26/01/2018 às 09h52min - Atualizada em 26/01/2018 às 09h52min

Globo prepara ligação direta Rússia-Brasil na transmissão da Copa

FLÁVIO RICCO* | COLUNISTA
 
Em relação ao pessoal que foi enviado pela Globo e SporTV, em 2010, para a África do Sul, total de 310 profissionais, houve uma diminuição importante ao número de escalados para a Copa da Rússia na metade deste ano, de acordo com lista já conhecida. No total serão 197. Uma redução que não irá implicar em nenhuma subtração ao volume de trabalho entre uma e outra competição, mas provocada por alterações que serão colocadas em prática no esquema de transmissão.

As emissoras do Sistema Globo, ao contrário do que  normalmente sempre se fez e ainda será praticado por grande maioria ou totalidade das TVs ou rádios de vários países, não irão utilizar o Centro de Imprensa como base dos seus trabalhos. Casas e apartamentos em hotéis, nas principais sedes da competição, serão alugados e transformados nesses centros de apoio, inclusive com capacidade para a construção de estúdios e a possibilidade de enviar o sinal direto para a sede do Rio de Janeiro.

Isto, na ordem geral das transmissões, vai racionalizar todos os serviços, passando para o Brasil toda a responsabilidade da pós-produção. E o que também acaba sendo um avanço bem significativo da Globo em relação a todas as outras TVs do mundo.

 
TV TUDO

SÓ BRASIL 
Globo e SporTV, como não poderia deixar de ser, irão concentrar o melhor da sua reportagem na cobertura da seleção brasileira na Rússia. Os designados para este trabalho serão Tino Marcos, Mauro Naves, Eric Faria, André Gallindo, André Hernan e Eudes Junior.

LULUZINHAS 
O jornalismo da Globo também estará na Rússia, representado por âncoras de todos os seus telejornais de rede, menos um, o “Jornal da Globo”. Ana Paula Araújo – “Bom Dia Brasil”, Sandra Annenberg – “Hoje” e Renata Vasconcellos – “Jornal Nacional”. Curiosamente, só mulheres. Tadeu Schmidt vai pelo “Fantástico”.

DIFICULDADE 
No caso do jornalismo, os apresentadores irão centralizar os trabalhos em Moscou. O problema principal, em se tratando das suas entradas, ao vivo, será o de se acertar com o fuso horário daqui. Serão seis horas, em relação à Brasília.

E A FOX? 
Dentro de mais alguns dias deve sair também a lista completa do pessoal que vai viajar pelo Fox Sports. O que se tem como certo é que todos os integrantes do “Expediente Futebol” e “Fox Sports Rádio” estão com viagens garantidas. Os programas serão transmitidos de lá.

CALENDÁRIO 
Não havendo qualquer alteração de rota no meio do caminho, a Record deve levar o “Dancing Brasil”, atualmente em cartaz, até 11 de abril. Serão 13 programas. Pela ordem estabelecida, depois dela virão o “Batalha dos Confeiteiros”, do Buddy Valastro, um novo formato com Gugu Liberato, e mais uma temporada do “Dancing”.

ACERTANDO 
Diante disso, e ao contrário do que aqui foi colocado, os dois trabalhos do Gugu, na Record, ao longo deste ano se resumem:
1º - “Power Couple”, diário, a partir de abril e;
2º - novo formato, nas noites de quarta, depois do Buddy Valastro.

VOLTA DA XUXA 
Também de acordo com o que a Record tem estabelecido para a atual temporada, o “Dancing Brasil” terá outra edição após o encerramento do “Power Couple”. A ideia é produzir sempre duas por ano.

OUSADIA (1) 
“Deus Salve o Rei” está sendo alvo de críticas, muitas delas perfeitamente cabíveis e justificáveis. Existem falhas de direção e interpretação, como está sendo o caso da Bruna Marquezine, que ainda não encontrou o tom da personagem. Além de alguns outros.

OUSADIA (2) 
“Tempo de Amar” e “Deus Salve o Rei” revelam bem o desejo da teledramaturgia da Globo em inovar e avançar no campo de produção de novelas. Essa é uma preocupação que, nesse permanente jogo de conquista com o público, sempre deve estar muito presente.
 
CONVIDADA
O programa “Júnior Bake Off Brasil”, deste sábado no SBT, terá Silvia Abravanel como convidada especial, interagindo com as 12 crianças que permanecem no reality show.

CARNAVAL
O apresentador André Vasco está negociando com a Band participação na cobertura do carnaval. Se tudo der certo, sua base será São Paulo, para acompanhar a movimentação dos blocos.  

BATE-REBATE 

- A Band está colocando no ar dois boletins diários do carnaval... Um, na faixa da tarde, 16 horas, e o outro à 1h15 da madrugada... Ambos com 5 minutos de duração.

- Aliás, a grade de programação da Band se caracteriza por momentos bem interessantes... Quando não tem no ar “Os Simpsons”, é a vez do “Mister Bean”... Quando não tem o “Mister Bean” é o “Simpsons”... E o “Mister Bean”, atualmente em cartaz, ainda é do tempo que ele jogava bolinha de gude na rua.

- Isabella Santoni também já está integrada aos trabalhos de “Orgulho e Paixão”, próxima das 6, do Marcos Bernstein, na Globo... Vai aparecer como irmã do Thiago Lacerda. 

C'EST FINI 
Evaristo Costa completa amanhã seis meses longe da televisão. A sua despedida do “Hoje” foi no dia 27 de julho do ano passado. Ainda assim, graças às mídias sociais, especialmente o twitter, ele continua em contato com o público, meio que naquela do “não se esqueçam de mim”. E a cada post, com uma novidade ou suspense diferente.

Então é isso. Mas segunda-feira tem mais. Tchau!
(*) Colaboração: José Carlos Nery
Relacionadas »
Comentários »