Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
29/03/2018 às 09h05min - Atualizada em 29/03/2018 às 09h05min

TV usa internet como nova ferramenta para medição de audiência

FLÁVIO RICCO* | COLUNISTA

Já de algum tempo, mas muito mais agora, o fornecimento puro e simples dos números do Ibope, mesmo com a sua enorme importância e representação, deixou de ser a única forma disponível para medir o desempenho de qualquer produto na televisão. As mídias sociais, como outra ferramenta, também passaram a contribuir de maneira bem importante, hoje já considerada indispensável, neste serviço de aferição. E isto no que se refere às emissoras e ao mercado. Passar por cima disso é atraso de vida.

Entre esses meios, o Twitter é o que veio a ser mais utilizado, pelo que oferece em instantaneidade e repercussão. O próprio Ibope, em várias oportunidades e como uma mão beijando a outra, tem divulgado o resultado no Twitter.  A noite de terça-feira pode servir como último grande exemplo. No momento em que o “Big Brother Brasil” vivia mais um dia de eliminação, na Band, o “Masterchef”, mesmo em outro início e pelo elevado número de postagens, também já despertava a atenção de muita gente.

Apesar dos fã-clubes e reações mais apaixonadas, não tem mais como desprezar sua utilidade ou ignorar esses efeitos.
 

TV TUDO

VOLTANDO AO ASSUNTO 
Para tornar ainda mais claro, o SBT pede para voltar ao assunto. Então é o seguinte: nenhuma entrevista com políticos deixou de ser exibida. Todas gravadas foram levadas ao ar.

LETRA DE FORMA 
A partir de agora, portanto, no caso dos vários programas do SBT, não serão mais permitidas as participações de políticos candidatos. Entre outras razões para evitar os sempre inevitáveis pedidos de resposta.

ENTREVISTA 
Maitê Proença será a entrevistada de Daniela Albuquerque no “Sensacional” desta quinta-feira, a partir das 22h45, na Rede TV!. A atriz conversa sobre os seus mais de 40 anos de carreira e o recente ”A Mulher de Bath”, um monólogo baseado em texto do século 14, dirigido por Amir Haddad.
 
FEITO FORA 
“A Fuga”, baseado formato “Raid The Cage”, um dos quadros do “Agora é com Datena”, não será gravado nos estúdios da Band. Vai ser feito fora de lá, em um local na Barra Funda, com produção da Floresta.

APROVADO 
Segundo a Band, o projeto de cenário do “Agora é com Datena” está aprovado e os pilotos vão começar no outro fim de semana. Ainda se trabalha com o mês de abril para a estreia. A ideia é não passar disso, mas de jeito nenhum.

NO MERCADO 
A exemplo de Celso Zucatelli, Mariana Leão também deixa a Rede TV!, neste encerramento de março, final do seu contrato. Agora é partir para novos desafios. Do trio contratado para o “Melhor pra Você”, apenas Edu Guedes segue com seu programa das manhãs.

CAMPO DE JOGO 
A Band, com o comparecimento de toda equipe responsável, usou as quadras do vizinho Clube Paineiras, no Morumbi, para gravar chamadas da transmissão de Roland Garros. O torneio, com transmissões no BandSports e final na aberta, será disputado entre 27 de maio e 10 de junho.

LÁ FORA 
“Justiça”, minissérie da Globo, escrita por Manuela Dias e direção de José Luiz Villamarim, em 9 de abril, vai estrear na argentina Telefe. Faixa nobre de lá. Mas com título diferente, "Justicia - Por Mano Propria".

TRABALHO ENCERRADO 
Bruno Gagliasso já terminou sua participação nas filmagens de “Loop”, em grande parte realizada em Cuiabá. Mesmo sem a presença dele, os trabalhos só serão concluídos no início da próxima semana. Branca Messina, Roberto Birindelli e Zé Carlos Machado são outros nomes importantes do elenco. Lançamento ainda em 2018.

PRÓXIMA BÍBLICA 
As gravações de “Jesus”, substituta de “Apocalipse”, vão começar em 15 de junho. É o que ficou estabelecido entre a Record e a parceira Casablanca. A estreia continua prevista para agosto. O que ainda continua indefinido, já como um drama, é a escolha do elenco.

BATE-REBATE 

- No que se refere à Liga dos Campeões, a Band continuará dividindo as suas transmissões... Na terça que vem, Real Madrid e Juventus, terá narração de Oliveira Andrade e comentários do Neto... Na quarta, Barcelona e Roma, Ulisses Costa e Denílson.

- Programa diário é sempre um grande desafio, especialmente a tarefa de conseguir bons resultados... Mesmo com esta e outras tantas adversidades, o Ronnie Von continua como uma das melhores atrações, todas as noites, na TV Gazeta.

- A Band também não tem nada definido se irá ou não enviar equipes do esporte ou do jornalismo para a Copa da Rússia... Pelo menos até agora não existe nenhuma movimentação neste sentido.

- Começaram em Montevidéu as filmagens de “Veneza”, segunda incursão na direção de Miguel Falabella no cinema, 10 anos após Polaróides Urbanas... E com um elenco respeitável, entre outros, reunindo Dira Paes, Carmem Maura, Eduardo Moscovis, Danielle Winits, Carol Castro e André Mattos.

- Ramon Gomes, repórter e apresentador bastante conhecido no Ceará, é o novo contratado da Rede TV!... E já no exercício das suas funções, também passou a ser peça importante no jornalismo da rede, trabalhando na cobertura dos casos de violência em todo o estado. 

- Geraldo Luis gravou com Adele Fátima para o próximo “Domingo Show”, na Record.    

C'EST FINI
Claudete Troiano, em seu “Santa Receita” desta quinta-feira na TV Aparecida, vai mostrar uma reportagem sobre os  bastidores da encenação da Paixão de Cristo, em Nova Jerusalém, no Pernambuco. Trabalho da repórter Abiane Souza e do cinegrafista Robson Carvalho.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!
(*) Colaboração: José Carlos Nery
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90