Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
08/05/2018 às 14h28min - Atualizada em 08/05/2018 às 14h28min

Versátil e aromático, maracujá é rico em propriedades benéficas

MARIANA SEWAYBRICKER | FOLHAPRESS
 
Reconhecido como calmante natural, o maracujá oferece benefícios à saúde que vão muito além da ação tranquilizante. Versátil na culinária e bem-vinda em receitas doces e salgadas, é uma fruta rica em vitaminas, como a A, a B e a C, além de em fibras. "Também reforça o sistema imunológico, auxiliando o combate a infecções, e aumenta a absorção de minerais como ferro, zinco e magnésio, quando consumida perto das grandes refeições. É um excelente antioxidante", lista a nutróloga Liliane Oppermann. Segundo Liliane, existem alguns truques que podem potencializar as boas propriedades do maracujá, que costuma ser azedo em sua forma original.

"Uma maneira de preservar as suas características nutricionais é aproveitar bem a sua polpa. Ela pode ser usada como molho para saladas ou combinada a iogurtes", sugere Sandra da Silva Maria, nutricionista. Outra dica é ingerir a fruta como suco, no almoço, com arroz, feijão e folhas verde-escuras. "Por ser um alimento rico em vitamina C, o maracujá aumenta a absorção de ferro de origem vegetal", explica Liliane. Apesar dos benefícios, a ingestão dessa fruta não deve ser feita de forma irrestrita, pois ela é ácida. Deve ser principalmente evitada, portanto, por pessoas com gastrite, hipertensão e refluxo noturno. Um médico é indicado para orientar seu consumo.

Na hora de comprar maracujá, a dica é estar atento à textura da casca e ao peso da fruta. "A casca mais enrugada significa que ela está madura. As mais pesadas são aquelas que têm mais polpa, tornando-se a melhor escolha", explica Liliane.

RECEITAS

Bolo de maracujá com coco

Ingredientes

Massa
4 ovos
1½xíc. (chá) de açúcar refinado
¾xíc. (chá) de óleo
½xíc. (chá) de coco ralado
½xíc. (chá) de polpa de
maracujá com sementes
1 col. (sopa) rasada (nivelada
com a borda) de fermento em pó
2 xíc. (chá) de farinha de trigo

Cobertura
1½xíc. (chá) de açúcar de confeiteiro
2 col. (sopa) de suco de limão

Modo de preparo

Massa
No liquidificador, bata os ovos com o óleo e o maracujá por cerca de um minuto ou até que as sementes fiquem bem trituradas. Misture a farinha com o açúcar e o coco e despeje sobre ela essa massa. Mexa até ficar homogêneo. Por último, junte o fermento. Coloque o resultado em uma fôrma untada e enfarinhada e asse no forno preaquecido até dourar, de modo que, ao espetar um palito, este saia seco.

Cobertura
Misture os ingredientes e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até que fique homogêneo. Não ferva.

Finalização
Desenforme o bolo morno e cubra com a calda, logo após tirá-la do fogo. Sirva morno ou em temperatura ambiente.

Salmão com calda de maracujá

Ingredientes

600 g de salmão cortado em 4 filés
1 col. (sopa) de manteiga
Sal a gosto
Pimenta-do-reino branca a gosto

Molho

3 col. (sopa) de manteiga gelada
cortada em cubos
1 maracujá maduro
½xíc. (chá) de suco de maracujá
concentrado
1 col. (chá) de açúcar
Sal a gosto

Dica: Sirva com legumes cozidos no vapor

Modo de preparo

Comece temperando o salmão com o sal e a pimenta - do reino. Feito isso, unte com a manteiga quatro retângulos de papel alumínio. Arrume os filés sobre cada um deles e embrulhe. Coloque-os em uma assadeira e leve-a a forno médio preaquecido. Asse por 25 minutos. Em uma panela, despeje o suco de maracujá, a polpa do maracujá maduro com as sementes, o açúcar e o sal. Leve ao fogo alto até que o suco comece a ferver. Baixe o fogo e ferva por quatro
minutos. Retire a panela do fogão e adicione, aos poucos, a manteiga gelada cortada em cubos, misturando sem parar para encorpar o molho. Retire o salmão do forno e do alumínio com cuidado e transfira os filés para o recipiente de sua escolha para servi-los. Regue com um pouco do molho.

Caipirinha de maracujá

Ingredientes

1 maracujá
2 fatias de gengibre
1 col. (sopa) de açúcar
4 folhas de mexerica
½xíc. (chá) de cachaça (ou 2 doses)
Cubos de gelo a gosto

Modo de preparo

Em uma tábua, corte uma das pontas do maracujá. Com a colher, raspe a polpa e transfira para um pote de vidro com tampa (se preferir, use uma coqueteleira). Acrescente as fatias de gengibre, o açúcar e as folhas de mexerica. Com um socador, amasse bem para extrair e misturar o sabor dos ingredientes. Junte a cachaça e alguns cubos de gelo. Feche o pote e chacoalhe bem. Abra o pote e divida a caipirinha em dois copos.
Dica: Não coe a bebida. Sirva com a polpa do maracujá, o gengibre e as folhas de mexerica. Complete com gelo.

Pavê de maracujá
 
Ingredientes

4 latas de creme de leite
2 xíc. (chá) de açúcar
1 lata de leite condensado
400 ml de suco de maracujá
concentrado
½xíc. (chá) de água
1 col. (sopa) de amido de milho
Polpa de dois maracujás
2 pacotes de bolacha tipo maisena

Modo de preparo

Comece batendo três latas de creme de leite, até que ele fique bem firme, com textura de chantilly. Depois, acrescente uma xícara (chá) de açúcar aos poucos. Mexa bem e reserve na geladeira. Para preparar o creme, misture uma lata de leite condensado, outra de creme de leite e 300 ml de suco de maracujá. Após ficar uniforme, ele também deve ir à geladeira, por 15 minutos. Para fazer a cobertura, misture o restante do suco concentrado, a água, uma xícara de açúcar, uma colher (sopa) de amido de milho e a polpa de dois maracujás. Coloque-os em uma panela e leve ao fogo baixo até engrossar, sem parar de mexer. Espere esfria

Montagem

Em um refratário, monte camadas do creme, dos biscoitos e do chantilly. Repita as camadas, finalizando com o chantilly. Por cima, espalhe a cobertura e leve à geladeira por 3h30. Sirva gelado.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90