança que, concorrência do lado de fora não assusta, parece desafiar os seus próprios valores a fazer uma televisão melhor. Antes assim.
 

TV TUDO

O QUE MUDOU?
A Band tinha como diretor Diego Guebel, alguém com forte oposição interna e que sempre encontrou resistências para colocar suas ideias. Ainda assim conseguiu alcançar alguns bons resultados – “CQC”, “Liga”, “Masterchef” e companhia bela. Agora, sob nova direção, a Band teve aprovada uma série de lançamentos, nenhum com resultados animadores até agora.

VALE LEMBRAR
Diego Guebel, quando passou por lá, sentiu que alguma coisa precisava ser feita para evitar que um dia os religiosos viessem a ocupar novos espaços. Além da faixa no meio da noite e madrugada, pudessem invadir outros espaços como acaba de acontecer com o “Brasil Urgente”.

PLANO DELE
Guebel deu, então, a ideia de destinar toda a faixa da manhã às igrejas das diversas bandeiras e iniciar a operação da Band ao meio-dia. Que a partir deste horário ela se transformasse numa TV de verdade. Não toparam. Pena.

ESTÁ NA CASA
José Mayer permanece afastado das novelas da Globo. Depois daquele acontecimento, que envolveu uma figurinista da emissora, ele nunca mais foi chamado para nenhum trabalho. Mas continua contratado.

4K
Dia desses aqui se questionou o silêncio das emissoras sobre a transmissão em 4K da Copa da Rússia. O SporTV fechou acordo de exclusividade para TVs conectadas com a Samsung, que terão acesso ao App. Samsung que também é uma das patrocinadoras do mundial.

NA PARALELA
Além deste acordo, o SporTV está negociando com as operadoras de TV paga o fornecimento do sinal 4k para aqueles que se dispuserem a introduzir experimentalmente esta tecnologia. O problema é conseguir os decodificadores 4k a tempo. Estamos a pouco mais de um mês da Copa.

DEMISSÃO
Paula Utimura, diretora de arte e cenografia das novelas infantis do SBT, foi dispensada na última semana depois de 10 anos de serviços prestados. Excelente profissional. Eron Reigota, que já é responsável por toda cenografia da linha de shows, passa a acumular mais esta função. 

É UM CRAQUE
O “Programa Silvio Santos” tem lá as suas atrações, mas funciona única e exclusivamente em cima da figura do seu apresentador. O resultado seria trágico fosse outro em seu lugar. Resultado: em abril, pelo 13º mês seguido, o programa ocupou a vice-liderança em São Paulo, com de 32% no comparativo com abril do ano passado (a média foi de 8,7). No Rio, então, já são 55 meses atrás apenas da Globo, enquanto na audiência nacional, PNT, o “PSS” é vice-líder pelo 37º mês consecutivo.

OS VELHINHOS SE DIVERTEM
É curiosa essa situação de audiência, em se tratando do SBT. Não bastasse apenas o caso de Silvio Santos, outro programa com resultados sempre interessantes é a “Praça”, do Carlos Alberto de Nóbrega.

ENTREVISTA
Na noite desta sexta-feira, Mariana Godoy recebe a cantora Gretchen em seu programa de entrevistas na Rede TV!. No bate-papo, o reality show “Os Gretchens”, no Multishow,  as críticas que recebe nas redes sociais, entre outros temas. 

BATE-REBATE

- Giovanna Ewbank está definida como nova apresentadora do “Superbonita” do GNT... Passa a formar dupla com Karol Conka... O programa é aquele mesmo que já teve várias personalidades no seu comando, como Ivete, Luana e Grazi Massafera, entre outros.

- Na noite desta sexta, 22h30, o “Música na Band” exibe o show “Eu e Você de Novo”, da dupla Edson & Hudson.

- Hoje são muitos os ex-jogadores de futebol como comentaristas. Nada contra ninguém... Mas também não faltam bons comentaristas, que não foram profissionais da bola e nem por isso deixam de ser precisos em suas análises... Wagner Vilaron, por exemplo, é um desses.

- O Riocentro, em Jacarepaguá, foi o local escolhido para a realização do concurso “Miss Brasil”, dia 26, com transmissão da Band.

C'EST FINI
Ingrid Guimarães deu início, no Rio, às filmagens do “De Pernas para o Ar 3”, que levou mais de 8 milhões de pessoas aos cinemas em suas duas versões anteriores. O elenco da vez, além dela, conta com as participações de Bruno Garcia, Denise Weinberg, Samya Pascotto, Eduardo Melo, Duda Batista, Cristina Pereira, Claudia Mauro, Stepan Nercessian, Vicent Mangado e Maria Paula. Lançamento em dezembro.

Então é isso. Mas segunda-feira tem mais. Tchau!
(*) Colaboração: José Carlos Nery
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90