Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
18/06/2018 às 11h59min - Atualizada em 18/06/2018 às 11h59min

Aproveite os prazeres simples da vida!

FOLHAPRESS | SÃO PAULO
DIVULGAÇÃO
Um estilo de vida que vem dos países nórdicos e, ultimamente, tem inspirado o mundo todo. Hygge é um termo que simboliza sentimentos de bem-estar baseado em uma boa comida, com o melhor do nosso lar e tudo o que faz bem para a nossa alma.
Na Noruega o frio predomina e o inverno provoca uma necessidade maior de aconchego. As pessoas não saem de casa com muita frequência e, por isso, há necessidade de usar a criatividade e ter atenção plena nessa atitude perante a vida, de colocar amor em tudo que se faz em casa.
Aqui no Brasil, mesmo sendo um país tropical, também sabemos valorizar esses momentos que acolhem nossa alma dentro de casa. Este conceito que preza por conforto em espaços íntimos, atenção aos detalhes e alimentos reconfortantes, está sendo explorado também por restaurantes, bares, cafés e lojas. Seja sozinho ou acompanhado pelo seu par, família e ou amigos, o que não falta são atividades simples e confortantes para se fazer em casa no seu dia a dia.

Segue aqui algumas sugestões:

Faça um chá e sirva naquela xícara que você herdou da sua avó e contemple o silêncio ou leia um bom livro.
Prepare um jantar em casa à meia luz, para acolher as pessoas que você ama.
Organize ambientes aconchegantes com flores, folhas, almofadas...
Use velas mesmo durante o dia e faça você mesmo a comida com gostinho de “tempero caseiro” usando aquela receita de família. E no outro dia envie para seus convidados uma foto tirada na ocasião; é uma forma de agradecimento valiosa e sem custos.
E atenção, fique atento para criar situações para despertar os cinco sentidos. Faça um banquete sensorial para os olhos, perfume sua casa, escolha uma música que te marcou em algum momento especial de sua vida. Cultive objetos de valor sentimental, valorize móveis de família.
Então, conte para nós qual foi sua ultima experiência Hygge? Pergunte-se a você mesmo: De que forma posso desfrutar melhor a minha casa e permitir ter, com mais frequência, tempos mais agradáveis e generosos comigo mesmo?
Quem nunca desejou um caderno de receitas da avó ou de uma tia cozinheira de mão cheia? Um caderno de receitas pode dizer muito de uma família, trazer na lembrança os almoços de domingo, o cheiro bom da infância, o gosto que te traz boas recordações. Esse bolo é uma dessas receitas de um caderno sujo de farinha e ovos, e que quando aberto faz a alegria dos amigos e da família.

Sobremesa

Bolo de laranja e moscatel

Para uma harmonização clássica com bolo de Laranja, é só abrir uma garrafa de um bom espumante moscatel. Leve, fresco e com agradável doçura, o espumante moscatel fica perfeito com sobremesas, principalmente as feitas com frutas cítricas e tropicais. Mas, para essa harmonização usamos um chá gelado de limão siciliano e alecrim.
Bolo de Laranja

Ingredientes:
 
– 200 g de manteiga em temperatura ambiente
– 3 xícaras (chá) de açúcar
– 6 ovos
– 1 xícara (chá) de caldo de laranja
– 3/4 de xícara (chá) de iogurte natural
– 1 colher (sopa) de licor de laranja ou rum
– 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
– 1 colher (chá) de fermento em pó
– 1 colher (chá) de sal
– 1 colher (sopa) de raspas de laranja-baía
– 1 colher (chá) de extrato de baunilha

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 180 °C (temperatura média). Unte com manteiga e polvilhe com farinha de trigo uma assadeira para bolo inglês de cerca de 30 cm de comprimento ou a redonda de furo no meio.
Passe a farinha de trigo e o açúcar pela peneira, separadamente. Numa terceira tigela, misture o iogurte, o suco de laranja, o licor e o extrato de baunilha.
Na batedeira, junte a manteiga e o açúcar peneirado. Em velocidade média, bata até virar um creme fofo e esbranquiçado.
Acrescente os ovos, um a um, batendo sempre. Adicione a farinha peneirada e a mistura de iogurte e suco alternadamente, até formar uma massa lisa. Em seguida, junte o fermento e o sal.
Desligue a batedeira e acrescente as raspas de laranja. Usando uma espátula, misture bem. Transfira a massa para a fôrma preparada e leve ao forno preaquecido para assar por cerca de 50 minutos. Para verificar o ponto, espete um palito na massa. Se sair limpo, está pronto.
Retire do forno e deixe o bolo esfriar por 15 minutos, antes de desenformar. Deixe esfriar completamente antes de cobrir com o glacê. Espere secar e sirva a seguir.

PARA O GLACÊ

Ingredientes:


– 1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
– 2 colheres (sopa) de caldo de laranja
– 1 colher (sopa) de água de flor de laranjeira
– Raspas de laranja-baía a gosto
Modo de preparo:
Somente na hora de espalhar o glacê, misture o açúcar de confeiteiro, o suco de laranja e a água de flor de laranjeira numa tigela. Regue sobre o bolo e espere secar por 1 hora antes de servir. Decore com as raspas de laranja ou rodelas de Laranja.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90