Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
19/04/2018 às 05h34min - Atualizada em 19/04/2018 às 05h34min

Cenoura é fonte de Vitamina A

Substância faz bem para os olhos e ajuda a deixar a pele com bronzeado mais dourado

LETÍCIA NAÍSA | FOLHAPRESS

Seja crua ou cozida, a cenoura costuma marcar presença em muitos pratos salgados e também faz sucesso em doces, sucos e bolos. O alimento, que é uma raiz, além de ser saboroso é conhecido pela boa quantidade de betacaroteno, substância antioxidante que ajuda a obter vitamina A.

"Esse ingrediente tem um importante papel na visão, uma vez que a vitamina A é um dos componentes dos pigmentos visuais na retina dos olhos, que são os responsáveis pela recepção da luz", explica a nutricionista Viviane Kim. Segundo o nutrólogo Celso Cukier, a deficiência de vitamina A pode causar cegueira noturna.

"A vantagem é que pouca quantidade de cenoura, como o equivalente a 100 g, já supre a necessidade corporal dessa vitamina por dia", afirma Cuckier. Outro benefício do complexo é ajudar na recuperação da pele após lesões.

RECEITAS

Hambúrguer de cenoura com abobrinha

Ingredientes
1 cenoura média ralada
1 abobrinha ralada
1 cebola picadinha
2 dentes de alho picados
Ervas finas secas, sal e pimenta a gosto
Azeite (o quanto bastar)
Pão francês ralado (quanto bastar)

Modo de preparo
Refogue a cebola e o alho em um fio de azeite e tempere com uma pitada de sal e outra de pimenta. Quando a cebola ficar translúcida, junte a cenoura. Refogue por um minuto e junte a abobrinha e as ervas. Quando as duas estiverem amolecidas, vá juntando a farinha de pão aos poucos, mexendo sempre, até que dê liga e forme uma pasta. Se precisar, acerte o sal. Modele os hambúrgueres do tamanho que desejar. Leve ao forno médio preaquecido, em uma fôrma untada com azeite, até dourar.

Suco de cenoura com frutas e gengibre

Ingredientes
1 copo (250 ml) de suco de laranja natural
1 cenoura picadinha ou ralada
½ manga picada
1 col. (chá) de gengibre picado ou ralado
Pedras de gelo (a gosto)

Modo de preparo
Em um liquidificador, adicione o suco de laranja. Acrescente os demais ingredientes, exceto o gelo, e bata. Coloque algumas pedrinhas de gelo e sirva. Dica: Se preferir, antes de servido com as pedras de gelo, o suco pode ser coado. Nutricionistas desencorajam essa prática, para evitar perda de nutrientes.

Bolo de cenoura

Ingredientes
Massa
3 ovos
260gde açúcar refinado
150 ml de óleo de milho
200gde farinha de trigo
90 g de amido de milho
300gde cenoura em cubos
30 ml de suco de limão
15 g de fermento em pó
 
Calda
120 g de açúcar refinado
30 g de chocolate em pó 32% cacau
30 g de chocolate em pó 50% cacau
10 g de amido de milho
100 ml de leite integral

Modo de preparo
Massa
Separe as gemas e reserve as claras dos ovos. Bata o açúcar e o limão no liquidificador por cinco minutos, até aparentarem um glacê mole. Com o liquidificador ligado, acrescente aos poucos a cenoura e bata por dez minutos ou até ficar bem triturado e pastoso. Acrescente as gemas e o óleo e bata mais cinco minutos. Transfira o líquido para a batedeira e acrescente a farinha e o amido. Bata em velocidade máxima por mais cinco minutos e reserve. Bata as claras em neve. Acrescente-as à massa e misture delicadamente, sem bater. Junte o fermento, incorporando-o lentamente, sem bater. Despeje a massa em uma fôrma untada com margarina e farinha. Leve ao forno preaquecido a 200º C por 45minutos ou faça o teste do palito (ao furar o bolo, se o palito sair limpo, a massa estará assada). Deixe esfriar fora do forno ao menos por 30 minutos. Desenforme o bolo e deixe-o virado para cima.

Calda
Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo baixo para ferver, sempre mexendo para não grudar no fundo da panela. Assim que abrir fervura, deixe ao fogo baixo por mais cinco a sete minutos. Deixe esfriar e, só então, jogue no bolo para servir.
Dica: Essa caldinha também dá sabor a torta de maçã e a sorvete de creme de baunilha.

Escondidinho com purê de cenoura

Ingredientes
400 g de carne moída
6 cenouras médias
1 batata-doce média
3 pães francês
1 cebola pequena
2 dentes de alho
2 col. (sopa) de manteiga
Tomilho
Cebolinha
50 ml de cachaça
10 ml de azeite
100 g de queijo parmesão ralado
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo
Tempere a carne com sal e pimenta, refogue-a no azeite e flambe-a na cachaça [para isso, derrame a bebida por um canto da frigideira e, cuidadosamente, incline a panela para que pegue fogo por curto tempo]. Corte a cebola em pedaços pequenos, e o alho, em lâminas finas. Refogue junto com a carne flambada e coloque no refratário. Corte a cenoura e a batata-doce em pedaços pequenos, cozinhe-as em água com tomilho e bata até virar purê. Adicione a manteiga gelada e a cebolinha picada. Acerte o sal e a pimenta. Monte o purê em cima da carne moída, no refratário, polvilhe o parmesão e leve ao forno até dourar o queijo. Rale os pães para formar a farofa e polvilhe-a sobre o prato.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90