Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
17/05/2023 às 16h04min - Atualizada em 17/05/2023 às 16h04min

UEC realiza assembleia para debater reforma no Estatuto Social do clube

Conselho Deliberativo vai discutir alterações para poder receber propostas da SAF

IGOR MARTINS I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Assembleia está marcada para acontecer nesta quinta (18), na Vila Olímpica I Foto: Fernando Stroppa/UEC

O Conselho Deliberativo do Uberlândia Esporte Clube (UEC) irá realizar, nesta quinta-feira (18), uma Assembleia Legislativa para tratar a reforma de alguns pontos do Estatuto Social do clube. Dentre os principais itens que serão votados pelo conselho, estão a alteração do regulamento da instituição para permitir o recebimento de propostas da Sociedade Anônima do Futebol (SAF), a criação de um Conselho Diretor e a diminuição de conselheiros nas chapas presidenciáveis.

 

O assunto da SAF no Verdão surgiu ainda em julho de 2022, quando os responsáveis pela formulação do projeto original se reuniram com a diretoria e conselheiros do clube para explicar uma possível implementação na instituição, com panoramas sobre o mercado e quais são os impactos da adesão ou não do projeto no Uberlândia Esporte.

 

Para poder receber propostas de SAF, o Uberlândia precisa ter mudanças no Estatuto. Renato Rodrigues, conselheiro do UEC, conversou com a reportagem e detalhou sobre como será o encontro que acontece nesta quinta-feira, às 19h, na Vila Olímpica. Segundo ele, a instituição realiza a Assembleia para tratar o assunto e permitir que o Verdão possa receber ofertas de empresas interessadas em assumir o comando do Uberlândia Esporte.

 

"Com o Estatuto atual não é possível nem receber ofertas. Mudar o Estatuto não significa necessariamente criar uma SAF, o clube não vai virar uma SAF [apenas com a mudança do Estatuto]. Só vira SAF se chegar proposta, que vai ter que ser analisada de acordo com as mudanças que estamos propondo. É uma permissão para o Uberlândia negociar a SAF", explicou.

 

A lei da Sociedade Anônima do Futebol entrou em vigor em agosto de 2021, e permite que os clubes de futebol se transformem em empresas S.A. Com o projeto, os times vão poder passar não apenas a ter lucros, mas também a receber recursos de investidores, vender ações e, em caso de endividamento, vão poder acionar a lei de falências, o que pode ajudar na recuperação judicial ou extrajudicial.

 

CONSELHO DIRETOR

Outra questão que será abordada durante a Assembleia é a criação do Conselho Diretor. De acordo com Renato Rodrigues, a medida busca unir o presidente do clube com conselheiros de departamentos específicos. Dessa forma, o Executivo tomaria decisões com o auxílio de outros diretores do clube, descentralizando a decisão nas mãos de apenas uma pessoa.

 

"O diretor financeiro teria que assinar juntamente com o presidente uma despesa não autorizada, por exemplo. Isso está sendo criado com mais cinco conselheiros específicos de cada área. A ideia é ter mais transparência e credibilidade. A ideia central é dar mais transparência para o clube e blindar a instituição Uberlândia Esporte Clube de desvios de corrupção, que possam causar prejuízo para o patrimônio e os cofres do clube", afirmou.

 

CHAPAS

Por fim, outra mudança proposta pelo Conselho Deliberativo é a diminuição de conselheiros nas chapas presidenciáveis dentro do clube. Na última eleição da instituição, por exemplo, a eleição foi em chapa única, quando o presidente afastado Rênio Carlos Garcia venceu a disputa.

 

Atualmente, o Estatuto pede que as chapas tenham 75 conselheiros. A mudança propõe uma diminuição para 40. O objetivo é permitir que mais chapas se candidatem, tornando o processo eleitoral do Uberlândia Esporte mais democrático, nas palavras de Rodrigues. "Essa será uma mudança mais rápida. Se for aprovado, na próxima eleição já serão 40 conselheiros, ao contrário dos 75 que é como acontece hoje", analisou.

 

Dessa forma, caso todas as mudanças do Estatuto sejam aprovadas, o Uberlândia:
 

  • Poderá receber propostas para a implementação da SAF;
  • Terá o Conselho Diretor, que prevê a tomada de decisões do presidente juntamente com conselheiros de departamentos específicos;
  • Diminuirá o tamanho das chapas presidenciáveis, com o objetivo de ter mais chapas concorrendo nas eleições do clube.
 


Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram


VEJA TAMBÉM:

Uberlândia Esporte avalia implementação da SAF no clube

 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90