Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
11/06/2018 às 12h17min - Atualizada em 11/06/2018 às 12h17min

Uma panela só

Pratos feitos em um só recipiente são práticos, fáceis e criam uma deliciosa mistura de sabores

DIVULGAÇÃO

A receita de hoje é para aqueles dias em que temos pouco tempo e queremos uma comidinha rápida e prática que valha por uma refeição completa. Se é isso que você procura, o famoso arroz molhadinho da minha mãe (e, antes dela, da minha avó) é o prato perfeito. Semelhante ao que acontece com uma paella (receita típica espanhola), nesta preparação, o arroz cozinha ao lado dos outros ingredientes, todos misturadinhos na mesma panela, distribuindo seus sabores para todos os lados. Aqui, fiz com frango e linguiça, mas uma dica é preparar a receita com anéis de lula e camarões. A grande diferença é que os frutos do mar devem ser salteados no início, reservados e apenas incorporados ao arroz lá no fim do cozimento, para que não passem do ponto nem fiquem borrachudos. Esta receita é bastante versátil! É possível testar diferentes proteínas e legumes e também temperos, transformando a cozinha em um pequeno laboratório de arroz molhadinho! Aproveito também essa delícia de família para indicar um utensílio que eu mesma desprezava até não muito tempo atrás, mas que vem se tornando cada vez mais presente na minha bancada: o amassador de batatas. É possível encontrá-lo em diferentes materiais, e o melhor é que não serve apenas para purês rústicos de tubérculos. Eu tenho feito meus molhos de tomate pedaçudinhos com ele. Os tomates pelados em lata são ótimos para a culinária, diferentemente de outros enlatados, e o ato de triturá-los já dentro da panela, com a cebola e o alho, parece deixar o molho mais gostoso. Vamos para a cozinha? Até a próxima!

Ingredientes

- 500 g de peito de frango em cubos
- 200 g de linguiça calabresa defumada em fatias
- 1 cebola picada
- 3 dentes de alho picados
- 1 xíc. (chá) de cheiro-verde picado
- ¼ xíc. (chá) de azeite de oliva
- 2 xíc. (chá) de arroz branco agulhinha
- 2 xíc. (chá) de ervilha fresca ou congelada
- 1 lata de tomates pelados
- 1 xíc. (chá) de azeitonas pretas
- Sal e pimenta-do-reino a gosto

Rendimento: 6 porções
Dificuldade: fácil

Modo de preparo

1 - Em uma panela funda, frite as fatias de linguiça até dourarem. Não é necessário adicionar gordura. Retire da panela e reserve.

2 - Frite os cubos de frango em partes: na panela, disponha parte deles apenas até cobrir o fundo. Doure de todos os lados e repita a operação com todos os cubos. Se precisar, use um pouco do azeite. Reserve.

3 - Na mesma panela, coloque o alho e a cebola picados e o azeite, refogando os até dourar.

4 - Acrescente os tomates de lata e os amasse na panela com um amassador de batatas. Deixe refogar por alguns minutos. Adicione, então, as carnes e as ervilhas novamente.

5 - Coloque o arroz e também cerca de meio litro de água fervente na panela. Acerte o sal e a pimenta. Tampe a panela e deixe o arroz cozinhar, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo. Se necessário, vá adicionando água aos poucos. Ao final, coloque as azeitonas e o cheiro-verde.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90