Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
06/02/2018 às 09h09min - Atualizada em 06/02/2018 às 09h09min

Celular é uma arma que a TV ainda não sabe se pode usar

FLÁVIO RICCO* | COLUNISTA

Até que ponto o celular pode ser usado e considerado como uma ferramenta a mais no jornalismo dos tempos modernos? A questão está colocada e sendo submetida a estudos nos jurídicos das principais emissoras, especialmente Globo, SBT e Record, as mais envolvidas com a questão. A maior preocupação é saber se existe o embasamento legal para isso.

Se o que foi gravado e distribuído na internet, por meio das redes sociais, passa a ser de domínio público ou se faz necessária autorização para colocar no ar? O que, no começo, se imaginou ter vindo para facilitar, virou um complicador, sem ainda uma definição segura por parte dessas emissoras.

Uma questão que tem incomodado a todos: vale a pena, em nome da boa informação, correr o risco de usar um material sem o devido acordo do seu ator? Esta é a pergunta que nenhuma delas até agora encontrou a resposta mais segura.


TV TUDO

ESCALAÇÃO
O Fox Sports está para definir o seu time para a Copa da Rússia. Se tudo correr como se espera, a relação completa deve sair logo depois do carnaval. Ontem foram comemorados os seus seis anos de existência.

ORGANIZAÇÃO
Globo e Sportv terão 21 equipes espalhadas e dois estúdios panorâmicos em Moscou, durante a realização da Copa do Mundo. Conforme antecipado neste espaço, o Grupo Globo movimentará cerca de 200 profissionais em solo russo.

OFICIALIZADO
O empresário Rinaldi Faria assinou contrato com a TV Gazeta para apresentar um programa diário, da meia-noite à uma, com vários quadros e distribuição de prêmios. Algo que, guardadas as proporções, em quase tudo irá lembrar o Silvio Santos do passado.

EM NOME DO FILHO
Patrícia Pillar vive uma das protagonistas de “Onde Nascem os Fortes”, supersérie da Globo em gravação e com estreia marcada para abril. Papel intenso. Uma engenheira química que se vê obrigada a voltar à sua cidade natal depois de muitos anos após o misterioso desaparecimento de seu filho, Nonato (Marco Pigossi).

VELOCIDADE
Os últimos movimentos na Bandeirantes a fim de conter gastos não tiveram reflexo na Fórmula Indy. As suas transmissões irão continuar normalmente na temporada de 2018, em 11 de março, a partir do GP de São Petersburgo.

PROGRAMAÇÃO
A Record vai mexer na sua programação das manhãs, provavelmente já na próxima semana. Com o “Balanço Geral” encurtado em 30 minutos, o “Fala Brasil” passará a ir ao ar a partir das 8h30.

FIM DA FOLIA
Após movimentar a mídia nos últimos dias, por causa da viagem a Paris para participar do aniversário de Neymar, Bruna Marquezine volta a gravar “Deus Salve o Rei” nesta quarta-feira. Resta saber, no entanto, se já estará em condições de responder às mudanças previstas para Catarina, sua personagem.  

PROGRAMA GRAVADO
O próximo “Domingo Show” do Geraldo Luís, na Record irá ao ar, gravado. O outro, no dia 18, exibição ao vivo, com as mesmas quatro horas de duração. Até segunda ordem é isso.

CISMA COM ELE
Mesmo com toda repercussão e os altos índices costumeiramente registrados, o “Domingo Show” é um programa que a direção da Record tem problemas com ele. Quase antipatia. E ainda não tem definido o que fazer, se será diminuído ou até extinto, porque seu faturamento não cobre o custo da produção.

DEPOIS DO CARNAVAL
Segundo a assessoria da Globo, ainda não existe a definição de data sobre estreia do Heraldo Pereira no “Jornal das Dez”, da GloboNews. Oficiosamente fala-se em 5 de março. Além das novidades na identidade visual, a grande mudança é que passará a ser ancorado de Brasília, onde o Heraldo mora, mas como parte da estratégia que envolve a cobertura das eleições deste ano.

BATE-REBATE

- A TV Brasil dará destaques especial ao carnaval na sua programação... Ana Luísa Médici e Priscilla de Paula foram destacadas para os trabalhos de São Paulo, com o desfile do Acesso, domingo; das Campeãs, no dia 16... Trabalho semelhante ao de Luciana Barreto e Tiago Alves no Rio.

- Sempre com bons resultados, o quadro “Voltando pra Casa”, do Fábio Marcos, no Ratinho foi o pico do programa e do SBT na sexta-feira... Bateu na casa dos 13 pontos.

- Ainda que considerando o público rotativo, é de se lamentar como as FMs insistem em se repetir... Os programadores não se dão ao trabalho em tentar diversificar... A mesma música é tocada quatro ou cinco vezes no mesmo dia... Ou porque gostam mesmo ou porque não querem se dar ao trabalho de variar um pouco mais.

C'EST FINI
A cinebiografia de Roberto Carlos, sob direção de Breno Silveira ('2 Filhos de Francisco'), deverá ganhar as salas de cinema somente no primeiro semestre de 2019. O elenco ainda está sendo formado. O projeto, encomendado pelo próprio rei, vai ter início com o acidente que ele sofreu quando tinha 6 anos.  

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!
(*) Colaboração: José Carlos Nery
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90