19/03/2018 às 15h25min - Atualizada em 19/03/2018 às 15h25min

Disputa Globo e Record não se limita mais ao Rio e São Paulo

FLÁVIO RICCO* | COLUNISTA

Mais que um caso isolado, há um indicativo bem significativo na transferência de Jéssica Senra da TV Record Itapoan para a TV Bahia, afiliada da Globo, efetivada há poucos dias. A leitura disso é que, em se tratando do jornalismo, a disputa pelos bons profissionais não está mais restrita a São Paulo e Rio de Janeiro, cidades que servem de sedes para as principais cabeças de rede.

O caso da Jéssica é exemplar, mas não foi o primeiro. Na metade do ano passado, na mesma Bahia e como antecedente, a Itapoan foi quem tirou Patrícia Abreu da TV Bahia, esta, na ocasião, apresentadora do “Globo Esporte” local. Uma disputa que promete se intensificar nos próximos tempos e se estender para outras praças também importantes, em vias ou saudáveis condições de aquecer o mercado como um todo.
 

TV TUDO

IDEIA É DELE 
Está previsto para este ano, muito antes que se imagina, o lançamento de um programa sertanejo no SBT. A certeza disso é que a ideia partiu do próprio dono, Silvio Santos. Ele mesmo, inclusive, prometendo definir a dupla responsável pela sua apresentação.

SHOW DA MANHà
O título é ou foi de outra emissora, mas o Ricardo Boechat, no rádio, todos os dias na BandNews, chama a concorrência pra dançar. Show. Admirável a sua disposição de, logo cedo, ficar pilhado daquele jeito e fazer um programa tão interessante, com a participação muito especial do José Simão.

POR QUE NÃO? 
Aí a Band, televisão, que tem o Boechat em suas fileiras, subaproveita um profissional de tamanha capacidade. Isso é que é impossível de entender. O que vai ao ar todas as noites, também com a sempre precisa participação da Paloma Tocci, é um programa de comerciais com um telejornal no meio. A cada uma ou duas notícias, sete ou oito minutos de intervalo.

DINHEIRO EM CAIXA 
A Record tem, hoje, na venda de produtos para o mercado de fora uma das suas principais fontes de renda, no todo, sempre agregando valores bem importantes. As novelas e séries, claro, como itens principais. Que isto sirva de incentivo para ampliar e qualificar ainda mais as suas produções.

A PROPÓSITO 
Record fechou parceria com a Sentimental Filmes para a realização da série “Lendas Urbanas”. Serão vários episódios, o primeiro deles com Natália Lage e André Bankoff já escalados.
 
LONGE DAQUI 
Está prevista para agosto a estreia de “O Candidato Honesto 2 – O Impeachment”, com Leandro Hassum. Portanto, depois daquela fase “tudo depois do carnaval”, tem também o “depois da Copa”. A exemplo de muitos outros brasileiros, o ator também passou a morar nos EUA, mas virá para o lançamento.

DESCANSO DE IMAGEM 
Hassum, aliás, decidiu ainda desacelerar o ritmo de trabalhos e investir em qualidade de vida. Houve um tempo, na Globo, em que ele estava em todo lugar.

QUESTÃO DE SOBERANIA (1) 
O Nat Geo está com chamadas nos seus canais e nos da FOX anunciando as inscrições para a corrida Nat Geo Run no dia 22 de abril. Em todas elas, há um entusiasmado destaque para o Dia Nacional da Terra. A data, proposta em 1970 por um senador americano, simboliza o primeiro protesto contra poluição. Louvável! 

QUESTÃO DE SOBERANIA (2) 
Acontece que, em todo 22 de abril, desde 1500, comemoramos, aqui, o descobrimento do Brasil. Uma data, para nós, muito mais significativa. As áreas de marketing das programadoras americanas deveriam ter mais sintonia com os países em que estão e valorizarem também a lembrança de nossa história. 

PREPARO FÍSICO 
Letícia Spiller é outro nome praticamente certo em “O Sétimo Guardião”, novela na fila das 21h da Globo. São várias e de muito tempo as suas parcerias com Aguinaldo Silva. Aliás, chama atenção a disposição da Letícia. Desde sua estreia na casa, tem emendado vários trabalhos; às vezes, saindo de um estúdio e entrando no outro.       

BASTIDORES
Rodrigo Lombardi e Ailton Graça nos bastidores da série “Carcereiros”, estreia da Globo em 26 de abril. As gravações da primeira temporada aconteceram em um presídio que nunca tinha sido utilizado, em Votorantim (SP) | Foto: Globo/André Brandão
 
BATE-REBATE 

- Joyce Ribeiro, ex-SBT, vai assumir o comando do “Jornal da Cultura”... Que por enquanto segue com Andresa Boni, que assumiu o posto deixado por Willian Corrêa.       

- A que ponto chegamos: tem emissora de TV quase se pegando a tapa por causa da Jojo Todynho.

- Que mal pergunte: por qual razão Celso Miranda não é melhor aproveitado na Band? Pode até haver outros muito bons, mas ninguém superior a ele em assuntos dos esportes motorizados.

- Olha só: Silvio Santos saiu de férias, certo?  Sem ter certeza de nada, como sempre, a desconfiança é que ficará de dois até três meses sem gravar... O que significa que, na onda dele, todos os que participam do seu programa, querendo ou não, também entraram de férias... Casos da Flor, Carlinhos Aguiar, Hellen Ganzarolli e companhia bela... Lívia Andrade e Mara Maravilha, às voltas com outras atividades, são casos de exceção... Além do Alexandre Porpetone, humorista de “A Praça é Nossa”. 

C'EST FINI 
Na semana passada foi desligado o analógico em Porto Alegre. Dados de agora, cerca de 80 milhões de brasileiros já estão capacitados para receber o sinal digital. E isto em áreas de maior consumo da TV paga.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!
(*) Colaboração: José Carlos Nery
Relacionadas »
Comentários »