Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
18/02/2018 às 05h37min - Atualizada em 18/02/2018 às 05h37min

Tropicalidade do caju vai do prato ao copo

Fruta é rica em vitamina C e em nutrientes bons para manter a saúde

FOLHAPRESS | SÃO PAULO

Muito consumido em forma de suco, o caju é fonte de vitaminas, fibras, sais minerais e outras substâncias que beneficiam a saúde do corpo. Graças às suas propriedades antioxidantes, pode ajudar no combate a doenças como o câncer. Outro ponto importante é que a fruta, por seu baixo teor de açúcar, pode ser grande aliada em dietas de redução de peso e ainda ajudar na prevenção de enfermidades ligadas ao sangue, além de diabetes.

"Por conter bastante ferro, o caju é importante para evitar a fadiga e a anemia. Ainda diminui a exposição a infecções. O zinco desempenha um papel vital no fortalecimento do sistema imunológico e auxilia na síntese de proteínas e na cicatrização de feridas. Já o cobre ajuda na prevenção de radicais livres, rejuvenescendo a pele", detalha a nutricionista Rosana Farah, do Conselho Regional de Nutrição.

Além de em sucos, o caju pode ser consumido em forma de geleias, doces, vitaminas e drinks. Ele também pode ser preparado em pratos salgados e ser assado com carnes, como a costeleta de porco. É ingrediente, ainda, de bolinhos, ceviche e de molhos para acompanhar carnes. "No Nordeste, é comum utilizar o caju em substituição à manga, para fazer o molho agridoce ou o chutney. Mas a fruta fresca preserva mais os nutrientes", explica Iara Cecília Pasqua, coordenadora de nutrição da Beneficência Portuguesa de São Paulo.

A semente (castanha) do fruto é comestível e deve ser torrada antes de ser ingerida. Ela tem as chamadas gorduras boas (monoinsaturada e poli-insaturada), bem como proteínas, minerais (como magnésio, ferro, cobre e zinco), vitaminas K e PP, carboidratos, fósforo, sódio e diversos tipos de aminoácidos. Mas deve ser consumida com moderação, pelo alto índice de gordura.

Confira duas receitas que incluem partes do caju entre os ingredientes.

RECEITAS 

Frango com crosta de castanha de caju

- Ingredientes
2 filés de peito de frango sem pele
60 g de castanha-de-caju
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
Azeite a gosto
 
- Modo de preparo
Tempere o peito de frango com o sal, o azeite e a pimenta-do-reino moída. Deixe marinando por pelo menos 20 minutos na geladeira. Preaqueça o forno a 180º C. Triture a castanha-de-caju com o auxílio de um processador ou de um liquidificador. Pressione a castanha triturada sobre os filés de peito. Coloque os filés em uma fôrma antiaderente. Deixe no forno por 20 minutos ou até que fiquem dourados.
 
Drink de caju

- Ingredientes
50 ml de licor de laranja
½ limão
100 ml de água com gás
½caju picado

- Modo de preparo
Encha um copo com gelo. Na sequência, derrame nele o licor. Acrescente ao copo o caju e, então, o suco do limão. Para finalizar, complete a bebida com a água com gás.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90