Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
14/09/2023 às 17h42min - Atualizada em 14/09/2023 às 17h42min

Atletas de Uberlândia disputam Campeonato Brasileiro de Atletismo

Equipe da Futel/Praia Clube/Exército vai levar 40 atletas da cidade para competição neste fim de semana

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Marco Túlio Silva, de 19 anos, vai competir nas provas de 800 e 1.500 metros rasos I Foto: Divulgação/Futel

A equipe de alto rendimento da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), em parceria com o Praia Clube e o Exército, disputa o Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa Sub-23 de Atletismo entre sexta (15) e domingo (17). A competição acontece em Bragança Paulista (SP), com a participação de 863 atletas.

Uberlândia será representada por 40 atletas na competição, incluindo Marco Túlio Silva, de 19 anos, que foi revelado pelas escolinhas da Futel e hoje é um dos principais nomes do atletismo brasileiro em sua faixa etária. Ele vai disputar as provas de 800 e 1.500 metros rasos.

“Sabemos que o Campeonato Brasileiro Interclubes é uma competição de alto nível e que Marco Túlio enfrentará atletas mais velhos, no entanto, ele está bastante confiante, especialmente porque vive um grande momento”, disse um dos treinadores da equipe, o profissional de educação física da Futel, Robson Medeiros.

Atual primeiro colocado no ranking brasileiro sub-20 e em quinto no ranking das Américas, Marco Túlio tem, entre as suas conquistas, medalha de bronze nos 800 metros rasos no Pan-Americano de Atletismo Sub-20 (disputado em Mayaguez, Porto Rico), prata nos 800 metros na Seletiva Nacional Gymnasiade Escolar 2022 e medalhas de bronze nos 1.500 metros na Copa Brasil de Meio Fundo e Fundo.

Em janeiro deste ano, ele ficou com a prata na prova de 8 km do Campeonato Sul-Americano de Cross Country, em Poços de Caldas (MG), representando a seleção brasileira. No início de abril, conquistou duas medalhas de prata no Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Atletismo Sub-20, em Cascavel (PR), e em maio, foi bronze no Sul-Americano Sub-20, em Bogotá, na Colômbia.

EQUIPE
A parceria entre Futel, Praia Clube e Exército foi oficializada em maio, quando a equipe de alto rendimento formada por 53 atletas e 12 treinadores de todo o país foi apresentada. O projeto contempla as categorias sub-16, 18, 20, 23 e adulto, tanto no masculino, quanto no feminino, e visa a participação em importantes competições estaduais, nacionais e internacionais, inclusive os Jogos Olímpicos de Paris, em 2024.

Em julho, a equipe ficou em segundo lugar no Troféu Brasil de Atletismo, principal competição do país na modalidade, ao conquistar 14 medalhas (5 de ouro, 4 de prata e 5 de bronze), em Cuiabá (MT). No mesmo mês, conquistou 10 medalhas (1 de ouro, 2 de prata e 7 de bronze) no Campeonato Mineiro Loterias Caixa de Atletismo Sub-18, em Lavras (MG). Já em agosto, foram 5 medalhas (4 de prata e 1 de bronze) no Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa de Atletismo Sub-18, em Aracaju (SE).


Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram


VEJA TAMBÉM:

Projeto que oferece bicicletas gratuitas é retomado no Parque do Sabiá

 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90