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22/07/2023 às 11h00min - Atualizada em 22/07/2023 às 11h00min

Construção de ponte sobre o Uberabinha e obras do contorno do Anel Viário Sul, em Uberlândia, seguem sem previsão de entrega

Obras, que perduram por quase três décadas, foram interrompidas mais uma vez, após empreiteira desistir do contrato

DHIEGO BORGES I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Ponte sobre o Rio Uberabinha segue sem data para ser entregue I Foto: ARQUIVO DIÁRIO
As obras de finalização do contorno do Anel Viário Sul, em Uberlândia, seguem sem previsão de entrega. Em comunicado enviado ao Diário nesta sexta (21), o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) informou que está elaborando uma nova licitação para escolha de uma empreiteira que ficará responsável pela construção da ponte sobre o Rio Uberabinha, que faz parte do trecho. O serviço foi interrompido em janeiro deste ano, após a BT Construções Ltda, vencedora da última licitação, desistir do contrato.
 
Depois de pronto, o trecho vai interligar a BR-050 e as MGCs 497 e 455, permitindo acesso às cidades de Campo Florido e Prata. A obra, iniciada em 1995, perdura por quase três décadas. No local onde será construída a ponte, que terá 84 metros de extensão, parte da estrutura já está instalada com vigas de ferro e concreto, entregues em 2018. Somente para esta construção foram estimados gastos de R$ 4,5 milhões.


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Em janeiro deste ano, o Diário mostrou que uma parte do trecho do contorno Sul já havia sido finalizado nas proximidades da MGC-455. De acordo com o DER, foram realizados investimentos na ordem de R$ 20,78 milhões para a pavimentação de um trecho de 19 quilômetros. No local, boa parte do asfaltamento já foi realizado, restando ainda o processo de sinalização.
 
Por meio de nota, o órgão esclareceu que atualmente estão em andamento obras complementares, como sarjetas e drenagem, tanto no km 3 (onde foi feita a obra de recomposição de um bueiro, após o rompimento do asfalto por conta de uma chuva em dezembro de 2021), quanto próximo ao viaduto da MGC-455.
 
O DER esclareceu também que estão em execução os serviços de desmatamento, terraplenagem e instalação de cercas nas proximidades da ponte sobre o Uberabinha, segmento liberado pelo município recentemente devido à desapropriação de uma área de chácaras (confira mais detalhes abaixo).
 
Para a finalização total da obra, resta ainda o término de um quilômetro de pavimentação, além da conclusão da sinalização horizontal e vertical de todo o segmento e construção da ponte sobre o Rio Uberabinha. Estas etapas ainda não têm previsão para serem entregues.
 
Em visita recente a Uberlândia, o governador Romeu Zema (Novo) disse que a obra não é, neste momento, uma das prioridades da gestão. “Temos dezenas de frentes de obras espalhados em toda Minas Gerais. Estamos priorizando, neste momento, os trechos intransitáveis, já que, até o ano 2022, o estado praticamente não recebeu nenhuma recuperação asfáltica. Por isso, temos um asfalto antigo e muito ruim. Quando avançarmos nesta recuperação, vamos levar adiante projetos que estão parados há anos e que vão melhorar a vida do cidadão. Minas está caminhando”, afirmou.
 
A produção do Diário entrou em contato com a BT Construtora LTDA, vencedora da licitação, realizada em maio do ano passado para a obra de construção da ponte sobre o Uberabinha, questionando o motivo da desistência do contrato. Até a publicação desta matéria, a empresa não havia dado retorno.



Boa parte da pavimentação foi finalizada no local em janeiro deste ano I Foto: MATEUS ZERBINI
 
 
QUASE TRÊS DÉCADAS DE OBRA
As obras do contorno do Anel Viário Sul perduram por quase 28 anos. Após diversos impasses, os serviços foram retomados em maio de 2022. Na época, o DER informou que o prazo contratual para execução dos serviços seria de 240 dias (oito meses).
 
Em janeiro de 2023, data prevista para a adequação de parte do trecho, a obra foi protelada e um novo prazo foi estabelecido para maio deste ano. A entrega da ponte também precisou ser adiada após a suspensão do contrato com a empreiteira. Os serviços seriam retomados até março, o que não ocorreu. 
 
Na época, o DER alegou que problemas com um processo de desapropriação de terrenos e o período chuvoso atrasaram a conclusão. Em entrevista ao Diário na data, o diretor-geral do DER, Rodrigo Tavares, esclareceu que outro motivo para o atraso foi a abertura de uma cratera na LMG-503, rodovia que também faz parte do traçado do Anel Viário de Uberlândia. O trecho se rompeu após uma forte chuva, em dezembro de 2021. Essa obra de recuperação foi entregue em junho deste ano, após 540 dias de interdição. 
 
Em maio de 2020, o Governo de Minas lançou um edital para licitação da empresa que ficaria responsável pela finalização das obras. A construtora vencedora teria um prazo máximo de 360 dias a partir da ordem de serviço para entrega dos serviços.
 
O contrato com a empreiteira acabou sendo assinado somente em outubro do mesmo ano, conforme mostrou reportagem do Diário. Na época, a produção entrou em contato com a construtora, que alegou atraso na execução por causa das chuvas e deu um novo prazo para conclusão, estimado em cinco meses.
 
Em agosto de 2021, o Diário cobrou o DER-MG novamente sobre o assunto. Na época, o órgão informou que a empresa recebeu ordem de paralisação devido à inadimplência no CAGEF-MG. O departamento esclareceu que a empresa contratada havia solicitado reequilíbrio-econômico financeiro do contrato. A proposta foi recusada, pois não atendeu aos parâmetros legais e o contrato foi encerrado com 77,8% da obra de pavimentação realizada e 38% da ponte. Foi necessário então realizar novas licitações para que outra empreiteira assumisse as obras, reiniciadas em maio de 2022.
 
DESAPROPRIAÇÃO
A construção da ponte sobre o Uberabinha também foi impactada por um impasse na desapropriação de uma área de chácaras na região. De acordo com o departamento, a demora da liberação efetiva das áreas, que estava a cargo da Prefeitura de Uberlândia, só ocorreu em dezembro de 2022, coincidindo com o período de chuvas. Segundo o órgão, por este motivo foi necessário suspender a vigência do contrato inicial.
 
“O atraso na liberação dos terrenos provocou um adiamento no cronograma inicial da ponte. A retomada do contrato das obras de construção da ponte sobre o Rio Uberabinha e início dos serviços deverá ocorrer, após o período chuvoso, provavelmente, a partir de março”, informou o DER, à época.
 
Por meio de nota enviada ao Diário nesta sexta (21), a Prefeitura informou que o DER-MG já havia sido notificado, ainda no início deste ano, de que todos os imóveis estavam sob posse do Município e que os trabalhos poderiam ser realizados pelo órgão estadual. O investimento na desapropriação de oito chácaras foi de aproximadamente R$ 8 milhões.


 
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