Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
05/06/2018 às 13h02min - Atualizada em 05/06/2018 às 13h02min

Para dias de festa

Bolo de três andares com chocolate branco e preto é perfeito para aniversários; a montagem é trabalhosa, mas fica uma delícia

Juliana Ventura - FOLHA PRESS

Olá, cozinheiros! Bem-vindos a mais uma aventura na cozinha! Escolhi o Bolo Dois Chocolates, por ser daqueles doces voluptuosos que enchem nossa boca de sabor. Como qualquer bolo de festa, este requer bastante atenção durante o preparo. E algumas dicas são essenciais. Por exemplo, de preferência, asse os bolos no dia anterior à montagem. Além disso, é importantíssimo deixar o recheio e a cobertura esfriarem antes de posicioná-los sobre as massas assadas. Isso evita que o bolo desmorone. Esta receita pede que a massa seja dividida em três assadeiras de 15 cm de diâmetro. Porém, nada impede que você asse-o em uma fôrma de 30 cm e corte o bolo ao meio, no sentido longitudinal, para rechear. A diferença é que ele terá duas, e não três camadas. Mas o sabor, maravilhoso, continuará o mesmo.

Parte das medidas dos ingredientes está indicada em gramas, pois isso melhora a precisão da receita. Uma balança simples dá conta do recado. Se for usar um copo medidor, não bata a farinha. Ela se compacta e acaba pesando mais do que o indicado, o que compromete o resultado final. Indiquei a receita como "difícil" mais por conta da montagem. A massa não requer nem batedeira, e tanto o recheio quanto a cobertura são bem simples. Caso seu bolo não dê certo da primeira vez, continue tentando. Lembre-se de que as chamas de fornos e fogões são diferentes. Entenda as suas.
Até a próxima!

Bolo Dois Chocolates

Ingredientes

Massa

180 g de manteiga sem sal amolecida
1 pitada de sal
1 col. (sopa) de fermento em pó
180 g de farinha de trigo
20 g de chocolate em pó
200 g de açúcar
4 ovos

Calda

3 col. (sopa) de açúcar
1 xíc. (chá) de água
1 col. (sopa) de licor de chocolate

Recheio

395 g de leite condensado
70 g de chocolate branco
1 col. (sopa) de manteiga

Cobertura

150 g de chocolate meio amargo
200 ml de creme de leite fresco
1 col. (sopa) de mel

Rendimento: até 12 fatias

Dificuldade: difícil

Modo de preparo:

1 - Em uma tigela, bata a manteiga com o açúcar e o sal até que fique clara e cremosa. Adicione os ovos levemente batidos. Peneire a farinha, o chocolate e o fermento e incorpore-os à massa delicadamente.

2 - Asse em três fôrmas de 15 cm de diâmetro untadas e enfarinhadas, a 200°C, por cerca de 20 minutos (ou até que, ao enfiar um palito, ele saia seco). Deixe esfriar. Desenforme e reserve por 24 horas.

3 - Para a calda, ferva a água e o açúcar. Desligue o fogo e adicione o licor. Para o recheio, cozinhe, em fogo baixo e em panela pequena, o leite condensado e a manteiga até o ponto de brigadeiro. Derreta o chocolate no micro-ondas por 30 segundos e adicione-o à mistura. Mexa até que ele suma.

4 - Hora da cobertura: Ferva o creme de leite fresco, coloque-o por cima do chocolate e do 1 mel e mexa bem até que ele derreta.

5 - Com massas e recheios frios, comece a montar regando a base do bolo com duas colheres de sopa de calda. Acrescente a ela metade do recheio. Se tiver um aro, posicione a massa e o recheio dentro dele e leve o bolo semimontado à geladeira.

6 - Posicione, então, a segunda camada e repita a operação, com a calda e o recheio. Por fim, coloque a última massa, regue com mais duas colheres de calda e vá colocando a cobertura sobre o bolo. Espalhe com a ajuda de uma espátula e finalize com chocolate branco picado.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90