Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
25/03/2018 às 05h47min - Atualizada em 25/03/2018 às 05h47min

Versátil e muito rico em proteínas

Frango é opção para quem cortou a carne vermelha da dieta, além de ser aliado de uma alimentação saudável

LETÍCIA NAÍSA | FOLHAPRESS

A carne de frango é muito consumida pelos brasileiros e tem ficado em alta neste período, quando, em razão da Quaresma (quarentena cristã de penitência), passou a ser alternativa mais econômica que o peixe a quem corta apenas a carne vermelha da dieta, como sacrifício. E o fato de ser recomendada a atletas eleva sua popularidade.

Para além desta fase entre Carnaval e Páscoa (a antecipação da Paixão de Cristo, a cristãos), é importante aliar o consumo do frango a um estilo de vida equilibrado o ano todo, independentemente de religião. "É uma proteína que, combinada a uma rotina saudável, gera benefícios à saúde", reforça a nutricionista Camila Pizano.

Segundo a especialista, o frango é rico em minerais e vitaminas do complexo B, importantes ao sistema nervoso e ao coração. Para aproveitá-los melhor, a profissional aconselha: "Prefira sempre fazer pratos grelhados, assados ou cozidos e abuse de temperos naturais para agregar valor nutricional a eles. Algumas opções são mostarda em grãos, curry, tomilho, orégano, alecrim e limão."

A única contraindicação, diz Camila, é a quem tem restrições ao consumo elevado de proteína. "E, sempre que possível, prefira carnes orgânicas e certificadas, pois minimizam o acúmulo de toxinas no organismo", conclui.

Quando sem pele e sem fritura, o frango é ainda melhor a quem está de dieta, reforça a nutróloga Cristiane Braga Kanashiro. Ela aconselha o ingrediente no recheio de tortas e sanduíches. A profissional destaca, ainda, os benefícios dessa carne a quem se exercita regularmente. "É uma ótima indicação para o pós-treino, pois possui aminoácidos e proteínas importantes à fibra muscular."

Por ter um alto teor de proteínas, ainda, seu consumo é indicado como acompanhamento de alimentos ricos em carboidratos, legumes e saladas.

Veja sugestões de receitas saborosas feitas com essa carne branca, para fugir da rotina.
 
RECEITAS

Escondidinho de frango

- Ingredientes
1 peito de frango com osso
1 folha de louro
1 cebola em pedaços grandes (ou rodelas)
1 cebola picada
1 dente de alho inteiro
½ col. (chá) de pimenta-do-reino
Sal a gosto
2 col. (sopa) de azeite
400 g de abobrinha em cubos
2 col. (sopa) de azeitonas verdes picadinhas
1,2 kg de mandioquinha
2 col. (sopa) de manteiga
½ xíc. de leite
4 col. (sopa) de parmesão ralado
3 col. (sopa) de azeitona preta em tirinhas
Ramos de salsa para decorar
 
- Modo de preparo
Em uma panela de pressão, junte o peito de frango, o louro, a cebola em pedaços, o alho e a pimenta do reino com um litro de água e sal a gosto. Tampe e deixe cozinhar por 15 minutos após chiar. Retire o frango com a panela já fria. Desfie-o e reserve. Em uma frigideira, refogue no azeite a cebola picada. Acrescente o frango e a abobrinha. Refogue e junte a azeitona verde e sal a gosto. Reserve. Coe o caldo do cozimento do frango e cozinhe a mandioquinha nele. Escorra-a, descasque-a e a esprema. Adicione manteiga e leite e mexa até incorporar. Unte refratários pequenos com manteiga, disponha o frango e complete com o purê da mandioquinha. Polvilhe parmesão e faça carinhas com a azeitona preta. Asse em forno preaquecido a 180º C por dez minutos. Faça o cabelo com ramos de salsa.
 
Bobó de frango

- Ingredientes
250 g de mandioca
250 g de peito de frango em cubos
½ limão espremido
1 cebola em cubinhos
1 dente de alho bem picadinho ou amassado
1 pimenta-dedo-de-moça picadinha
½ pimentão vermelho em cubinhos
1 tomate em cubinhos
½ xíc. de leite de coco
1 col. (sopa) de azeite de dendê
1 punhado de folhas de coentro
Azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto
 
- Modo de preparo
Lave, descasque e corte a mandioca em pedaços não muito grandes. Coloque-a em uma panela de pressão ou normal, cubra com água e cozinhe em fogo médio até amaciar. Tempere o frango com o limão, com uma pitada de sal e com uma outra pitada de pimenta-do-reino. Reserve. Refogue a cebola com um fio de azeite. Quando ela estiver transparente, junte o alho e a pimenta-dedo-de-moça e refogue por mais três minutos. Acrescente o frango e deixe dourar todos os lados. Adicione o pimentão, o tomate, o leite de coco e o azeite de dendê. Deixe os legumes ficarem macios. Escorra a mandioca e reserve sua água. Bata a mandioca no liquidificador com uma xícara da água de seu cozimento, formando um creme liso. Adicione-o à panela e misture bem. Tempere com sal a gosto. Desligue o fogo, junte as folhas de coentro e sirva em seguida.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90