02/04/2018 às 17h38min - Atualizada em 02/04/2018 às 17h38min

SBT e Record não param de se pegar por causa do Ibope

FLÁVIO RICCO* | COLUNISTA

A recomendação sempre existiu, mas como as TVs insistem em passar por cima, o Ibope proibiu a divulgação de resultados fragmentados de audiência. Como exemplo mais descarado e constrangedor, comunicações de que tal programa ocupou a liderança por “x” insignificantes minutos. Não há nada mais ardiloso que isso.

Aliás, a questão da audiência e comunicação de números, de uns tempos para cá ficou polarizada entre SBT e Record, apenas as duas, e uma sempre cutucando a outra nos releases distribuídos. Algo que até pelos termos ou tratamento empregados invade os limites da mais absoluta hipocrisia. Em vez da citação direta, há sempre a preferência ou obrigatoriedade em usar o termo “concorrente”, mas só entre elas, sem qualquer referência às demais, nem mesmo a Globo, “trocentos” pontos acima das duas.

E uma babaquice que se amplifica, na medida em que a disputa sempre se dá na raia mais miúda ou que raramente extrapola a casa dos centésimos ou milésimos. Fórmula 1 perde. O que ganham com isso é que ninguém explicou até agora.
 

TV TUDO

CHEGANDO AQUI 
Diego Guebel, ex-Band, acaba de assumir a presidência da produtora de formatos Boxfish. Há um ano em atividade na Espanha, a empresa agora irá ampliar as suas atividades na Argentina e Brasil, trabalhando na criação e desenvolvimento de formatos para televisão.

PRIMEIRO DIA 
Joyce Ribeiro assume, a partir desta segunda-feira, 21h15, a apresentação do “Jornal da Cultura”, como um novo desafio na sua carreira. A exemplo do que já existia nos tempos do Willian Corrêa, caberá agora a ela a tarefa de receber diferentes e conceituados comentaristas das mais diversas áreas.

TRABALHANDO NISSO 
A direção da Band não trabalha com a possibilidade de estrear o programa de humor, do Stepan Nercessian, tão já. Há a possibilidade de ser em maio, mas também são grandes, até maiores, as chances de ficar para o segundo semestre.

FORA DE CENA 
Devido ao pacote de estreias, o “Repórter Record Investigação”, do Domingos Meirelles, vai perder espaço na programação da Record.  A atual temporada termina no dia 16 de abril e logo depois, dia 23, o espaço será ocupado pelo “Power Couple” do Gugu. E não tem volta assegurada. O que ainda está sendo exibido, sem nada inédito, são reprises dos programas premiados.

A IDEIA É ESSA 
Na Rede TV! há mesmo a intenção de ampliar a sua programação e transmissões esportivas. Existe todo um trabalho em cima disso. Porém, a sua realidade é que não aponta para isso. Além do vôlei, nas tardes de sábado, o único produto do gênero existente, “Bola na Rede”, é apresentado às 2 e meia da manhã das segundas-feiras.

SEM GRAÇA NENHUMA 
Tudo bem que o humor mudou, agora é feito de maneira diferente, mas nada pode justificar fases tão negativas de dois deles, “Zorra” e “Tá no Ar”. Ruindade que não se dá por falta de condições, produção, elenco ou capricho na realização. É falta de graça mesmo. Em vez de fazer rir, chega a causar tristeza.

BAIXA 
No Rio, a Record demitiu a diretora de programação Anna Cristina Almeida. O fato causou um misto de surpresa e revolta entre funcionários, porque era única mulher em cargo executivo. Sobre o assunto, a emissora enviou a seguinte resposta:
“Confirmamos a troca de profissionais na área de programação. Estamos em processo de seleção de novo profissional para a área”.

ACERTOU 
Reynaldo Gianecchini está de contrato novo na Globo. Vínculo de longa duração. Nesses próximos dias já haverá uma decisão sobre seu próximo trabalho.

REDES SOCIAIS (1) 
Vai acontecer no dia 15 próximo, em Nova York, a 10ª edição do “The Shorty Awards”, que tem como objetivo homenagear as melhores ações e iniciativas em redes sociais. E que tem como premissa a ideia de que elas têm o potencial de lançar novas estrelas, dar início a movimentos sociais e até mudar o mundo.

REDES SOCIAIS (2) 
Duas ações da Globo foram reconhecidas pelo “The Shorty Awards” e receberão o “Audience Honors”. A primeira, a volta da personagem Cuca, em ação do Globoplay, enquanto a outra, o lançamento da edição 2017 do Cartola.

BATE-REBATE 

- Não foram poucos os elogios à postura da Globo, ao renovar contrato com Laura Cardoso,90, por mais 4 anos... Porém, vale registro também para Reynaldo Boury, que completou recentemente 86 anos... E segue firme e forte na direção de novelas do SBT.

- Ratinho recebe nesta quarta-feira, no seu “Boteco”, Gusttavo Lima e Maiara e Maraisa.

- A atriz Paula Picarelli lança dia 12, pela editora Planeta, o livro “Seita: o dia em que entrei para um culto religioso”.

- Eduardo Semerjian grava como Salvador, o vilão de  “As Aventuras de Poliana”, nova novela do SBT.

- O elenco de “Segundo Sol”, nova novela das 21h da Globo, retoma hoje gravações no Rio de Janeiro... Porém, uma equipe permanece trabalhando na Bahia.

- Ficou para dia 25, às 22h45, a estreia da nova temporada do “Batalha dos Confeiteiros” na Record... Fugiu do “Masterchef”, mas terá pela frente o Ratinho e o futebol da Globo. 

C'EST FINI
O novo programa de Glenda Kozlowski, “As Matrioskas”, vai estrear nos sábados da Globo, a partir de 5 de maio, bastante “esvaziado”. Isso porque decidiram mostrar os 6 episódios, antes, no GNT. A exibição começou na última sexta-feira.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!
(*) Colaboração: José Carlos Nery
Relacionadas »
Comentários »