Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
17/12/2017 às 05h12min - Atualizada em 17/12/2017 às 05h12min

Ingrediente natalino ajuda a ter sono de qualidade

Comum em receitas, noz é um alimento calórico, mas bom para a saúde

LARA PIRES | FOLHAPRESS

Nozes são frutos secos de plantas variadas e se encaixam no grupo das oleaginosas. Esse tipo de alimento, que costuma aparecer em receitas de Natal, é rico em gorduras boas e tem ácidos graxos essenciais ao organismo, o que ajuda a prevenir doenças do coração e a controlar o colesterol. Além de reforçar a sensação de saciedade do corpo, age também no sistema nervoso central.

"Em sua composição, as nozes possuem, principalmente, vitamina E e zinco", diz a nutricionista Deborah Lestingi. Ela afirma ainda que, por ser fonte de ômega-3, esse ingrediente tem função anti-inflamatória.

Outra vantagem é que esse alimento é rico em triptofano, aminoácido precursor da serotonina, que é responsável pela manutenção do sono. Ele também proporciona uma melhor sensação de bem-estar e atenua sintomas da TPM (tensão pré-menstrual).

"Dois nutrientes importantes das nozes são o selênio, um antioxidante, e o magnésio, fundamental para o cérebro", explica a nutricionista Renata Guirau.

A nutricionista e "coach" de bem-estar Lara Natacci alerta que o consumo de nozes, porém, deve ser moderado. "Por muito tempo, elas foram consideradas inconvenientes para a alimentação humana, por serem ricas em gordura e em calorias (cada 100 g tem cerca de 650)", explica. "Por outro lado, seu valor nutricional e sua boa influência na manutenção da saúde têm sido estudados e divulgados, mudando o perfil desse alimento."

Confira nesta página receitas saborosas com as nozes.

 

RECEITAS

Brusqueta com nozes e manjericão

- Ingredientes

1 xíc. (chá) de maionese

3 col. (sopa) de nozes picadas

12 folhas de manjericão fresco rasgadas

14 fatias de pão italiano

2 col. (sopa) de azeite de oliva

- Modo de preparo

Preaqueça o forno a 180º C. Em uma tigela pequena, misture a maionese, as nozes e o manjericão. Reserve. Regue as fatias de pão como azeite, coloque em uma assadeira e leve ao forno por dez minutos. Quando retirá-las, espalhe a mistura de maionese sobre cada unidade e sirva em seguida.

 

Torta guirlanda com creme de nozes

- Ingredientes

Massa

1 ½ xíc. (chá) de farinha de trigo peneirada

5 col. (sopa) de manteiga

1 col. (sopa) de açúcar

1 gema de ovo

½ col. (sopa) de canela em pó

½ lata de creme de leite

*Use fôrma de aro removível (25 cm de diâmetro)

 

Recheio

1 lata de leite condensado

300 ml de leite integral

1 col. (sopa) de amido de milho

2 gemas

1 xíc. (chá) de nozes trituradas

½ lata de creme de leite

 

Cobertura

2 caixas de figos

 

Dica: Para que a massa asse melhor, forre-a com papel-manteiga ou papel alumínio e acrescente sobre ele grãos de feijão crus, antes de levar ao forno.

 

- Modo de preparo

Massa

Em um recipiente, coloque a farinha de trigo e faça uma cova no centro dela. Coloque ali os demais ingredientes. Misture com os dedos, até que solte completamente das mãos. Deixe na geladeira por cerca de 30 minutos. Com um rolo, abra a massa em uma superfície enfarinhada. Forre a fôrma com essa massa e faça, em sua base, leves furinhos com garfo (a técnica a deixa mais sequinha). Asse em forno médio-alto preaquecido por cerca de 20 minutos. Reserve.

Recheio

Dissolva o amido de milho no leite integral. Em uma panela, misture-os ao leite condensado e às gemas. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até ferver e engrossar (cerca de 10 minutos). Desligue o fogo e acrescente as nozes. Espere esfriar para, então, juntar a ele o creme de leite. Misture e deixe gelar por cerca de uma hora.

Montagem

Coloque o recheio gelado sobre a massa já fria. Cubra a torta distribuindo nela os figos cortados, como uma guirlanda (a parte interna da fruta deve estar voltada para cima). Gele até servir.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90