Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
25/02/2018 às 05h44min - Atualizada em 25/02/2018 às 05h44min

O sabor cítrico que vai bem como tempero e sobremesa

O limão é fonte de vitaminas e pode ser usado em diferentes pratos

LETÍCIA NAÍSA | FOLHAPRESS

Existem diferentes tipos de limão que podem ser encontrados nas feiras e nos supermercados. Apesar de terem nomes e formatos diferentes, porém, o limão-cravo, o taiti, o galego e o siciliano, os mais populares do Brasil, apresentam poucas diferenças no valor nutricional. O tipo conhecido como siciliano, no país, é o verdadeiro limão. De origem tradicional europeia, ele tem a casca mais amarelada e grossa do que a dos outros, além de apresentar um sabor mais ácido. Já os limões galego e taiti são, na verdade, limas ácidas. O limão-cravo, conhecido como limão rosa, é um cruzamento dessa fruta com a tangerina.

Em comum, todos são muito versáteis. "Essa fruta é recomendada para temperos de saladas, já que os molhos prontos geralmente possuem alto teor de sódio e não são tão nutritivos", disse a nutricionista Flavia Salvitti. "Usar limão é uma alternativa mais saudável", completou.

"Ele é muito versátil, rico em vitaminas e cálcio. Além disso, é de baixa caloria", afirmou a nutróloga Ana Luisa Vilela. "Também é importante para repor minerais e tem vitamina C, que ajuda no sistema imunológico. Por conta da acidez, auxilia na digestão", completou.

Mas é justamente pela acidez que esse alimento é contraindicado para quem tem problemas gastrointestinais. O nutrólogo Thiago Giaconi destaca outra vantagem do ingrediente, para quem está de dieta: ele diminui a vontade de comer. "Ele é rico em fibra pectina, que ajuda a combater os desejos por comida. Ao ser ingerido e metabolizado pelo organismo, ainda, torna-se alcalino. E alguns estudos já revelam que uma dieta alcalina ajuda a perder peso", afirmou. Confira algumas receitas com limão.

RECEITAS 

Risoto de limão

- Ingredientes
1 xíc. (chá) de arroz integral
2 xíc. (chá) de água
1 col. (sopa) de suco de limão
1 col. (sopa) bem cheia de cream cheese light
¼ xíc. (chá) de vinho branco seco
1 cebola pequena cortada em cubos
1 abobrinha grande cortada em cubinhos
Raspas de limão para decorar
- Modo de preparo
Refogue a cebola sem óleo. Coloque o arroz na panela, deixe aquecer e junte o vinho branco. Depois que o vinho evaporar, junte as duas xícaras de água. Deixe cozinhar até secar a água. Após esse tempo, o arroz ainda estará duro. Adicione mais água aos cítricos aos poucos e mexa devagar até o arroz chegar quase no seu ponto. Acrescente a abobrinha picada e o suco de limão e mexa. Quando estiver tudo cozido, incorpore o cream cheese, misture tudo e sirva imediatamente, colocando as raspas de limão para decorar.
Crédito: Nutricionista Jane Carvalho (instagram.com/nutricionista_jane_carvalho)

Torta de limão com merengue

- Ingredientes
Massa
150 g de farinha de trigo integral
100 g de manteiga integral
50 g de açúcar cristal orgânico
Raspas finas da casca de ½ limão siciliano
Recheio
300 ml de leite integral
40 g de amido de milho
3 gemas de ovos caipiras
75 g de açúcar cristal orgânico
Raspas finas da casca de um limão siciliano
Suco de um limão siciliano
120 ml de creme de leite fresco
Merengue
3 claras de ovos caipiras
120 g de açúcar cristal orgânico
3 col. (sopa) de água filtrada
- Modo de preparo
Massa
Em uma tigela, misture todos os ingredientes da massa com as pontas dos dedos, até ficar homogênea. Forme uma esfera e leve à geladeira, envolta em papel-filme por cinco minutos.
Recheio
Em uma pequena panela, junte o leite, metade do açúcar e as raspas da casca do limão siciliano. Leve para cozinhar em fogo baixo até ferver. Enquanto isso, em uma tigela, bata as gemas, a outra metade do açúcar e o amido de milho. Quando a mistura de leite ferver, acrescente um terço dela à mistura de gemas, mexendo bem. Acrescente, aos poucos, o restante da mistura de leite e devolva o creme à panela. Cozinhe-o em fogo baixo, mexendo até que o amido engrosse. Desligue o fogo, acrescente o suco de limão e misture bem. Retire da panela, coloque em uma tigela, cubra com papel-filme e leve à geladeira até esfriar.
Merengue
Junte o açúcar e a água filtrada em uma panela pequena e leve ao fogo baixo até que forme uma calda fina. Enquanto isso, bata as claras em neve na batedeira (em velocidade máxima) e despeje a calda de açúcar sobre elas, batendo até que esfrie e esteja bem brilhante.
Montagem
Sobre uma superfície plana, abra a massa entre duas folhas de papel-filme, com um rolo para massas, até que cubra uma fôrma redonda de fundo removível com 25 cm de diâmetro e 2 cm de borda. Retire o papel-filme da parte superior e vire a massa sobre a fôrma, forrando-a e apertando levemente as laterais. Corte o excesso e leve essa assadeira com massa ao freezer por dez minutos. Pré-aqueça o forno a 180º C. Tire a massa, faça nela furinhos com um garfo e a asse por dez a 15 minutos até que doure. Reserve até que esfrie. Quando o recheio estiver gelado, bata-o, deixando-o mais cremoso. Bata também o creme de leite até o ponto de chantili e misture ao creme, delicadamente. Cubra a massa assada com ele, alise com espátula ou colher e leve à geladeira. Após resfriá-la, espalhe sobre a receita o merengue, formando ondas. Queime-o com um maçarico (se tiver) ou leve ao forno bem quente para tostar essa cobertura final.
Dica: Você pode substituir o limão siciliano por galego ou taiti, assim como a farinha de trigo integral por farinha de trigo branca, e o açúcar por cristal ou refinado.
Crédito: Chef Paulo Kotzent
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90