Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
22/12/2017 às 09h09min - Atualizada em 22/12/2017 às 09h09min

As novelas vivem a sua melhor fase aqui e no mundo

FLÁVIO RICCO* | COLUNISTA

Nas últimas décadas, de modo muito especial, México e Brasil sempre se destacaram em todo o mundo como principais produtores de telenovelas. Outros países como Chile, Venezuela, Argentina, Portugal e Colômbia principalmente, em algumas ocasiões também se destacaram com seus trabalhos, mas sem jamais chegar ao mesmo reconhecimento.

Agora, como novidade mais recente no mesmo campo, Turquia e a Coréia começam a se destacar como outros grandes produtores em potencial, alcançando prêmios – caso do Grammy e também disputando melhor colocação no mercado.

Interessante verificar tudo isso, no momento em que alguns setores tentam – inutilmente claro – questionar poderio da TV aberta ou preconizar para muito breve o fim das novelas. Que bobagem, não acha?

 

TV TUDO

MÊS DE FÉRIAS

O SBT para, do verbo parar, praticamente a partir de hoje e janeiro inteirinho. Produções em férias e a maioria dos programas com reprises no ar. Além do jornalismo, a outra exceção atende pelo nome de Silvio Santos, que resolveu adiar o seu merecido período de descanso para depois do carnaval.

 

TUDO CERTO

Já há um bom tempo em gravações, a nova temporada do “The Voice Kids”, com estreia agora em janeiro, terá um total de 14 programas. No ar até 8 de abril, com exibições aos domingos.

 

DIREITO A DISCURSO

Em meio a uma comemoração com toda a sua equipe, Rodrigo Faro anunciou a renovação de contrato com a Record por mais cinco anos. De acordo com ele, foi mais uma temporada de trabalhos das mais vitoriosas.

 

MUDOU UM POUCO

A estreia da Regina Volpato no “Mulheres”, da Gazeta, não será tão imediatamente como se anunciou no começo. Em vez da próxima semana, ficou para 8 de janeiro. Até lá entrarão algumas reprises com a Cátia Fonseca.

 

DUAS VERSÕES

Nem sempre o que vem de fora é bem aceito no Brasil. É extensa a lista de formatos que, mesmo sendo sucesso em outros países, não renderam o suficiente por aqui. “Got Talent” e “X Factor”, entre outros. “BBB” e “The Voice”, nas duas versões, passam longe disso.

 

E MAIS...

A “Dança dos Famosos”, sucesso do “Domingão”, é outro exemplo a ser destacado. Sucesso no Brasil, mas não com o mesmo modelo lá de fora. Aqui tem muito a mão e marca do programa.

 

POR OUTRO LADO

Com um assunto chamando outro, no mundo de hoje, com tantas e tamanhas facilidades disponíveis, não é possível aceitar que as exibições de séries internacionais aconteçam tanto tempo depois das suas estreias lá fora. Tipo da demora que não cabe mais na cabeça de ninguém.

 

GENTE GRANDE

Todo papel sempre é visto como novo desafio para qualquer ator ou atriz, por exigir muito trabalho de cada um na sua criação, construção e caracterização. Alguns têm mais facilidade, outros não. No entanto, é interessante verificar o que aconteceu na novela do Walcyr, atualmente em cartaz. Todo o seu elenco, desde o começo, está muito bem.

 

E EM NOVELA...

Se alguém não sabe, os capítulos nunca são montados com cenas gravadas na mesma ocasião. O roteiro obedece inúmeros outros critérios, mas nunca uma ordem estabelecida do que vai ao ar, daí se destacar o desempenho desses atores. Trabalho de direção sim, mas virtude de cada um também.

 

TOMANDO EMBALO

Só agora, superada toda a fase de mudanças em seu roteiro, “O Outro Lado do Paraíso” começa a abrir alguma frente de capítulos, sem levar ninguém da sua equipe ao desespero. As necessidades das mudanças e o trabalho a mais exigido foram bem entendidos por todos.

 

PROGRAMA DO REI

“Esse cara”, especial do Roberto Carlos vai ao ar, nesta sexta, na Globo, depois de “O Outro Lado do Paraíso”. Presenças de Simone & Simaria, os cantores Djavan e Tiago Iorc, além da participação especial da atriz Isis Valverde.

 

BATE-REBATE

- A Globo precisa observar maiores cuidados na programação de filmes na “Sessão da Tarde”... Mesmo considerando público rotativo e outros que tais, muitas vezes chegam a ser absurdas tantas repetições.

- Inicialmente o programa do Amaury Junior, aos sábados, na Band, terá duas horas de duração... No entanto, é bem possível que com o decorrer do tempo chegue a três.

- A partir deste próximo ano, maiores espaços locais serão abertos para as emissoras da Rede Bandeirantes... E por aí também se encaixa a TV Bandeirantes – São Paulo... Que além de uma programação independente, também terá um departamento comercial trabalhando só para ela.

- Amanhã, sábado, 10 da manhã, a ESPN Brasil transmite com exclusividade Barcelona e Real Madrid... E as presença do repórter José Renato Ambrosio e do comentarista Djalminha direto do Estádio Santiago Bernabéu.

 

C'EST FINI

Geraldo Luís, no ano que vem, continuará com o seu programa dos domingos na Record, sem qualquer alteração, que já exige trabalho muito forte, incluindo viagens, em todas as semanas. A proposta de ter um outro, à noite, não avançou.

 

Então é isso. Mas segunda-feira tem mais. Tchau!

(*) Colaboração: José Carlos Nery

Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90