Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
02/05/2018 às 05h49min - Atualizada em 02/05/2018 às 05h49min

Cebola tem baixas calorias, vitaminas e minerais

Propriedades do vegetal ajudam a prevenir infecções e o envelhecimento precoce

DA REDAÇÃO

A cebola é frequente na mesa do brasileiro. Seja acompanhada do alho, em um prático refogado, seja no vinagrete do churrasco. Vegetal que cresce embaixo do solo, ela é protegida por uma casca que preserva seus nutrientes. É rica, ainda, em vitaminas, além de ter potássio e magnésio.

Um nutriente importante da cebola é a quercetina, que possui propriedades anticancerígenas, anti-inflamatórias e antioxidantes. "Os antioxidantes combatem os radicais livres, que são responsáveis pelo envelhecimento precoce", afirma Paula Whyte, especialista em nutrologia.

A quercetina tem função importante, ainda, na prevenção de doenças cardiovasculares, uma vez que esse composto ajuda na redução do colesterol ruim. "Além disso, há propriedades antimicrobianas, que melhoram o sistema imunológico e protegem de infecções", completa Paula.

"As vitaminas A, C e E, presentes na cebola, também agem como antioxidantes. Já o potássio e o magnésio são fundamentais para a musculatura, prevenindo cãibras e controlando a pressão arterial", diz a nutricionista Renata Guirau.

Quando submetida ao calor, no entanto, a cebola perde a vitamina C, que fortalece o sistema imunológico. A quercetina também perde a sua função de reduzir o colesterol ruim.

Mas, no geral, esse vegetal é bem-aceito pelo organismo. "Cada unidade tem cerca de 20 calorias, o que é pouco. Mas seu carboidrato pode causar gases e inchaço, além de piorar a azia", diz Mariellen Emidio Figueroa, nutricionista do Kurotel Centro Médico de Longevidade e Spa.

Confira sugestões de receitas que têm a cebola como ingrediente principal:

RECEITAS

Quiche de cebolas caramelizadas

Ingredientes

Massa
2 xíc. (chá) de farinha de trigo
½xíc. (chá) de manteiga
2 gemas
1 pitada de sal
4 col. (sopa) de água gelada
 
*1 fôrma de fundo falso (24 cm de diâmetro) e grãos de feijão
 
Recheio
2 col. (sopa) de manteiga
4 cebolas grandes fatiadas
1 col. (sopa) de açúcar
1 lata de creme de leite
2 ovos batidos
1 saquinho de tempero em pó
3 col. (sopa) de queijo parmesão ralado
1 ramo grande de tomilho fresco

Modo de preparo

Massa
Em um recipiente, misture todos os ingredientes da massa até que ela fique homogênea e se solte completamente das mãos. Forre a fôrma com a massa e cubra com papel-manteiga e grãos de feijão. Leve para assar em forno médio-alto (de 180ºC a 200ºC), preaquecido, por cerca de 20 minutos. Reserve.

Recheio
Em uma frigideira, derreta a manteiga. Junte a cebola e o açúcar e deixe refogar em fogo médio, mexendo sempre, até que ela esteja dourada e macia (cerca de 15 minutos). Espere amornar e acrescente o creme de leite, os ovos, o tempero em pó, duas colheres do queijo parmesão e o tomilho. Coloque esse recheio sobre a massa pré assada reservada, polvilhe o restante do queijo e asse em forno médio-alto (de 180ºC a 200ºC), preaquecido, por cerca de 30 minutos. Dica: Sirva-a acompanhada de uma salada de folhas verdes, pepino e cenoura

Bolo de cebola

Ingredientes
4 col. (sopa) de azeite
3 cebolas médias picadas
3 tomates médios, sem pele e sem sementes, picados
1 col. (chá) de sal
2 col. (sopa) de salsinha picada
3 ovos batidos
½xíc. (chá) de amido de milho
1 xíc. (chá) de farinha de trigo
1 col. (sopa) de fermento em pó
*1 fôrma com furo central
 (22 cm de diâmetro)

Modo de preparo
Unte e enfarinhe a fôrma. Preaqueça o forno a 180ºC. Em uma panela média, aqueça o azeite em fogo médio e frite as cebolas até dourarem. Junte os tomates e refogue até que eles murchem. Acrescente o sal e a salsinha. Em uma tigela, misture os ovos,o amido de milho e afarinha. Junte ao refogado, mexendo delicadamente. Adicione o fermento e continue mexendo delicadamente. Coloque a massa na fôrma untada e leve ao forno por 30 minutos (ou até que um palito, depois de espetado na massa, saia limpo). Deixe amornar e desenforme. Dica: Acrescente meia xícara (chá) de queijo ralado à massa antes de assar, para dar mais sabor à receita
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90