Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
20/04/2018 às 09h26min - Atualizada em 20/04/2018 às 12h26min

Presença da mulher nos programas esportivos não tem volta

FLÁVIO RICCO* | COLUNISTA
 
O que até bem pouco tempo via-se ou se considerava exceção à regra, a presença da mulher no noticiário e transmissões esportivas veio a se tornar absolutamente imprescindível. As experiências da rádio Mulher, isso ainda nos idos dos anos 70, com uma equipe inteira transmitindo jogos do campeonato paulista ou o pioneirismo e atrevimento da desbravadora Regiane Ritter, foram importantes para o surgimento e aperfeiçoamento de profissionais inteiramente dedicadas a este ofício.

Uma realidade, ao mesmo tempo agradável e relevante, e que não tem volta. É daí para muito mais, para funções que não se restringem apenas a apresentação de programas, reportagens ou participações especiais, mas até no ofício da narração e comentários, experiências que Globo, Band, ESPN e Fox Sports têm procurado ampliar na medida do possível.

Elas passaram a ser muitas. Mais que quebra de preconceito, uma realidade que a imprensa no geral não consegue mais renunciar.
 

TV TUDO 

EM CIMA DISSO 
É curioso observar como antes, até bem poucos anos, as mulheres não valorizavam a possibilidade de seguirem carreira no jornalismo esportivo. Hoje sim. São muitas, em quase todas as emissoras, batalhando seu espaço.

"SEXO" GARANTIDO 
A produção do “Amor & Sexo”, na Globo, já vai dar início aos trabalhos da nova temporada do programa. Gravações entre junho e julho e lançamento previsto para outubro ou novembro. Em meio a isso, ainda na parte que toca a Fernanda Lima, existe a questão da segunda temporada do “Popstar”, que vai estrear em setembro.

ESPELHO DA VEZ 
Rita Guedes está no elenco da terceira temporada da série "1 contra Todos", estreia do Fox Premium, na próxima segunda, às 22h30. É o seu trabalho de volta ao Brasil depois de 10 anos nos Estados Unidos. A personagem, Telma, uma mulher casada com político, que vivia no luxo e troca de favores. Lembra quem?
 
NO LIMITE 
Em medida combinada com a Globo, Walcyr Carrasco vai atrasar a entrega dos momentos finais de “O Outro Lado do Paraíso”. Só vai fazer isso na véspera do último capítulo. Ladainha de todo final de novela. O discurso nunca é diferente.

VAMOS COMBINAR 
Se existe mesmo o desejo de não deixar vazar final de novela, por que a Globo nunca foi fundo no assunto e agiu com maior severidade em cima disso? Não tem outra: ou não existe como evitar ou, apesar do cineminha, jamais se deu ao caso a importância que deveria.

DAS SETE
Em “Deus Salve o Rei”, capítulo da próxima terça-feira,  Afonso (Romulo Estrela) é traído pelo rei Otávio (Alexandre Borges) e levado para uma pedreira.
 
VALEU POR TUDO
A presença do Jô, na noite de quarta e ontem, foi muito mais que um momento especial no programa do Porchat. Fez bem a Record em dividir o programa em duas partes, para não perder nada do que foi gravado. Valeu por tudo. A única crítica, o excesso de “pi” na edição, algo absolutamente desnecessário e dispensável naquela altura da noite. No mais, 10.

É POR AÍ 
Hoje, com Porchat, Pedro Bial e Danilo Gentili, o crescimento da qualidade no fim de noite da TV, acaba por se tornar incontestável. Todos eles, a seu jeito e maneira. Bial, por exemplo, nesta sexta-feira, até vai cantar, plenos pulmões, com a dupla Chitãozinho e Xororó.

PODE DISPARAR 
Depois de todos os detalhes conferidos, a Sony recebeu de Roberto Carlos sinal verde para lançar, ainda este mês, o primeiro DVD da banda “RC na veia”, reunindo músicas dele com novos arranjos e identidade rock'n'roll. O projeto foi gravado em outubro e tem participação de Digão, Toni Garrido, Andreas Kisser e Rogério Flausino, além do próprio Roberto, em duas músicas. Dudu Braga, filho do artista, é baterista da banda.

FESTA DO DAN 
O “Fim de Expediente”, do Dan Stulbach, completa hoje mais um aniversário na rádio CBN, o 12º, com direito a festa no Teatro Faap e convidados especiais. Jô Soares e a jornalista Andréia Sadi entre eles. O programa tem a participação fixa do escritor José Godoy e do economista Luiz Gustavo Medina.

JUSTUS NA BAND 
Band e Roberto Justus fecharam contrato de parceria, no início da noite de quarta-feira, para a produção de três temporadas de “O Aprendiz”. O próprio Justus, satisfeito, admite: “É um formato que tem tudo a ver comigo. Serão muitas as novidades na sua volta”.

BATE-REBATE 

- SBT ainda não definiu se a estreia de “As Aventuras de Poliana”, sua nova novela, será no dia 15 ou 16 de maio.

- Tom Cavalcante e a Formata pretendem rodar ainda este ano a parte 2 de “Os Parças”.

- Jornalismo da Record trabalha com a possibilidade de realizar debates no primeiro e segundo turnos das eleições... As datas serão apresentadas aos partidos já nessas próximas semanas.

- Toda a família Abravanel começa a retornar ao Brasil a partir de hoje... Silvio Santos e dona Iris devem chegar no domingo... Mas ainda não há uma definição se ele retomará as gravações na próxima terça ou na quinta-feira.

- Na Record já existe a decisão que a estreia de “Jesus” só será em agosto... Entre o final de “Apocalipse” e o lançamento da nova novela serão exibidas duas séries bíblicas, as histórias de Lia e de Ruth.

- Apesar de todos os problemas que tem apresentado, o planejamento de “Deus Salve o Rei” será mantido... A dramaturgia da Globo não trabalha com a possibilidade de antecipar o final da novela. 

C'EST FINI 
A Globo promove a partir desta sexta-feira no IED Rio (Istituto Europeo di Design), com entrada gratuita, uma exposição sobre a novela “Deus Salve o Rei”. Vai até o dia 13 de maio e conta com elementos de figurino, cenografia, produção de arte e caracterização. A ideia é realizar este trabalho também em São Paulo.  

Então é isso. Mas segunda-feira tem mais. Tchau!
(*) Colaboração: José Carlos Nery
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90