Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
13/02/2024 às 09h00min - Atualizada em 13/02/2024 às 09h00min

Halterofilistas de Uberlândia buscam vaga nos Jogos Paralímpicos de Paris

Paratletas vão disputar diversas competições no primeiro semestre de 2024 para tentar o acesso

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Primeira competição do ano é a Para Powerlifting World Cup, que será disputada entre 28 de fevereiro e 6 de março em Dubai I Foto: Divulgação/Futel

Os halterofilistas da equipe formada entre a Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU) e Praia Clube intensificaram os treinamentos com foco em importantes competições que acontecerão ao longo do ano. Quatro deles, sendo Caroline Fernandes, Lara Lima, Mateus Silva e Tayana Medeiros, têm o objetivo de disputar os Jogos Paralímpicos de Paris, entre 28 de agosto e 8 de setembro.

Para que os atletas consigam uma vaga, eles precisam ficar entre os 8 melhores em suas categorias no ranking mundial, que leva em conta as marcas alcançadas por paratletas em competições internacionais. A primeira do ano é a Para Powerlifting World Cup, que será disputada entre 28 de fevereiro e 6 de março em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

“Os paratletas têm treinado no Sesi Gravatás de segunda a sábado, com bastante foco e dedicação. Temos pela frente grandes desafios, mas a expectativa é que todos saiam bem e continuem a buscar as tão sonhadas vagas nos Jogos de Paris”, afirmou o treinador da equipe e da seleção brasileira de halterofilismo, Weverton Santos.

A diretora de paradesporto da Futel, a profissional de educação física Fernanda Costa, também tem boas expectativas. “Por meio do trabalho desenvolvido pela Prefeitura e associações parceiras, Uberlândia se consolidou como referência mundial no paradesporto e certamente terá representantes nos Jogos Paralímpicos de Paris”, completou.

Considerada uma das principais potências no paradesporto brasileiro, a Futel/CDDU/Praia Clube teve importantes conquistas nacionais e internacionais no halterofilismo ao longo de 2023, com destaque para as cinco medalhas nos Jogos Parapan-Americanos do Chile (ouro com Lara Lima e Tayana Medeiros, prata com Mateus Assis e Caroline Fernandes e bronze com Edilândia Araújo), em novembro.

A equipe também conquistou seis medalhas no Campeonato Mundial de Halterofilismo, em Dubai, nos Emirados Árabes, em agosto do ano passado, com Lara Lima (medalha de ouro na categoria “Até 41 kg – Next Generation”, prata por equipe, prata somatório júnior e bronze na categoria “Até 41 kg – Elite”), Ângela Teixeira (prata na categoria “Lendas – Acima de 45 anos”) e Tayana Medeiros (prata por equipe), representando a seleção brasileira.

Também pela seleção, em julho, a equipe conquistou 9 medalhas (8 de ouro e 1 de prata) no “Chile 2023 Invitational Competition”, com Ângela Teixeira (4 medalhas de ouro), Caroline Fernandes (2 medalhas de ouro), Edilândia Araújo (2 medalhas de ouro) e André Paz (1 medalha de prata).

 

Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram


VEJA TAMBÉM:

​• Uberlândia Esporte é derrotado em casa pelo Democrata; time ainda não venceu no campeonato

 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90