Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
15/11/2022 às 12h45min - Atualizada em 15/11/2022 às 12h45min

Jogos da seleção podem alterar funcionamento do comércio em Uberlândia

CDL divulgou recomendação de horários para os comerciantes que queiram liberar os funcionários

REDAÇÃO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Decisão de liberar colaboradores fica a critério de cada empresa, segundo a entidade | Foto: Arquivo Diário

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Uberlândia divulgou, nesta semana, uma recomendação de horários pretendidos para o funcionamento das atividades econômicas durante os jogos do Brasil na Copa do Mundo. O levantamento foi feito com empresas associadas e leva em consideração a queda do movimento de consumidores com as partidas da seleção.

De acordo com a CDL, a decisão de liberar os colaboradores no horário dos jogos do Brasil fica a critério de cada empresa. Se o estabelecimento autorizar a dispensa do trabalho, as horas podem ser descontadas do salário ou creditadas em banco de horas, exceto se houver acordo entre as partes, homologado pelo sindicato de cada categoria.

No dia 24 de novembro, o Brasil estreia contra a Sérvia às 16h. A dispensa do trabalho acontece às 15h. Já no dia 28, a seleção enfrenta a Suíça às 13h. Neste caso, a recomendação é de que os empresários assistam à partida internamente. Já no dia 2 de dezembro, a primeira fase acaba com os brasileiros encarando Camarões, às 16h, com liberação dos funcionários às 15h.

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
O Diário Oficial da União publicou, nesta sexta-feira (11), portaria do Ministério da Economia com orientações aos órgãos e entidades integrantes da administração pública federal direta, autárquica e fundacional sobre o expediente nos dias de jogos da seleção brasileira de futebol na Copa do Mundo 2022.

Nos dias em que os jogos forem realizados às 12h não haverá expediente; nas partidas iniciadas às 13h, o expediente será encerrado às 11h (horário de Brasília). Nos jogos que começam às 16h, os servidores trabalharão até as 14h. A portaria define ainda que as horas não trabalhadas serão objeto de compensação no período de 1º de dezembro de 2022 a 31 de maio de 2023.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90